29.1.13
Tanques Alemães na Segunda Guerra
Por Gabriella Porto
A Alemanha nazista desenvolveu vários projetos de tanques durante a Segunda Guerra Mundial, além, é claro, dos tanques capturados e outros importados de que fez uso. As forças de tanques alemãs obtiveram bastante sucesso, sucesso esse mais relacionado às inovações táticas desenvolvidas pelos seus estrategistas do quê pela qualidade dos tanques. De fato, muitos desses tanques tinham uma estrutura ultrapassada, se comparada às dos tanques aliados, mas mesmo assim, correspondiam produzindo mais baixas do que sofriam na maioria dos confrontos, devido ao impressionante treinamento por qual os soldados alemães passaram, além das excelentes táticas usadas pelas forças alemãs, mas quando se tratava de um duelo de tanque contra tanque, raramente os alemães venciam.
Os principais tanques alemães na segunda guerra foram:
Panzer I
Panzer I
O Panzer (sigla de Panzerkampfwagen) I, de 1934, foi o primeiro tanque desenhado e construído pelos alemães. O seu desenho não objetivava o combate, mas sim um veículo simples, funcionava como uma ferramente de treinamento para os soldados alemães se familiarizarem com os novos conceitos de combate das forças armadas daquele país, além de preparar a indústria bélica do país para uma já prevista guerra de grandes proporções. Apesar disso, o Panzer I acabou por entrar em alguns combates, principalmente na Guerra Civil Espanhola de 1936, e também na Segunda Guerra. Por não ser destinado ao combate, esses tanques sofreram diversas baixas por toda a sua vida útil. Algumas tentativas de melhorar o seu desenho foram feitas, mas com pouco sucesso. Sua produção cessou em 1937, com um total de 1493 unidades fabricadas, sendo definitivamente aposentado apenas em 1954.
Panzer II
Curiosamente, o Panzer II só passou a ser produzido por uma falha na indústria bélica alemã. Os projetos para tanques médios, que posteriormente seriam chamados de Panzer III e Panzer IV, estavam muito atrasados, então o Panzer II foi pensado para preencher essa lacuna, até que os outros pudessem ser produzidos em escala industrial. Junto com o Panzer I, esse tanque fez parte da maior parte da força de tanques durante as invasões da Polônia e França. O Panzer II foi produzido entre 1935 e 1943, sendo aposentado em 1945, com 1.856 unidades construídas.
Panzer III
O Panzer III foi planejado para ser o coração da força de blindados médios alemães, sendo fabricado já durante a Segunda Guerra, em 1939. Esse foi um projeto que sofreu com muitos atrasos, já que seu projeto tinha sido iniciado quatro anos antes. Apesar de ter sido desenhado para lutrar contra outros tanques, seus canhões de 37mm (e depois 50mm) não era páreo para os T-34 soviéticos. Em 1941, o Panzer III era o tanque alemão mais numeroso, mas já no fim de 1943 ele começou a ser rapidamente substituído pelos tanques Panzer IV e o Panther, porém, um variante de seu projeto inicial, o Sturmgeschütz III, se tornaria o veículo blindado mais produzido pela Alemanha na Segunda Guerra, com 9.400 unidades. O Panzer III ficou em serviço entre os anos de 1939 a 1945, sendo aposentado dois anos mais tarde.
Panzer IV
Panzer IV
O Panzer IV foi o cavalo de guerra da força de tanques alemã na Segunda Guerra. Ele participou de combates em todas as áreas de confronto possíveis. Originalmente, o Panzer IV seria apenas um tanque de suporte, sendo armado com um obuseiro de 75mm, pensado para disparar munição explosiva em suporte aos tanques de infantaria. Mas em 1942, ele foi equipado com um canhão de 75mm de dupla finalidade, capaz de derrotar a maioria dos tanques soviéticos. Na segunda metade da guerra, metade dos tanques alemães eram Panzers IV. Esse tanque foi produzido entre 1936 e 1945, com 8.800 unidades produzidas, continuando em operação até 1967.
Panther
O Panther foi um tanque médio, com cinco tripulantes, que foi desenhado para lidar com o excelente tanque soviética T-34. Em peso, ele era bem parecido com os tanques pesados da URSS. Ele tinha uma blindagem inclinada (que lhe dava uma melhor proteção) e carregava um canhão longo de 75 mm. A produção em série durou de 1943 a 1945 (e de 1946 a 1949 para as forças britânicas), com um total de 4.800 unidades produzidas. Logo foi considerado o tanque alemão mais capaz na Segunda Guerra.
Tiger I
Em resposta à invasão soviética com os seus poderosos tanques T-34, as autoridades alemãs ordenaram a produção de um novo tanque pesado. Originalmente chamado de Panzerkampfwagen VI Ausführung H (ou panzer VI), acabou mudando de nome graças à uma ordem direta de Hitler, se tornando, então, o Panzerkampfwagen VI Tiger Ausf.E, ou apenas Tiger I. O tanque contava com um poder de fogo formidável e uma densa blindagem. Passou por diversos problemas por toda a sua vida por causa do seu peso. Foram fabricadas 1.347 unidades entre 1942 e 1944, tendo continuado em serviço até 1945.
Tiger II
Tiger II
Ainda mais pesado que o Tiger I, o Tiger II foi o tanque maior e mais poderoso tanque produzido pela Alemanha durante a Segunda Guerra. Chamava-se, oficialmente, Panzerkampfwagen Tiger Ausf. B, também foi apelidado de Königstiger, “tigre-de-bengala” em alemão. Era capaz, teoricamente, de derrotar qualquer tanque aliado que enfrentasse, além de ter uma blindagem suficiente para resistir à maioria da artilharia disponível naquele tempo (excluindo munições de carga oca), logo se tornando uma arma extremamente temida pelos aliados, por quem era conhecido de tigre rei ou tigre real. O Tiger II apresentou diversos problemas mecânicos, muito por causa da pressa em que o projeto teve de ser realizado, além do seu peso excessivo. O Tiger II foi produzido apenas entre 1943 e 1945, com 492 unidades fabricadas, tendo sido aposentado no próprio ano de 1945, sendo que a maioria foi destruída por suas próprias tripulações, por causa de seus problemas mecânicos.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/German_tanks_in_World_War_II
http://worldwar2-database.blogspot.com.br/2010/12/list-of-german-tank-in-world-war-ii.html
http://www.militaryfactory.com/armor/ww2-german-tanks.asp
Foto Panzer I: http://segundaguerratiger.blogspot.com.br/p/panzers.html
Foto Panzer IV: http://www.achtungpanzer.com/panzerkampfwagen-iv.htm
Foto Tiger II: http://www.fprado.com/armorsite/tiger2.htm