Por Tiago Ferreira da Silva |
A partir de então, muitas revoltas foram surgindo em todos os cantos do país, como forma de manifestar todos os direitos suprimidos pelo regime ditatorial. A Novembrada, ocorrida em 1979, foi uma dessas manifestações.
Depois dos anos de chumbo do período Médici, Ernesto Geisel
No dia 30 de novembro de 1979, Figueiredo fez uma visita à Santa Catarina para conhecer de perto o projeto de criação de uma indústria siderúrgica. Tudo havia sido preparado pelo governador catarinense Jorge Bornhausen para que nada desse errado.
Antes de chegar à cidade de Florianópolis, o presidente enviou de presente uma placa de bronze – para homenagear os 90 anos da Proclamação da República – na figura deFloriano Peixoto, que deu nome à cidade. Os estudantes, que já preparavam um movimento de revolta, não gostaram da placa, pois Floriano, conhecido como “Marechal de Ferro”, registrou o nome da cidade após determinar o fuzilamento de centenas de opositores ao regime republicano na antiga província de Desterro.
A polícia conseguiu conter os revoltosos com bastante violência e acabou prendendo sete estudantes catarinenses. Várias manifestações posteriores aconteceram, exigindo a liberdade dos estudantes presos.
Por seu caráter político, a Novembrada foi tema de um curta-metragem de Eduardo Paredes, que foi premiado pelo Festival do Gramado de 1996.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Novembrada
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/novembrada/