De todas as sete maravilhas, só a Pirâmide de Quéops (a maior das três pirâmides) continua à vista.Construída pelo faraó Khufu ou Quéops, no Egito em Gisé, por volta do ano de 2560 A.C., com intuito de ser o seu túmulo.A pirâmide tem 137,16m de altura, apesar de ter perdido boa parte do seu topo. As outras seis maravilhas deixaram rastros de suas fundações, relatos históricos, peças e pedras que foram roubadas e utilizadas em outros monumentos, estátuas, vasos, e moedas que hoje se encontram em museus e que contam um pouco da sua história e facilitam a nossa imaginação.
O Templo de Ártemis foi construído em 550 A.C., na Turquia, com 127 colunas de 20 metros de altura, todas de mármore, pertencia a Deusa Ártemis, protetora da caça e da fertilidade. O templo foi destruído num incêndio.
O Colosso de Rodes, na Grécia, representava Apolo, Deus do Sol, construído em 292 A.C., tinha 33 metros de altura e 70 toneladas entre ferro e bronze. Um terremoto derrubou a estátua e o restante foi retirado aos poucos, em pedaços.
Os Jardins Suspensos da Babilônia foi erguido pelo rei Nabucodonosor II, no século VI A.C. em Bagdá, no Iraque. Os jardins ficavam num prédio de 24 metros de altura com um complexo sistema de irrigação para manter plantas e árvores frutíferas bem alimentadas. Pouco se sabe sobre os jardins muito menos como ele foi destruído.
O Mausoléu de Halicarnasso era o túmulo do rei Mausolo, daí surgiu o sinônimo para designar grandes túmulos. Foi erguido em 353 A.C. na Turquia e tinha 20 metros de altura. Destruído por um terremoto foi depois saqueado.
A Estátua de Zeus na Grécia, em Olímpia, foi erguida ao Deus Supremo em 440 A.C., toda de ouro, marfim e metal. Possuía 13 metros de altura. Terremotos, enchentes e incêndios deixaram poucos rastros da estátua de Zeus.
O Farol de Alexandria foi criado por Ptolomeu, o rei do Egito, em 290 A.C. e tinha 117 metros de altura. Com um grande espelho interno refletia a luz do sol e orientava as embarcações. A noite usava-se o fogo para o farol brilhar. Em 1480 ele foi desmontado para se erguer um forte no local e restos do farol podem ser vistos submersos no mar.
Fonte: