Sabe se que os alunos contemporâneos na sua grande maioria, são pessoas que vivem em busca de informações nos diversos meios tecnológicos, e estes ao chegarem à sala de aula percebem que o professor não acompanha estes avanços.
Cabe a escola de modo geral se adequar a esses avanços tecnológicos para que as informações não cheguem aos alunos de forma errônea, daí o papel do professor auxiliá-los de forma que satisfaça os anseios dos educandos
Para tal ação, requer do educador mais compromisso e que conheça melhor as mídias educacionais, pois, utilizar os novos meios de comunicação no mundo globalizado, é crucial para melhorar a aprendizagem dos discentes.
Todavia, precisa-se urgentemente quebrar alguns tabus tradicionalistas na educação, adquirindo e repassando informações para seus alunos, aliás, sabe-se que existem muitas formas de se ensinar e aprender.
Todavia, vale ressaltar que muitas vezes o educador encontra-se sobrecarregado, tendo que trabalhar em mais de um turno devido o baixo salário que recebe. Por conseguinte, cabe aos governantes fornecer-lhes melhores condições financeiras, para que o profissional da educação não tenha que trabalhar em dois turnos, sobrando assim, mais tempo para planejar, é também de responsabilidade dos governantes promoverem capacitação contínua de modo que ampliem a prática pedagógica de todos os professores. Para melhores esclarecimentos Moran (2002) ressalta que:
[...] educação contínuas ou continuadas, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações.
Portanto, diante do exposto pode – se enfatizar a importância da capacitação contínua dos profissionais da educação, de modo que este não permaneça ultrapassado em sua práxis educacional e possa reconhecer sua postura enquanto educador.
REFERÊNCIAS
MORAN, José Manuel. Mudar as formas de Ensinar e Aprender com as Tecnologias. São Paulo, 2002.
PERRENOUD, Fhelippe, THURLER, Mendonça G. As Competências para Ensinar no Século XXI. Formação dos professores e o desafio da Avaliação. ARTMED, Porto Alegre, 2004.