10 de setembro de 1972 –
Pilotando o seu Lotus-72 reserva no autódromo de Monza, com uma técnica e segurança invejáveis, Emerson Fittipaldi, 25 anos, tornou-se o mais jovem campeão mundial da Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio da Itália e conquistar o título por antecipação, já que ainda faltavam duas provas para o final da temporada. Para cumprir as 55 voltas num total de 317, 625 quilômetros, Emerson gastou o tempo de 1h29m 58s4d, ficando à frente 14s5d do segundo colocado, o inglês Mike Hailwood, com um Surtees.
- Ser campeão vencendo em Monza era um sonho que, felizmente, se tornou realidade – comentou Emerson Fittipaldi na ocasião, explicando que ficaria contente com o título de qualquer maneira, mas da forma como foi obtido teve “um gostinho bem especial”. O piloto também fez um agradecimento especial aos mecânicos da Lotus, que conseguiram, no treino na manhã da corrida, consertar os problemas que de suspensão e motor que seu carro apresentou na véspera.
Após a sensacional vitória de Emerson, centenas de brasileiros com bandeiras do país invadiram a pista e, em meio a abraços e vivas ao piloto, fizeram um autêntico carnaval, num espetáculo bonito e emocionante. O público italiano, embora decepcionado com a derrota das ferraris, e particularmente a de Jack Ickx, que liderava a prova até faltarem apenas nove voltas, assistiu em silêncio o início das homenagens ao piloto brasileiro, mas depois aderiu à festa, gritando também “viva Fitti”e batendo palmas quando foi tocado o Hino Nacional brasileiro.
Um piloto pioneiro
Filho de mãe russa e pai brasileiro, o jornalista Wilson Fittipaldi, Emerson nasceu em 12 de dezembro de 1946, em São Paulo, e foi o primeiro brasileiro a se sagrar campeão mundial de Fórmula 1 (1972), o primeiro a ganhar uma 500 milhas em Indianápolis (1989) e o primeiro a se tornar campeão na fórmula Indy (1989). Emerson começou a correr como piloto em 1964, em uma competição de kart, estreando com uma vitória em Santo André, São Paulo. Ao longo de sua carreira conquistou dois títulos mundiais na Fórmula 1, um na Fórmula Indy, 36 vitórias e 18 poles position nas duas categorias. Atualmente o ex-piloto é diretor da equipe brasileira no campeonato de corridas internacionais A1 Gran Prix e compete na GT3 Cup.
Fonte:JBLOG