13.3.12

O Índio na História


O Índio na História, ou, A saga do povo Tenetehara em busca da liberdade, é um livro de 630 páginas, publicado pela Editora Vozes, em 2002, que trata da história heróica dos índios Tenetehara, um povo de fala tupi-guarani, na luta por sua sobrevivência étnica diante das forças coloniais, do Império e da República brasileira, tal como se desenrolaram no estado do Maranhão.

É o resultado de anos e anos de trabalho intelectual do Autor, desde os primeiros cinco meses de pesquisa, em 1975, quando estreou como antropólogo no campo, vivendo em aldeias tenetehara, passando por muitos anos de continuadas visitas a muitas outras aldeias tenetehara, atravessando momentos de pesquisas em arquivos no Brasil e no Exterior, e de muitas conversas com os índios Tenetehara em suas aldeias, nas cidadezinhas, em São Luís do Maranhão e outras cidades brasileiras.

Este é um livro com aspectos de etnohistória, de história do Maranhão, de etnografia básica, de reconstrução cultural, de busca de entendimento do ser tenetehara ao longo dos últimos 400 anos de seu relacionamento com o mundo luso-brasileiro. É um livro de peso, visto e revisto por muitos historiadores e antropólogos como um marco na etnohistória brasileira.

A capa do livro exemplifica os dois aspectos da vida tenetehara. Na tarde da Festa do Moqueado, quando duas meninas viviam seu momento de se tornarem moças, uma banda de jovens tenetehara se preparava para tocar e cantar após o ritual tradicional. Dois momentos culturais distintos capturados nessa foto, tirada na aldeia Cururu, na Terra IndígenaAraribóia, estado do Maranhão, em setembro de 1975.

Capítulos Acessíveis neste Portal

RESENHAS