Por Tiago Ferreira da Silva |
Campos Sales
O acordo, denominado ‘funding loan’, dava aos ingleses o direito de empossar toda a receita gerada pelas alfândegas estatais (principalmente Rio de Janeiro e Santos) e da Estrada de Ferro Central do Brasil se porventura o país não honrasse a dívida.
Mesmo assim, os ingleses pressionaram para que o país combatesse a inflação e valorização da moeda, fazendo com que o governo brasileiro reduzisse suas despesas com obras públicas e investimentos industriais. Tal fato acabou comprometendo os trabalhadores, que tiveram seus salários amortizados enquanto tinham que pagar mais impostos.
Para estabilizar a situação política e econômica do país, Campos Sales criou a Política dos Governadores para centralizar o apoio dos governadores e estados ao Presidente da República.
Em 1902, Campos Sales foi sucedido por Rodrigues Alves, candidato paulista que recebeu seu apoio durante as eleições. Por mais que sua popularidade estivesse nos índices mais baixos, Sales terminou o mandato com imagem positiva da elite cafeeira.
Fontes:
http://www.brasilescola.com/historiab/campos-sales.htm
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u52.jhtm