A primeira câmera digital da história não foi inventada antes de ontem, como muitas pessoas poderiam pensar, senão que é um invento de 1975, conforme já mostrado no artigo A primeira câmera digital do mundo. Apesar de que pareça um grande contrassenso, esta câmera não fez a histórica primeira imagem digital, que em realidade foi realizada já a duas décadas antes. Mas peraí... a galinha não veio antes do ovo? Bem, o que aconteceu foi que em 1957 Russell Kirsch criou uma imagem digital de 176×176 píxels empregando um dispositivo que transformava as imagens em ...
matrizes de zeros e uns. Aquele protótipo de escâner tomou como primeiro modelo uma imagem do filho de três meses de idade de seu operador.
A baixíssima resolução da imagem era inevitável levando em conta a quase nula capacidade de armazenamento do computador ligado aquele primitivo escâner. O pequeno garoto Kirsch nem suspeitava que seu rosto entraria em cheio na história da tecnologia.
Sorte que seu pai, cientista do Escritório Nacional de Normas, trabalhava então com o único computador programável de todos os Estados Unidos.
Fonte: Discovery News