1876: o diário do imperador registra seu encontro com 60 monges nas imediações de Jerusalém e sua decepção com o pouco apreço deles pelos fantásticos documentos que possuíam
por Reuven Faingold
Biblioteca do congresso, Washington D.C.
O mosteiro de Saint Sabbas, que Impressionou o monarca brasileiro pela riqueza de sua coleção de manuscritos, em litografia de David Roberts de 1939
Quando foi à Terra Santa, D. Pedro II redigiu um diário que revela a curiosidade intelectual, a sensibilidade artística e o empenho do monarca em conhecer e compreender a humanidade. Escrito em 1876, retrata um homem despojado de mordomias que, apesar de rei, dormiu em barracas, hospedou-se em hotéis de quinta categoria, cavalgou horas a fio, arriscou-se a enfrentar beduínos, frequentou banhos turcos e colecionousouvenirs.
Guardados no Museu Imperial de Petrópolis (Diários 18-19, maço 37, doc. 1057), os relatos se referem à segunda viagem internacional do monarca, na qual ele visitou, em 18 meses, mais de cem cidades, em quatro continentes. D. Pedro II anotou impressões dos 24 dias no Líbano, Síria e Palestina otomana, percorrendo quase 500 quilômetros.
Trata-se de uma distância significativa para os recursos de transporte da época. Além disso, a comitiva real tinha mais de 200 pessoas. Providenciar água, comida, hospedagem e segurança para tanta gente exigia uma operação de guerra. Na época, D. Pedro já tinha 50 anos, mas não reclamou do cansaço, aproveitando cada minuto de sua peregrinação.
Em 29 de novembro de 1876, a comitiva brasileira passou por uma experiência única: o grupo visitou o imponente monastério de Saint Sabbas (456 d.C.), localizado nas montanhas de Moab, próximo de Jerusalém. O acesso a esse patrimônio era difícil – só possível caminhando ao longo das ribanceiras secas do rio Cedron.
Biblioteca do congresso, Washington D.C.
Foto do século XIX mostra o convento que a comitiva brasileira visitou em 1876: um labirinto de cavernas, câmaras e galerias no meio do deserto
O convento é um labirinto de cavernas, câmaras e galerias no meio do deserto. O padre Samuel Manning (1822-1881), que o visitou em 1873, afirmou: “Only an inmate of the convent can find his way from one part to another” (“Somente um morador do convento pode achar o caminho de um lugar a outro”).
Para fazer o tour por Saint Sabbas, a comitiva dividiu-se temporariamente, pois o percurso seria difícil, e o regimento do lugar proibia a entrada de mulheres. A imperatriz D. Teresa Cristina e as suas aias ficariam fora do passeio. Mais um obstáculo: ninguém seria recebido ali sem a permissão oficial do patriarca de Jerusalém.
O Diário de viagem à Palestina relata a solene entrada da comitiva no recinto, recebida com repiques e duas tochas acesas. O encontro de D. Pedro II com os frades foi tranquilo. O cheiro de incenso impregnava corredores, e 60 frades gregos esperavam-no com impaciência. O soberano apreciou bandos de melros, cujos ninhos ocupavam os buracos das ribanceiras e comiam nas mãos de frades. Rezavam em uma capela minuciosamente examinada pelo monarca e aproveitavam espaços do rochedo para construir suas casas de madeira e plantar flores e arbustos.
Em outro canto do convento, D. Pedro II distinguiu um dos símbolos do monastério: a histórica palmeira de Saint Sabbas, que segundo o imperador “é uma palmeira bastante alta que se curva para trás como que precisando do encosto da parede”
Galeria nacional de Retratos, Londres
A escritora britânica Harriet Martineau, uma das poucas mulheres que visitaram Saint Sabbas, também expressou seu desapontamento com os moradores do local. Óleo sobre tela de Richard Evans, 1834
Já dentro do convento, D. Pedro II pediu para conhecer a biblioteca. Sob um silêncio constrangedor (os frades nada explicavam), folheou textos dos evangelhos, sermões e outros tantos livros sagrados guardados em uma pequena sala. Sua Majestade desejava mais informações sobre manuscritos de textos religiosos, porém nada obteve dos anfitriões.
Depois de muita insistência, o único frade que falava francês permitiu que Karl Henning (terceiro mestre de hebraico de Pedro II) examinasse uma outra coleção de livros. Ele garimpou os manuscritos desejados pelo imperador, cuja existência o frade negava. Segundo o Diário,“tal repugnância poder-se-á explicar pela vergonha que eles tenham de não haverem aproveitado, por ignorância, as riquezas literárias que possuam”.
As palavras do monarca ecoavam com força e indignação. Embora o Oriente Médio fosse francófono, apenas 1 dos 60 frades falava francês. Foi destacado como intérprete e acabou admitindo que ele, como os demais, não conhecia as valiosas coleções de manuscritos, passando por momentos de constrangimento intelectual.
Por meio dos relatos de Samuel Manning, um religioso inglês que visitou Saint Sabbas três anos antes da comitiva brasileira, sabe-se que os frades eram pouco hospitaleiros. Sobre o acervo, Manning fez no livro The holy fields: Palestine (Os campos santos: Palestina) observações semelhantes às do imperador: “Apesar de existir uma valiosa biblioteca, ela me parece completamente inútil, pois a maioria dos ascetas é incapaz de ler; e o seu único passatempo consiste em beber raki (licor de uva e anis) e alimentar pássaros e chacais, que são muito numerosos”.
A escritora britânica Harriet Martineau (1802-1876) também fez entre 1846 e 1847 uma viagem ao Oriente Médio. Estudiosa do antigo Egito e dos lugares bíblicos, ela foi das poucas mulheres a burlar o regulamento e visitar o convento, expressando desapontamento com seus moradores. Em um trecho da obra #Eastern life# (Vida oriental), de 1848, chegou a dizer: “The monks are too holy to be hospitable” (“Os monges são muito sagrados para ser hospitaleiros”).
Como se vê, as opiniões de D. Pedro II, Harriet Martineau e Samuel Manning coincidem: a ignorância e o despreparo cultural dos frades de Saint Sabbas eram gritantes. Após a visita ao convento, a comitiva brasileira rumou até Jerusalém.
Trecho do diário de viagem D. Pedro II à Palestina, em 29/11/1876
Reprodução
Programação das viagens internacionais do soberano no ano de 1876
“Saí as 5 ½ (5h30). A Imp.(Imperatriz), como não podem ir as liteiras a S. Sabbas e mesmo não entram Sras. no convento, segue o caminho de antes de ontem partindo mais tarde... O caminho daí até perto de S. Sabbas é terrível, atravessando-se gargantas horrivelmente pitorescas... Ao chegar ao convento caminha-se ao longo do Cedrón, cujas ribanceiras de pedra têm centenas de pés de altura... Os edifícios do convento estão agarrados à ribanceira direita do rio que se lança no Mar Morto... Receberam-me com repiques desde que me avistaram, e à entrada com duas tochas acesas. Os frades, que são 60, estavam me esperando. O que mais me agradou no convento, cuja regra é a de S. Basílio – são gregos cismáticos –, foi como os melros, que se abrigam nos buracos da ribanceira oposta, vêm comer na mão dos frades.
Num pequeno quarto, havia manuscritos dos Evangelhos e Sermões... Custou a obter do frade que falava francês, que deixasse o Henning examinar a outra coleção de livros de uma torre onde ele achou alguns manuscritos, apesar do frade asseverar que só existiam impressos. Tal repugnância poder-se-á explicar pela vergonha que eles tenham de não haverem aproveitado, por ignorância, as riquezas literárias que possuam... O convento é, por assim dizer, um meschakid de edifícios aproveitando as grutas do rochedo... Num canto mais abençoado, levanta-se uma palmeira bastante alta, mas que se curva para trás como que precisando de encosto na parede. Os frades deram-me doce, água e café e à 1 ¾ (13h43) parti. O caminho daí em diante não é tão pitoresco. Às 3 ¼ (15h30) já via Jerusalém, subia sempre mais ou menos atravessando diversas vezes o Cedrón, ou seguindo para dentro do seu leito até Jerusalém.”
Entre o dever e o desejo
Palácio Grão-Pará, Petrópolis / Reprodução
A última viagem do imperador à Europa, em 1887
Na segunda metade de seu reinado, entre 1871 e 1888, D. Pedro II fez três grandes viagens internacionais, hoje associadas a seu desejo de expandir conhecimentos – e, em alguma medida, de escapar do enfadonho exercício do poder. Os passeios incluíram América do Norte, Europa, África e Oriente Médio. Somadas todas as viagens, ele ficou fora do Brasil pouco mais de três anos e meio. Além de seus diários de viagem, o monarca deixou um imenso acervo de fotografias dos lugares, prédios e monumentos que visitou.
O historiador José Murilo de Carvalho, que escreveu a biografia do imperador (D. Pedro II – Ser ou não ser, editora Companhia das Letras), considera essas viagens grandes pistas para desvendar a personalidade real de Pedro de Alcântara, que, embora sentasse em um trono, era um homem simples e amante das artes. Fora do Brasil, ele podia se dar ao luxo de ser um apreciador comum de conferências, espetáculos e lugares históricos.
Fonte: História Viva
Na segunda metade de seu reinado, entre 1871 e 1888, D. Pedro II fez três grandes viagens internacionais, hoje associadas a seu desejo de expandir conhecimentos – e, em alguma medida, de escapar do enfadonho exercício do poder. Os passeios incluíram América do Norte, Europa, África e Oriente Médio. Somadas todas as viagens, ele ficou fora do Brasil pouco mais de três anos e meio. Além de seus diários de viagem, o monarca deixou um imenso acervo de fotografias dos lugares, prédios e monumentos que visitou.
O historiador José Murilo de Carvalho, que escreveu a biografia do imperador (D. Pedro II – Ser ou não ser, editora Companhia das Letras), considera essas viagens grandes pistas para desvendar a personalidade real de Pedro de Alcântara, que, embora sentasse em um trono, era um homem simples e amante das artes. Fora do Brasil, ele podia se dar ao luxo de ser um apreciador comum de conferências, espetáculos e lugares históricos.
Fonte: História Viva