O mundo é redondo
Invenção tem quase seis milênios de história
3500 A.C.
Em Ur, na Mesopotâmia, surge o que é mais aceito como a primeira representação de uma carroça com rodas de madeira maciça
2000 A.C.
Surgimento quase simultâneo no norte da Europa, Ásia Menor e China de rodas com raios, mais leves que as rodas maciças. Elas passam a ser empregadas em carruagens e carroças
1000 A.C.
Na Europa Ocidental, os celtas começam a recobrir com uma "capa" de metal as rodas de suas carruagens, aumentando sua resistência e durabilidade
1888
Na Escócia, o veterinário e inventor John Dunlop desenvolve os primeiros pneus com câmara, que ele utiliza numa bicicleta
1895
Na França, o industrial Edouard Michelin adapta a invenção de Dunlop para uso em automóveis, que começavam a surgir, ainda com rodas raiadas de madeira
INÍCIO DO SÉCULO 20
Com a produção em massa de automóveis, as rodas passam a ser feitas de metal, com o desenvolvimento de ligas leves e novos materiais, inclusive compostos de carbono
Fonte: