Por Antonio Gasparetto Junior |
Quando o Iraque
A Prisão de Abu Ghraib ganhou grande destaque internacional por causa das atrocidades que foram cometidas na mesma. Em várias ocasiões os direitos humanos foram grosseiramente violados e, por isso, o complexo penitenciário se tornou tão expressivo na mídia internacional e nas manifestações de movimentos pela paz.
Os primeiros governantes da Prisão de Abu Ghraib foram os britânicos, que fizeram o uso da tortura contra os então colonos iraquianos. Mas, em seguida, o controle do complexo penitenciário passou para as mãos do governo de Saddam Hussein no Iraque, o qual promoveu várias torturas e execuções de milhares de prisioneiros políticos. As fontes que dão conta da administração da prisão ainda são sigilosas, mas sabe-se que o número de mortos na prisão é altíssimo, principalmente o de xiitas. Durante a Guerra do Golfo foi a vez de prisioneiros ingleses, primeiros donos da prisão, serem torturados por ordem do ditador iraquiano.
Saddam Hussein aumentou sua notoriedade mundial através das torturas que eram promovidas na Prisão de Abu Ghraib. Mas a ação estadunidense no Iraque derrubou o ditador com a invasão do país em 2003. Nesta ocasião, muito dos documentos foram destruídos e a prisão foi saqueada em decorrência de sua inutilização.
A queda de Saddam Hussein levou os estadunidenses e sua coalizão internacional a comandar a Prisão de Abu Ghraib. Ainda em 2003, as cinco áreas que caracterizam o complexo penitenciário foram transformadas em prisão para estrangeiros. Já em 2004, um acampamento se instalou na Prisão de Abu Ghraib para proteger os prisioneiros.
A Frente de Ocupação liderada pelos Estados Unidos permaneceu na Prisão de Abu Ghraib
Com o grande número de escândalos envolvendo a Prisão de Abu Ghraib e a pressão da comunidade internacional, os Estados Unidos declararam o seu fechamento em 2006. O pedido internacional foi para que houvesse a demolição do complexo penitenciário, entretanto ele foi reaberto em 2009 com outro nome, Prisão Central de Bagdá.
Fontes:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/02/090221_abugraibebc.shtml
http://www.opendemocracy.net/media-abu_ghraib/article_2145.jsp
http://jurist.law.pitt.edu/currentawareness/abughraib.php
http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/7903052.stm
Foto: http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/defence/8120959/British-troops-face-probe-over-Iraq-abuse-allegations.html (AFP/Getty Images)