Por Pedro Augusto Rezende Rodrigues |
Dentre as principais ocupações serão citadas e esclarecidas aqui as tidas como mais importantes. Primeiramente falaremos da Ocupação Soviética na Bessarábia, ou conhecida também como Bucovina do Norte. A União Soviética não reconhecia a soberania Romena sobre a Bessarábia e emitiu um ultimato exigindo que todo o exercito Romeno fosse retirado dessa região, ameaçando a invasão em caso de não cumprimento. Com essa pressão o governo Romeno recua suas forças armadas para evitar uma possível guerra contra os Soviéticos.
As Ocupações nos países Bálticos se deram no momento em que a União Soviética pressionou as a Estônia, Letônia, e Lituânia a aceitarem bases militares soviéticas ameaçando a invasão caso elas não aceitassem. A URSS tentou usar a mesma tática na Finlândia, porém ela não aceitou, o que desencadeou a Guerra de Inverno, e mais tarde a Guerra da Continuação.
A Ocupação de Bornholm aconteceu também durante a Segunda Guerra Mundial entre 1944 e 1946, onde tropas soviéticas ocuparam o norte da Noruega e a ilha Dinamarquesa de Bornholm, que eram estrategicamente situadas na entrada do mar Báltico.
Houve a Ocupação do Irã conhecida como uma ocupação anglo-soviética, pois houve envolvimento de forças armadas britânicas e soviéticas e foi batizada como Operação Rosto. O objetivo dessa ocupação era assegurar os campos de petróleo.
Já a Polônia foi o primeiro pais a ser ocupado Pela URSS durante a Segunda Guerra Mundial. Ainda regidos pelo Pacto Molotov-Ribbentrop, a aliança entre Alemanha nazista e a URSS designou que a Polônia deveria ser dividida em duas partes.
Houve também a ocupação da Bulgária em 1944, quando os Soviéticos declararam guerra a ela e invadiu o pais. Os soviéticos chegam a dominar boa parte do nordeste da Bulgária por três dias, quando logo após ser invadida a Bulgária muda de lado, se junta a URSS e lutam juntas contra a Alemanha nazista.
Na Alemanha os Soviéticos ocupam a região Leste do pais em 1945, logo depois em 1949 essa região ocupada passa ser independente e passa a se chamar de Republica Democrática Alemã, conhecida popularmente como Alemanha Oriental. Essa ocupação, por ser mais recente, pode ter sido a mais famosa por suas consequências. Uma delas é o muro de Berlim que dividia a cidade de Berlim em Ocidental e Oriental.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocupa%C3%A7%C3%B5es_sovi%C3%A9ticas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocupa%C3%A7%C3%A3o_sovi%C3%A9tica_da_Rom%C3%AAnia
http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Soviet_occupation_of_Bessarabia_and_Northern_Bukovina
http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_da_Pol%C3%B4nia