Por Antonio Gasparetto Junior |
O Museu Imperial de Petrópolis é, originalmente, o Palácio Imperial de Petrópolis. O prédio foi construído em função do grande interesse do imperador Dom Pedro I pela paisagem e pelo clima ameno da região serrada no estado do Rio de Janeiro. Quando o imperador estava de viagem para Minas Gerais, a hospedagem na fazenda do Padre Correia lhe chamou muita atenção, o que o levou a fazer uma oferta para compra da mesma. Entretanto, com a recusa do proprietário, Dom Pedro I comprou outro lote, vazio, para erguer seu palácio na região.
Dom Pedro I não conseguiu realizar seu desejo de erguer o palácio nas terras adquiridas, mas seu filho e herdeiro do trono,Dom Pedro II
Dom Pedro II desfrutou por muito tempo de seu palacete de verão, já que o Império chegaria ao fim somente em 1889. Mas com o advento da República, toda a propriedade foi alugada para sediar o
O Palácio Imperial
Naturalmente, o acervo do Museu Imperial de Petrópolis é relacionado ao período monárquico brasileiro. Grande parte da decoração interna foi mantida, o que permite aos visitantes fazer uma viagem no tempo e conhecer os ambientes frequentados pelo imperador da forma como eram. Pode se verificar mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais da família real.
Há objetos em exposição no Museu Imperial de Petrópolis que são de grande destaque, como: a coroa de Dom Pedro I, a coroa de Dom Pedro II, o último retrato pintado de Dom Pedro I, o famoso quadro Fala do Trono e caneta usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Aurea.
O Museu Imperial de Petrópolis ainda disponibiliza uma biblioteca com cerca de 50 mil volumes e uma coleção de 250 mil volumes de diversos outros documentos importantes para pesquisas científicas.
O Museu Imperial de Petrópolis desenvolve uma série de projetos que atendem a comunidade em geral, crianças e visitantes estrangeiros em sua área que vai além do palácio, mas também inclui um lindo e aconchegante jardim. Por conta disso, é o museu mais visitado do país, por onde passam, aproximadamente, mil pessoas por dia.
Fonte:
http://www.museuimperial.gov.br/
Foto: http://www.viajandaunblog.pop.com.br/tag/museu+imperial+de+petr%C3%B3polis