Por Fernando Rebouças |
Nos primeiros dias de intensa emissão de fumaça, as empresas áreas brasileiras, incluindo a Gol, a TAM, a Webjet e a Azul, tiveram que suspender temporariamente suas operações no aeroporto de Porto Alegre e em outras regiões do Sul do Brasil. Os serviços mais prejudicados foram os voos agendados do Brasil para Buenos Aires.
Nas regiões chilenas, as cinzas se espalharam criando uma visão de penumbra nas primeiras noites realçada pela incidência de uma tempestade de raios. Em algumas cidades foi necessário retirar a população. A poeira de cinzas era percebida do solo até 7,5 quilômetros de altura.
A área da erupção está a 900 quilômetros ao sul de Santiago, houve a morte de 4,3 milhões de peixes nos leitos dos rios atingidos pelas cinzas e pedras vulcânicas provenientes das fortes erupções.
No ano de 2010, o vulcão já havia emitido gases e cinzas finas no decorrer de algumas semanas, diferente do ocorrido em 2011, quando as erupções expulsaram extensas colunas de fumaças. O Chile é país que possui mais de 2.000 vulcões, dos quais 125 são geologicamente ativos e 60 apresentaram alguma atividade nos últimos 450 anos.
O vulcão Puyehue faz parte com complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, situado no lado chileno da Cordilheira dos Andes. O complexo se estende por 15 quilômetros e está entre duas regiões meridionais, Puyehue representa a maior cratera do complexo e possui 2.240 metros de altitude.
Fontes:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5184368-EI8140,00-Por+vulcao+Chile+suspende+voos+a+Argentina+e+ao+Uruguai.html
http://www.portugues.rfi.fr/brasil/20110610-vulcao-chileno-paralisa-trafego-aereo-no-sul-do-brasil
http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/album-de-fotos/vulcao-puyehue-no-chile-cinzas-avancam-e-cancelam-voos-no-brasil