Por Thais Pacievitch |
A oferta de vagas para cursos de licenciatura é crescente no Brasil, no entanto, no contexto brasileiro, a profissão de professor não é reconhecida e tampouco valorizada, fato comprovado ao se verificar os baixos salários, a precariedade das condições de trabalho e a inexistência de planos de carreira, situação a que grande parte dos professores do país é submetida.
Um aspecto polêmico dos cursos de licenciatura é a fragmentação das disciplinas entre as disciplinas de conteúdo específico e as disciplinas de cunho pedagógico, sendo as primeiras, geralmente, mais valorizadas que as segundas. No entanto, cada instituição tem autonomia na construção de seus projetos, sendo que, segundo a Resolução CNE/CP nº 1/2002, “a ênfase deve ser na flexibilidade necessária de modo que cada instituição formadora construa projetos inovadores e próprios, integrando os eixos articuladores nelas mencionados”.
Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação é a legislação que orienta as instituições de ensino superior em relação aos cursos de graduação. Nas Diretrizes de um curso de licenciatura são descritas a carga horária mínima, sistema de créditos, horas complementares, horas de estágio, entre outros. No perfil do egresso, são descritas as habilidades e competências a serem adquiridas durante o curso.
Referências:
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Diponível em:
GATTI, Bernadette. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: