Por Alex Federle do Nascimento |
Algumas fontes colocam que Seth ao nascer teria rasgado o ventre de Nut com suas garras.
No Egito existiam várias lendas relacionadas aos deuses. Uma das que envolviam Seth é a lenda da morte do deus Osíris (o sol poente, o Nilo, deus da vegetação e dos mortos), este transformou os egípcios em uma civilização de agricultores. Mas Osíris acabou sendo morto por Seth (devido este desejar assumir o seu trono), que lançou o seu corpo ao rio. Ísis (a deusa mágica da vegetação e das sementes) conseguiu encontrar o seu corpo e lhe restabeleceu a vida.
Não tem forma definida, é representado como estranho. Seth transforma-se na personificação dos alentos hostis e no símbolo da rebelião contra os homens e os deuses. Domina alguns homens e torna-os irresponsáveis, vez que, estes acabam assemelhando-se a ele, ameaçando a sociedade.
Características de Seth: corpo delicado, nariz afilado, orelhas quadradas e compridas, olhos globulosos e uma comprida cauda ereta. Além de ser chamado de “Senhor do céu do Norte” pelo Livro dos Mortos.
ARRUDA, José Jobson de Andrade. O Egito Antigo: organização social, religiosa e cultural. IN: História Integrada: da pré-história ao fim do império romano. 4 ed. São Paulo: Ática, 1996, p. 40-47.
MELO, Cristiano Carlos de. Ordem de Seth e Anubís do Brasil. Disponível em: http://ordemdesetheanubis.zip.net/, acessado no dia 29 de junho de 2010.
Mitologia egípcia. Disponível em: http://magiadooriente.vilabol.uol.com.br/mitologia.htm, acessado no dia 29 de junho de 2010.
Set. Disponível em: http://www.ocultura.org.br/index.php/Set, acessado no dia 29 de junho de 2010.
Seth (ou Suty). Disponível em: http://www.companiarte.hpg.com.br/html/divindades/d_seth.htm, acessado no dia 29 de junho de 2010
Foto: http://www.magictails.com/abydos/egyptian_statues/egyptian_statues_set_01.html