Por Pedro Augusto Rezende Rodrigues |
No século XV a Guerra dos Treze Anos (1454-1466) teve uma grande importância na história do pais, e teve inicio quando a Confederação Prussiana (uma coligação de cidades hanseáticas da Prússia) se rebelou contra a Ordem Teutônica e recorreu a proteção do rei polonês Casimiro IV. Com a derrota militar em 1446 forçou o reconhecimento da soberania do rei Polonês e da Lituânia, sendo assim a Prússia foi divida em dois estados: a Prússia Real, um território que era subordinado ao reino da Polônia e a Prússia Ducal que estava subordinada a Ordem Teutônica.
Em 1618 João Segismundo de Brandenburgo herdou o ducado, e passou a governar de Berlim até o território e Brandenburgo. O estado assim passou a ser chamado de Brandenburgo – Prússia.
Em 1701 Brandenburgo – Prússia tornou-se Reino da Prússia sob as rédias de Frederico I que mais tarde iria fazer com que a Prússia tomasse também a Áustria.
A Prússia continuou sendo a maior potência do Império Alemão e com a derrota na primeira guerra mundial, a Alemanha teve que abrir mão de territórios prussianos ao leste. Já em 1934, antes mesmo da segunda guerra mundial, o governo nazista da Alemanha cancelou a autonomia de seus estados embora o estado prussiano continuasse a existir até o final da Segunda Guerra Mundial.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Livre_da_Prússia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prússia
http://www.hoeckmann.de/germany/prussia.htm