1.10.10

A Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira
A Inconfidência Mineira, foi um movimento de insatisfação com a condição colonial ocorrido em Minas Gerais em fins da década de 1780.

Consistiu em reuniões de conspiradores, não chegando a haver rebelião armada.

As causas foram a opressão administrativa portuguesa, agravada pelo declínio da produção de ouro; a existência de uma elite local que vivia de rendas diversificadas (mineração, pecuária, agricultura) portanto, menos dependente da exportação de matérias primas e a quem prejudicava o pacto colonial; a agitação ideológica da época, com a difusão das idéias liberais de John Locke, Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau; e a ocorrência da Revolução Americana de 1776, com a independência dos Estados Unidos. Os conspiradores compreenderam três grupos, o dos ideólogos (Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa), o dos ativistas (Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tenente-coronel Freire de Andrade, padre Oliveira Rolim) e dos financistas e contratadores (Domingos de Abreu Vieira, Joaquim Silvério dos Reis).

Este último denunciou o movimento, que deveria eclodir quando fosse decretada a
“derrama”(cobrança de quintos atrasados).

Estes já atingiam uma enorme soma e o pagamento arrasaria os mineiros.

Controlada a revolta, foi instaurado o processo: a
“devassa” (processo judicial pelo qual são reunidas provas e depoimentos para averiguação de um ato criminoso), os principais culpados foram condenados ao degredo, à exceção de Tiradentes, condenado à pena de morte e executado em 21 de abril de 1792. Após o enforcamento, Tiradentes foi esquartejado, sendo sua cabeça exposta em Vila Rica. Sobre os planos dos inconfidentes é sabido que proclamariam a República, fundariam uma universidade em Vila Rica e fábricas nas regiões mais importantes do país. O serviço militar seria obrigatório.

Quanto à bandeira ficou resolvido que teria um triângulo com a frase Libertas quae sera tamen (Liberdade ainda que tardia).

Havia posições a favor e contra a escravidão, além da convivência entre monarquistas e republicanos.


Fonte:
Imagem - http://jpfba.flogbrasil.terra.com.br/fotos/b/0/1/jpfba/1208780264.jpg
http://www.slimsite.hpg.ig.com.br/inconf.html