5 de setembro de 1981 - João do Pulo é tricampeão mundial
O brasileiro recordista mundial de salto triplo João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, conquistou em Roma o seu terceiro título mundial consecutivo, ao ganhar a segunda etapa da 3ª Copa do Mundo de Atletismo. João saltou a distância de 17,37m, dois centímetros a mais do que o resultado obtido pelo campeão olímpico de Moscou Kaak Uudmae, batendo o recorde da competição, que já era seu.
Apesar da opinião do público e da imprensa que acreditavam que o brasileiro fosse conseguir apenas o quarto lugar na classificação geral, atrás de Kaak Uudmae, Zau Zhen Xhian e Willie Banks, dono do melhor resultado da temporada (17,56m), João do Pulo não se intimidou e conquistou o seu melhor resultado no quarto salto dos seis a que tinha direito na prova. A vitória teve gosto de revanche, já que o soviético Kaak Uudmae havia superado João em 1981, deixando-o apenas com o bronze nas olimpíadas de 1980.
Um dos maiores heróis do atletismo brasileiro, João do Pulo nasceu em 28 de maio de 1954, em Pindamonhangaba, São Paulo. Sua primeira grande vitória veio em 1973, quando ficou famoso ao quebrar o recorde mundial júnior de salto triplo, no sul-americano, com a marca de 14,75m. Seguiram-se então as medalhas de ouro em salto a distância e no salto triplo, onde quebrou o recorde mundial da modalidade, no Pan-americano de 1975. Em 1979, no Pan-americano de Porto Rico, João do Pulo venceu as duas modalidades e alcançou o bicampeonato. Apesar das vitórias, João nunca conseguiu uma medalha de ouro em olimpíadas, ganhando o bronze em Montreal (1976) e Moscou (1980).
Para sempre João do Pulo
No mesmo ano do tricampeonato mundial, João do Pulo teve sua carreira brutalmente interrompida por um acidente de carro, que resultou na amputação de sua perna direita. Após o acidente, formou-se em educação física, entrou para a vida política e foi eleito, em 1986,Deputado Estadual por São Paulo e reeleito em 1990, quando defendeu os interesses políticos dos atletas e deficientes físicos. João do Pulo faleceu em 1999, mas graças a seus recordes, suas medalhas e à canção "João do Pulo", de Aldir Blanc e João Bosco, sua lembrança permanecerá para sempre no imaginário do esporte brasileiro.
Fonte:Jblog