A descoberta do Arco não tem data precisa, mas pinturas em cavernas e outros achados arqueológicos comprovam sua utilização desde o Período Paleolítico, Idade da Pedra Lascada.
Foi uma das descobertas mais importantes do homem, comparável a descoberta e utilização do fogo, da linguagem e da roda.
Os Assírios e Babilônios usaram com sucesso o Arco e Flecha em guerras de 3.000 a 539 A.C.
Os Egípcios também fizeram história com arqueiros em charretes.
Um Arco foi encontrado na tumba de Tutankhamon, assim como detalhes em ouro, mostrando o Arco e Flecha, nos seus pertences.
Os Mongóis, com seu líder e grande conquistador Genghis Khan, foram o terror de seu tempo. O segredo de seu sucesso era, além da grandiosa cavalaria, a habilidade com flechas incendiárias (com fogo).
Usado como arma de guerra, caça e pesca, com a descoberta da pólvora, grupos de arqueiros, nobres, reis e rainhas, unidos pela mesma paixão, passando a ter o Arco e Flecha como lazer e até culto religioso, faziam desafios de habilidades e acabaram transformando-o em esporte, que a partir de 1900 em Paris, França, passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, oficialmente, permanecendo no programa olímpico até os Jogos Olímpicos da Antuérpia, 1920, com exceção de 1912, em Estocolmo.
O Tiro com Arco voltou ao programa olímpico em Munique, 1972, e, em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, passou a ter a disputa por equipes.
A Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) foi fundada em 1931, mesmo ano do primeiro Campeonato Mundial.
Alguns países ainda mantém em suas forças armadas um grupo de arqueiros treinados.
Na Guerra do Vietnã, novamente o Arco foi utilizado. Como arma silenciosa, teve seu valor por dificultar a localização do atirador (arqueiro).
Esporte interativo praticado por toda a família, sem limites de idade, com jovens dos 8 aos 80 anos.
Não requer muita força, não interferindo na feminilidade da mulher.
Trabalha a musculatura das costas, ajudando na postura.
No Japão, usado desde os guerreiros samurais, até hoje estudado como arte Zen para o desenvolvimento do ser humano (Kyudo). Citado também no livro "A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen". Além do milenar Yabusame, arqueiro a cavalo.
Concentração, Respiração, Postura e Relaxamento.
O Arco também inspira romance e poesia. Estórias ou história, quem nunca pensou ou ouviu falar do Cupido, de Robin Hood, Guilherme Tell e da força de um signo como o de Sagitário.
Fonte: www.netesportes.com
A história do Arco e Flecha
3.500 A.C
Anciões egípcios preparavam os arcos para seus guerreiros, um segredo transmitido cerimonialmente de pai para filho, na antiguidade a técnica valia na sociedade da época.
1.800 A.C.
Os Assírios foram os primeiros a revolucionar o formato dos arcos, utilizando de madeiras leves, e muito resistentes, e de formato curvo o que facilitava sua utilização quando à cavalo.
1.200 A.C.
Os Hilitas utilizavam o arco e flecha como sua principal arma de guerra, onde junto à carruagens (bigas) tornavam-se insuperáveis.
100 D.C.
Os Romanos, considerados por muitos como exemplo de soldado, só vieram a ter domínio da técnica do Arco e Flecha no fim da época de suas conquistas.
200 D.C.
Piores adversários de Roma, os asiáticos (principalmente os bárbaros Mongóis), possuíam grande técnica e habilidade eqüestre, o que os levou a conquista de vários territórios.
400 D.C
Arqueiro inglês, utilizando-se de arco primitivo (Saxão - LongBow - Arcos Longos - imortalizados por baladas e contos, como Robin Hood e tantos outros além dos tempos).
Muito utilizado até hoje para caça e pequenos jogos e torneios a estilo antigo.
1066 D.C
Batalha de Hastings, utilização do longbow com arma de guerra, entre Saxões e Normandos; massacre histórico onde com um punhado de arqueiros o rei Harold, dizimou os adversários (1 arqueiro para cada 30 soldados).
1879
1º Torneio da NAAA (National Archery Association) em Chicago/USA:
a vestimenta clássica, era traje obrigatório.
1908
Jogos Olímpicos - Inglaterra - Participaram cerca de 200 arqueiros entre Europa e América do norte.
1972
Jogos Olímpicos
de Munique (Alemanha)
Principal forma atual
de competição Internacional
1992
Jogos Olímpicos de Barcelona - Espanha - Um dos momentos mais belos da História dos jogos, a abertura oficial é feita através de uma flecha flamejante, onde a harmonia, concentração, técnica e sentimento conquistaram a perfeição perante milhões de pessoas de todo mundo via televisão.
2000
XXVI Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco
Fonte: www.fpaf.com.br