7.9.13
ÁFRICA SUBSAHARIANA
1. INTRODUÇÃO
Nos países ocidentais, a maioria das pessoas sabe pouco sobre a África sub-saariana. Além disso, as fontes de informação limitada que têm vindo de fora da África. Para aqueles que nasceram antes dos anos 70, qual é a primeira coisa que vem à mente quando ouvimos a palavra África? Certamente acho Tarzan com seus porteiros, ocasionalmente gritando escandalosamente cair no caçador Allan Quatermain aventuras nas paisagens deslumbrantes da África, acompanhados por música sinfônica na tenente Ripley rodeado por gorilas na névoa, em comícios e cenários de competições de "aventura". Também em crianças com intestino inchado e moscas nos cantos dos lábios, exibindo orgulhosamente seus adolescentes Kalashnikov em assassinatos tribais horríveis, seca e chão rachado.
África é muito mais. É um continente enorme, a trinta milhões de quilômetros quadrados, sessenta vezes o tamanho da Espanha, com centenas de diferentes grupos étnicos. Compreender a história da África é mais difícil de conhecer a história da Europa, como registros escritos são escassos. Cultura Africano tradicional foi transmitido oralmente de pais para filhos, o que dificulta a sua divulgação para outras pessoas. Grande parte da cultura Africano permanece intacta e incompreendido para a maioria dos não-africanos, ou desapareceu. Os seres humanos têm o hábito de em torno de magia e misticismo que ele não sabe. Assim, a África está cheia de magia.
Na África existem centenas de diferentes grupos étnicos. Cada grupo tem características diferentes do que outros, dependendo da língua, costumes, história, religião e até mesmo traços físicos. Isso não significa que cada grupo é completamente independente. Podemos estabelecer as diferenças, em termos daquilo que nós gostamos de complicar nossas vidas. Vamos começar com as características mais visíveis, físicas. Ao norte do Saara, a maioria das pessoas têm a pele branca. Ao sul do Saara, a maioria das pessoas têm a pele escura. Dentro do grupo de pessoas que têm pele clara e para citar um exemplo, berberes argelinos da Cabília ter os olhos do que os árabes do Egito.Além disso, o wolof do Senegal são mais robustos do que os pigmeus dos Camarões. Definir as diferenças entre seres humanos com base na cor da pele, têm a mesma validade como configurá-los de acordo com a altura ou cor dos olhos.
Mesmo pode ser dito sobre a língua. Há mais de dez mil línguas, pertencentes a quatro famílias: Niger-kordofaniana, khoisana, afro-asiática e nilo-saariana. O Songhai em Mali falam uma língua que está relacionado com a do Masai do Quênia, ambos são nilo-saariana. Se viajásemos por terra entre os dois países, viajando cerca de 4000 quilômetros, veremos que no Norte da Nigéria, o Hausa falando uma língua afro-asiática, o norte Africano República Central Runga falam uma língua nilo-saariana, e falar Uganda Langi idioma de origem do Níger-kordofaniana.
Seria pueril dizer que em África a vida mais fácil e simples era antes da chegada dos europeus, como tem sido sempre conflitos entre os diferentes grupos étnicos. Mas a ignorância dos colonizadores sobre a realidade Africano em muitos casos, agravou a situação, e quebrou os saldos obtidos após séculos de convivência e confronto. Um exemplo claro e bem conhecido é a guerra que abalou o Ruanda eo Burundi em 1994. Para entender o conflito, é preciso voltar ao século XVII, quando os tutsis, apesar de minoria, começou a dominar o Hutu, estabelecendo organização apertado. Os europeus que chegaram em Ruanda no início do século XX, eles decidiram aproveitar esta situação para controlar o país. Eles aliaram com os tutsis, e fortalecida. Na década de sessenta, o país alcançou a independência, e estabeleceu um sistema democrático em que cada pessoa pode votar em quem quisesse, independentemente de que era Hutu ou Tutsi. A partir desse momento, as mudanças de poder ter sido acompanhada pela repressão violenta.
Conhecer a África é importante não só para evitar tudo isso aconteça no futuro, mas também para compreender nosso passado. Não surpreendentemente, o mais antigo restos humanos encontrados na África. Leakey fez em 1984 um dos fósseis mais importantes descobertas do século XX. Nas margens do lago Turkana, no Quênia, descobriu os restos do esqueleto de um jovem que viveu lá por mais de um milhão de anos, e pertencia ao gênero do homem primitivo que hoje conhecemos como Homo Erectus. Acredita-se que os primeiros seres humanos expandido da África para outros continentes.
Dois. HABITAT
A sociedade rural Africano sub-saariana é baseada na família, que inclui todos os descendentes de um antepassado, que reverenciam como um deus. A família pode ficar muito grande e se tornar um clã. A aliança de vários clãs formam uma tribo. A autoridade é exercida pelo descendente mais velho do antepassado, para tomar decisões importantes que a consulta do conselho, formado por pessoas de experiência.
O assentamento pode ser formada por uma ou várias famílias. A distribuição das casas das aldeias que não serve a nenhum plano definido, mas varia de acordo com o ambiente geográfico e climático. O Camarões Kirdi construir suas casas nas rochas, para não tirar a pouca terra que eles têm disponível para o cultivo do milheto. Também influenciam as disputas entre os diferentes grupos étnicos. No final do século XV, os Dogon do Mali se instalaram na culpa Bandiagara uma área acidentada de difícil acesso, para proteger os inimigos Mossi.
O tipo de casa também está de acordo com a principal atividade dos moradores. Aqueles que estão envolvidos na pesca ou a agricultura, as aldeias construídas com materiais mais estáveis e mais consistentes do que aqueles que são pastores que viajam ou caçando.
Os materiais utilizados para a construção de casas, também variam, dependendo das circunstâncias.
Nas savanas, pantanais, Costa do Marfim Senufo construir as paredes de suas casas circulares com paus e estrutura de folhas cobertas de barro e telhado cônico de palha.
Na floresta tropical são amplamente utilizadas fibras vegetais trançadas. Pastores usam materiais leves, facilmente removíveis, como tapetes e peles. O Masai do Quênia cobrindo os telhados de suas casas com esterco de vaca.
O Lobi de Burkina Faso moram em casas de barro chamadas sukalas, que lembram pequenos castelos. O interior é como uma cave, e, por vezes, o chão está a um nível mais baixo do que o lado de fora. As mulheres fazem o fogo e deixe cozinhar por dentro.
A fumaça que encheu as salas de uma atmosfera assustadora e impressionante escapa algumas aberturas no telhado, que pode ser acessado por um fantasticamente belos subir escadas com degraus esculpidos toras de madeira, que pela ação dos vapores e vapores de alimentos adquirir uma bela pátina natural.
O teto é suportado por vigas de madeira apoiadas em troncos bifurcados. O celeiro leva centro Sukala.
A planta da casa tradicional Dogon é antropomórfica. A cabeça é representado por um espaço circular em que a cozinha. A barriga e tronco são representados por uma caixa retangular onde dormir e comer. Os braços são representados por dois pequenos compartimentos rectangulares, também, onde o grão é armazenada. As pernas são representados por um pequeno vestíbulo transversal. As portas do Dogon são um bom exemplo de seu gosto por objetos domésticos decoração com configurações artísticas e variadas. Eles contêm características essenciais de Dogon cosmologia, tanto em animais e humanos. Também digno de nota é o bloqueio, o que não é simplesmente decorativo. Tem um mecanismo interno operado por uma chave. Às vezes, tem como principal razão para embelezar o casal de antepassados.
À excepção da população rural vive em aldeias, não devemos esquecer que, em tempos de história Africano, vieram e Estados ou impérios ido com mais ou menos definido fronteiras que criaram cidades, construções defensivas notáveis e edifícios consagrados ao culto religioso . Por exemplo, no século IV, o rei da Etiópia, se converteu ao cristianismo e começou a construção de igrejas, algumas delas esculpidas na rocha.
Um império de meados do século décimo floresceu Gana chamado de território atualmente ocupado sudeste da Mauritânia e Mali ocidental. Este império era governado por um Tounka, palavra que significa rei língua Sarakole. O Tounka vivia em um castelo construído com pedras, e teve governadores em lugares do país, lidando com impostos. Ele organizou um poderoso exército, composto de arqueiros e cavaleiros. Apesar de ser animista, os comerciantes muçulmanos permitiu a construção de mesquitas.
Durante os séculos XIII e XIV, o império Mali estendia desde a cidade de Gao para a costa atlântica. Sua capital era a cidade de Mali, que não existe mais. Naquela época edifícios muito importantes foram construídas como mesquitas e Djenguereber Sankore em Timbuktu, ea Grande Mesquita de Djene. Estes três mesquitas permanecem. Ambas as cidades são Património Mundial da UNESCO. O atual capital da República do Mali, Bamako, não começou a crescer até o início do século XX, após a construção da estrada de ferro que ligava com Kayes, oeste do país.
O Império Mali império Sonraï aconteceu. Seus reis, Askia, estabeleceu sua capital em Gao, e ordenou a construção de uma grande mesquita que é preservado em parte.
Estes são apenas alguns dos muitos impérios que aconteceram na história da África sub-saariana, que formou construíram grandes cidades e edifícios.
Uma das consequências da colonização europeia em África, foi a proliferação das cidades menores ou maiores. Um número crescente de pessoas que vivem nas cidades.
As coisas mudaram muito em todos os assuntos relacionados a utensílios domésticos. Atualmente, mesmo nos lugares mais remotos, são cada vez mais potes de plástico ou de metal fabricados na China. Tradicionalmente, os africanos propensão para coisas bonitas não se limitando a esculturas, máscaras e outros objetos rituais. Também se manifesta em objetos do cotidiano.
A sede é o elemento mais importante de mobiliário Africano. Cada grupo étnico tem um tipo diferente de assento. O banco identifica o portador com o seu grupo. Dentro de cada grupo, a qualidade do assento é em relação à sua própria categoria. Em alguns países, um homem sem um banquinho é um homem sem dignidade. Não para empréstimo que nunca, e quando ociosos lado de pé, de modo que ninguém além de seu próprio uso. No início do século XX, os britânicos tomaram posse das fezes do rei dos Ashanti, em Gana. Isto levou a uma guerra que eles ganharam, mas a Ashanti conseguiu recuperar seu banco.
Mulheres de Luba étnica da República Democrática do Congo, usando belas encostos de cabeça complicadas durante a noite para proteger os seus penteados.
As argamassas com que as mulheres moer os grãos são geralmente suave, mas às vezes são decorados com geométrica ou figurativa.
O escritor do Mali Amadou Hampâté Bâ falou de sua infância, passou no início do século XX: "Nós tomamos as nossas refeições em dois grupos separados de homens e mulheres convidados importantes foram servidos separadamente, a menos que expressaram seu desejo. comer com todo mundo. " Todos usaram os dedos da mão direita para comer. É um hábito que mantém a maioria dos africanos, especialmente nas aldeias. Usando colheres não é atual limita a cerimônias em que a mulher mostra sua hospitalidade e generosidade, dois dos valores mais estimados por africanos.
Três. DRESS
O vestido original usado ráfia parou quando os árabes introduziram o algodão, que está sendo substituída por materiais mais confortáveis e resistentes fabricados fora da África.
Tradicionalmente, tecidos africanos são usadas como decoração e como um símbolo de ostentação. Em geral eles foram projetados mais para ser visto do que para se abrigar. No entanto, os costumes são diferentes, dependendo do local e evoluir ao longo do tempo. Onde a influência islâmica é mais forte, usando roupas folgadas que cobrem todo o corpo. Animistas usar menos roupa em seu lugar. Por exemplo, as mulheres de etnia Kirdi Chad, cobrindo apenas as partes mais baixas privadas com uma tanga feita de tubos metálicos. Mulheres étnicas tão distantes como o magbetu, o ex-Zaire, e Lobi de Burkina Faso, foram cobertos com materiais vegetais tanga torcidas.
A fibra têxtil mais utilizada no algodão da África sub-saariana. A lã é encontrada apenas na borda do Saara, e ráfia na África central.
Seda foi usado por reis Akan de Gana e Costa do Marfim.
Hoje, a roupa tradicional ainda está trabalhando com teares de madeira mecânicos que não mudou em centenas de anos. Usando técnicas lentas, desconfortáveis e elementar resultados notáveis. As bobinas, também de madeira, são artisticamente esculpidas.
A decoração do tecido pode ser feito através da variação da cor do fio utilizado pelos artesãos método hauçá Kano cidade, Nigéria. O resultado é um desenho geométrico.
O Senufo da Costa do Marfim, no entanto, tecida primeiro tiras de cerca de 15 centímetros de largura, costuradas com fio, e depois pintado.
Começam sucos vegetais tinta diluída com água, secos ao sol e às vezes misturada com lama. O corante mais utilizado é o índigo. Jean Bardot, que viajou para o final do século XVII, quando a área de Gana foi chamado Gold Coast, relatou que as mulheres recolhidas as folhas de um arbusto, a grande bateu em argamassas e bolas foram deixados para secar ao sol. Em seguida, quebrando bolas e cinzas misturando com água. O produto seco por vazamento de novo, e só a crosta superficial corante servido. Além de índigo, outros pigmentos foram usadas para obter o preto, amarelo e vermelho. A cor marrom foi obtida com a noz de cola.
Cor de impressão também pode ser obtido por imersão do tecido em diferentes produtos. O resultado é chamado batik, e é típico do Mali e Burkina Faso. Você começa a morrer o tecido de uma determinada cor. Em seguida, a cera ou argila delimita ornamentação, e aplica-se a soda cáustica ou um produto semelhante, que actua sobre as partes desprotegidas obtendo o contraste resultante.
Abril. MUSIC
Em África, a música está em todo lugar. Mesmo na ausência de instrumentos, canto e no ritmo das palmas das mãos estimula atividades diárias. O desenvolvimento de música não tem de estar relacionado com o desenvolvimento de outros eventos culturais. Por exemplo, os pigmeus do norte da República Democrática do Congo, ex-Zaire, que ainda vivem em grande parte, a caça ea coleta, são famosos pela beleza de seu canto polifônico.
Tal como outros objectos, tais como fezes, a construção dos instrumentos difere dependendo etnia e o seu uso pretendido. Alguns instrumentos utilizados em rituais, outros são usados para se comunicar, outros simplesmente para fins de entretenimento.
Os mais famosos instrumentos musicais africanos são percussão. Os tambores tradicionais são cilíndricos e são esculpidas a partir de um único bloco de madeira, normalmente decorado com relevos. A correção é feita de pele de cabra, e tensionada com corda de ráfia. Eles são muito altos, e tocou de pé com as mãos. A base do cilindro pode ser decorado com uma figura humana ou animal.
Os instrumentos de percussão são também ranhura esculpida em um único bloco de madeira, e são tocadas por bater-los com varas. Por vezes, no mesmo madeira como o resto do tambor foram cortados por meio de pernas se projecta, a cabeça ou a cauda, imitando a forma de um animal. Este é o caso dos tambores que fez a Lobala, no antigo Zaire. Eles usaram para transmitir mensagens de uma aldeia para outra.
O balafon é um dos mais antigos instrumentos africanos conhecidos. A armação é feita de madeira e corda. Os comprimidos, que são atingidos com pedaços de pau na ponta é feita de borracha, são de tamanhos diferentes, e abaixo cabaças fazer uma caixa de ressonância, proporcionando um som muito doce. Balafon pode ser visto em todo o continente Africano. Alguns dos melhores ainda são feitos em Kénédougou, sul de Mali. O número de comprimidos varia de quinze a trinta. Os mais comuns são os comprimidos de vinte. Cada grupo étnico usando uma escala diferente, reproduzindo os timbres e tons de cada idioma. Na África do Sul, algumas talas chegar a até um metro de comprimento, eo balafon é tão grande, que leva quatro pessoas para tocá-los.
O instrumento de percussão Africano moderno conhecido é o djembe (pronuncia-se djembe). Cada djembe é mão esculpida a partir de um único pedaço de madeira e decoradas com relevos geométricos ou figurativos. O patch é goatskin Africano comum, e é tensionada por uma única corda de alta resistência de bloqueio. Os anéis são feitos de ferro. A madeira mais utilizado é o lingual ou Afzelia Afzelia africana, uma espécie que é abundante na África Ocidental. Somente árvores centenárias são cortadas e seco que não dar frutos. Isto evita o desmatamento e madeira rachando como seca.
Tamani é esculpida a partir de uma única peça de madeira em cilíndrica e mais estreito no meio. Em cada um dos dois extremos existe um patch feita com pele de cabra.Ambos os remendos são ligados por cabos, de modo a apertar ou menos, o som é mais ou menos acentuada. O Tanami é colocado na axila para ajustar o som com a pressão do braço e é jogado com uma vara curva. Este instrumento também é conhecido como "falar tambor" ou tambor falante, com a autoridade que tem o músico para fazer "falar".
Kora é feito com meia abóbora forrado com pele de cabra, que serve como uma caixa de ressonância, atravessada por três varas. Os dois mais curtos servem para segurar o instrumento com as duas mãos, e a terceira, central e mais longo de vinte cordas tensas, as quais são separadas da abóbora por um pedaço de madeira.
A influência Africano na música ocidental começou com a chegada dos primeiros escravos para a América, que durante anos usou suas canções como uma expressão de luto e protesto, incompreensível aos seus senhores brancos e assim irreprimível. Ao longo dos anos, a liberdade chegou, e com ele novos estilos musicais, que eram um reflexo ou expressão de vontade das pessoas de ascendência Africano, por sua vez influenciado por estilos ocidentais.
A música tradicional Africano influenciou a música ocidental. Agora, que retorna como um bumerangue influência na África, resultando em estilos surpreendentes.
Se você ouvir uma peça de música tradicional Africano, por favor clique AQUI .
De Maio. SOBREVIVÊNCIA
As armas de caça ou luta ter existido na África desde os tempos antigos. A mais antiga conhecida são os punhais de sílex.
Atualmente, armas tradicionais perderam sua utilidade prática na maior parte do continente Africano. Seu papel agora desempenhado mecanicamente mais forte e eficaz fabricado fora da África. Armas tradicionais evoluíram para símbolos de status ou atributos reais.
O minério de ferro é abundante em todo o continente Africano, e sua extração é barato, já que fica na superfície. Isso contribuiu para a fabricação de armas de metal tradicional do século VI. C. Técnicas ferreiros mudaram pouco até agora. Nas áreas rurais, ainda utilizam fornos tradicionais. Consistem em buracos no chão, ou pequenas construções redondas onde se sobrepõem camadas de mineral e carvão.
O fole, esculturas em madeira e dois tubos de metal que são inseridos entre as brasas, garantir uma ventilação adequada para manter o fogo por vários dias. Em seguida, a massa de ferro misturado com a escória, deve ser purificado é dividido em lingotes, novamente trabalhado ao fogo e forjada na bigorna.
Você pode ver os guerreiros nas pinturas rupestres de Tassili, no Saara argelino, que remonta 5400 anos. C. A partir do momento em que o Saara era um colonos férteis e pastagens viveram, as pinturas retratam personagens defender o seu gado com arcos e flechas. As representações em que os pilotos estão armados com lanças e escudos redondos, são o último milênio. C. De acordo com o historiador grego Heródoto, foram garamantes, falando aldeia berbere do Norte Africano.
A terracota curva do Níger fez nos séculos XIV e XV, representam pilotos protegidos com capacetes, um tremor nas costas e um punhal no antebraço. Outras representações escultóricas do tempo, vamos mostrar guerreiros que carregam amuletos que protegê-los dos maus espíritos e garantir-lhes a vitória.
As armas podem ser de ataque ou defesa.
As armas de ataque pode ser de mão, como espadas, adagas e facas, tiro, como os arcos de flechas e facas, escriba de ferro de madeira como lanças, lanças e machados , em estado de choque, como os clubes.
Armas de defesa são os escudos e armaduras reservados para dignitários.
Através das armas do continente africano são os mais variados estilos. Geralmente de propriedade dos chefes de cada tribo, e eles só poderia autorizar a sua utilização por seus subordinados. O resto da população só tinha direito a ferramentas e facas para o trabalho agrícola, e arcos e flechas para caçar.
Antes da batalha, as armas estavam sendo ritos e cerimônias em que eram oferecidos sacrifícios. Às vezes, usava substâncias mágicas ou tamanho de algum ancestral, que parecia proteger o guerreiro. Algumas armas têm evoluído esteticamente batalha para se tornar objetos de prestígio.
Antes da introdução da moeda pelos colonizadores, os pagamentos são feitos a outros bens, como gado, algodão, pedaços de tecido, pérolas, conchas, sal, noz de cola, particularmente metais. Entre estes últimos, o ouro era a mais valiosa, e pouco usado. De ferro foi o metal mais solicitado. Na República Democrática do Congo, ex-Zaire, o uso continuado pelo Zande de uma arma como moeda, fez com que esses objetos foram fabricados dedicado exclusivamente à moeda.
Sem armas reter muitos pré-século XIX. Os metais foram caros, de modo que, quando a arma foi usada ou rasgada, derretido para explorar o ferro. No início do século XX, as armas de fogo da Europa estavam substituindo tradicional.
Guerreiros hábitos permanecem mais como tradição agora como precisa. A Nuba viver em uma remota região montanhosa da República do Sudão. Dois de seus grupos étnicos, a Korongo e Mesakin, manter uma tradição que tem sido preservado de geração em geração durante séculos. Até que eles atinjam a idade núbil, meninos saudáveis passar metade do ano em um acampamento, onde eles aprendem a arte de combate. Basta visitar a casa para obter mantimentos, para ajudar a coleção, ou a participar em lutas de exibição. O prêmio para o vencedor da luta é um raminho, símbolo equivalente ao grego coroa de louros.
Junho. encantamentos, magia, Curanderismo, feitiçaria, fetiche e VOODOO
A adivinhação é de prever o futuro e descobrir coisas ocultas por meios sobrenaturais. Adivinhação africano procura as causas dos problemas atuais no passado. A adivinhação pode ser feito em privado ou em público, e em uma ou mais pessoas. Adivinhos podem ser os sacerdotes de religiões tradicionais africanas.
Conhecimento dos métodos de adivinhação passada de pais para filhos, e considerada inalterada ao longo dos séculos. Há um aspecto da cultura Africano, mas um de seus pilares, da mesma forma que a justiça é para nós.
Rituais de adivinhação variam de lugar para lugar. Mesmo assistentes na mesma área, diferentes métodos podem seguir.
Da Oracle, o que o adivinho respondeu durante seus rituais. Atua como intérprete do sobrenatural. Percebe alguns aspectos da realidade de outra forma deveriam ver coisas que os outros não vêem, como se estivesse em outra dimensão.
O kakishi é um objeto que é usado no oráculo por fricção. Permite o contato com os antepassados através mbuki, nome dado ao vidente entre o Luba, na República Democrática do Congo. Além Luba, muitos grupos étnicos usá-lo. O vidente esfrega kakishi com folhas aromáticas, e invoca o espírito que você deseja consultar. O vidente ea pessoa que você vê sentados juntos em uma esteira. Eles colocaram o kakishi entre eles, e eles pegam cada um com um dedo. O adivinho pede o ancestral, e kakishi permanece imóvel até que ele faz a pergunta certa. Se mat kakishi se move para a esquerda para a direita, a resposta é positiva. Se kakishi se move para frente e para trás, a resposta é não.
Quando tiverem terminado perguntar, argumentar seus resultados em termos das respostas que receberam. Este processo termina quando ambos consideram que estar preparado para discutir o problema à luz das respostas dadas pelo oráculo.
O vidente das pessoas que vivem ao sul Lobi de Burkina Faso, Costa do Marfim noroeste e norte de Gana, Buor chamado. O Buor pode usar várias ferramentas para adivinhar. Você pode usar uma pequena cana crua esculpida que atinge o solo. Você também pode derrubar um punhado de conchas, e, em seguida, analisar a posição que tem sido. Às vezes, sacrificar um frango e polvilhe as paredes com o seu sangue.
As poucas figuras chamado Buor batebas custódia. Cada bateba é morada de um espírito ou um antepassado.
A magia é o poder de uma pessoa a agir de forma positiva e com a ajuda sobrenatural em torno dele. É usado, por exemplo, para obter uma boa colheita, para defender contra o perigo, para curar os doentes, etc.
Como adivinhação, magia é um conjunto de técnicas e habilidades que são passados de uma geração para outra. A principal diferença é que qualquer pessoa com as habilidades certas pode colocá-los em prática, sem a necessidade de ser um estilo europeu mágico. Na maioria das culturas africanas, o filho do palpite de um vidente. No entanto, o filho de um mago não tem que ser. Isso não significa que uma pessoa pode praticar magia de uma forma especializada.
Healers são os mágicos que possuem conhecimentos da medicina tradicional.
O ordenado grupo étnico nativo de Mali, considere nyama é um tipo de energia espiritual que está em toda parte. O nyamakalaw são as pessoas que estão familiarizadas com tudo relacionado a nyama. Eles não são professores, como nyama não enviar. Mas eles podem usar sua influência com nyama para o benefício da comunidade. O nyamakalaw usar suas vidas para aperfeiçoar suas habilidades, e transmitida de geração em geração. Eles podem ser feiticeiros, ferreiros, curtidores e bardos. Ocidentais que ver os resultados de seu trabalho simplesmente chamá-lo de arte, mas isso é uma visão muito limitada, a ponta do iceberg.
Bruxaria é um conjunto de práticas nocivas para a prática de certas pessoas inconscientemente. Em algumas culturas africanas, acredita-se que os feiticeiros e bruxas podem lançar seus espíritos enquanto eles dormem, se não materializar e causar danos.
Fetiches não fazer ou artesãos, e os ferreiros e escultores, mas os mágicos e adivinhos. Para Lobi de Burkina Faso, mágico, vidente e fetichero é o mesmo. Eles são utilizados como um meio para alcançar um determinado fim, com ajuda sobrenatural.
O fetiche é uma parte material, que é o que vemos, eo outro imaterial, que é o que infunde o rodízio com a ajuda de substâncias cuja fórmula só ele sabe. O fetiche não tem nada a ver com o amuleto, que é usado como proteção e defesa contra a má sorte, apelando principalmente para a boa sorte.
Voodoo é um conjunto de crenças e práticas religiosas que usam o transe como um meio de comunicação com suas divindades. Voodoo foi liderado pelo Benin Yoruba escravos para a América. Atualmente, o país onde é praticado é o Haiti.
Julho. CONHECIMENTO DA DOGON INEXPLICÁVEL
O Dogon vivem na República do Mali, em torno de falha Bandiagara. A cultura Dogon contém um dos mistérios mais extraordinários da humanidade. Sua mitologia é rica e complexa. Suas lendas incluir o conhecimento astronômico que de maneira nenhuma poderia ter ganhado por si mesmos, e que posteriormente foram descobertos por cientistas ocidentais. Descreva a lua como "seco e estéril", saiba que o planeta Júpiter, que eles chamam de "Dana Tolo", tem quatro grandes satélites, os anéis de Saturno conhecidos, e eles sabiam que os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol, antes de o infeliz Giordano Bruno queimado na fogueira por defender algo como 1600.
Eles também dizem que o sol ea estrela Sirius, a estrela mais brilhante no hemisfério sul, em um tempo longe estavam unidos, e separaram para formar dois sistemas estelares diferentes.
Eles afirmam saber da existência de uma estrela que chamam de "Po Tolo", que orbita em torno de Sirius. Esta estrela é, na verdade Sirius B. É impossível para o olho humano para distinguir as duas estrelas, porque o olho humano não oferece mais do que uma única poderosa fonte de luz no céu. Além disso, o Sirius B tem um tamanho que é inferior a um por cento do tamanho do sol.
De acordo com a mitologia Dogon, "Po Tolo" gira em torno Sirius cada 50 anos. Esse fato foi confirmado posteriormente pelos astrônomos ocidentais. Além disso, o Dogon fez desenhos que correspondem às órbitas das estrelas perto de Sirius, visíveis somente com potentes telescópios.
O mais surpreendente de tudo é que o Dogon dizer que todo o conhecimento vem de seres que vieram para a Terra a partir de um desses planetas até o ano de 3000. BC, a quem eles chamam de "Nummos". Os "Nummos" Down to Earth em uma arca vermelho como fogo, que ficou branco em cima da aterragem, causando um acidente e levantando uma enorme nuvem de poeira.
Agosto. RELIGIÃO
A maioria das religiões tradicionais africanas acreditam na existência de um Deus criador, que viveu entre os homens, que deixaram a qualquer momento. Também existe na natureza a outros deuses ou forças espirituais que estão em contato com os homens, e pode influenciá-los positiva ou negativamente.
Ao contrário de outras culturas, os africanos dão mais importância aos seus antepassados aos deuses da natureza. O ancestral pode agir como intermediário entre os vivos e os deuses.
Para tornar-se ancestral após a morte, uma pessoa deve viver uma vida decente e ter filhos. As crianças mais uma pessoa, será venerada mais. Uma pessoa sem filhos não pode se tornar ancestral. Além disso, os ritos funerários deve ser adequada.
Os vivos devem adorar os antepassados. Se o fizessem, os ancestrais estaria irritado e puni-los. A raiva dos antepassados pode ser terminado com orações, oferendas e rituais.
Os ancestrais reter algumas qualidades humanas. Por exemplo, você pode comer e beber, para alguns africanos lançar alguma do alimento ou bebida que irá consumir no chão. Eles também podem se materializar objetos, animais, plantas, pessoas, etc. Reis Akan de Gana, esculpir um banquinho para ser coroado, e usá-lo ao longo de suas vidas. Akan Quando um rei morre, seus descendentes fezes preto manchado real e colocá-lo ao lado da urna contendo os seus restos mortais. De alguma forma, o rei está incorporada em seu banco após a morte.
O Yoruba realizada a cada um ou dois anos um festival chamado Egungun, uma palavra que pode ser traduzida como "poderes ocultos" para homenagear seus antepassados. Nessas partes envolvidas homens usando máscaras representando antepassados. A identidade do bailarino deve permanecer anônimo, para cobrir todo o seu corpo com a roupa. As mulheres participam na dança ritual poemas cantando em louvor do antepassado.
A vida pode se relacionar com os ancestrais dos sonhos e através de adivinhos. Nas religiões tradicionais africanas têm pessoas especializadas em assuntos religiosos, que atuam como intermediários entre os vivos e os ancestrais. Ao contrário o islamismo eo cristianismo, é comum que essas pessoas também se envolvem em suas profissões: agricultores, pastores, ferreiros, açougueiros, etc.
Atualmente, o islamismo eo cristianismo progressos na África, substituindo crenças ancestrais. Segundo a lenda, São Marcos trouxe o cristianismo para Alexandria. No ano 312, Constantino estabeleceu o cristianismo como a religião oficial do Império Romano, incluindo as suas zonas de influência em África. Do Egito, o cristianismo chegou a Etiópia, onde ainda hoje a Igreja copta está mantendo seus rituais.
A partir do século VII, os comerciantes árabes começaram a introduzir o Islão em África. Os primeiros missionários cristãos europeus começaram a chegar na África sub-saariana a partir do século XV.
A meados do século XIX, surgiu na África novas religiões cristãs, incluindo elementos de crenças tradicionais. No século XX, a proliferação destas igrejas independentes de autoridades religiosas ocidentais tem sido vertiginoso.Estima-se que existam atualmente mais de 7.000 igrejas cristãs deste tipo.
Setembro. ARTE AFRICANO
Generalizar sobre arte Africano é tão fácil como ignorar sua enorme diversidade. A meados do século XX, o francês Henri Lhote estudada no Tassili, no Saara argelino, pinturas rupestres que datam de 5.400 anos aC Eles são animais que atualmente não existem nessa área, tais como elefantes, girafas, rinocerontes representado e búfalos. Naquela época, o Saara era um úmido e fértil, habitada pelo homem e habitado por uma variedade de espécies animais. De todas as pinturas, o mais desconcertante é aquele em que você vê uma espécie de mergulhador com seu terno completo e capacete com faixas na frente, o que dá a impressão de levitar, amarrado a alguma coisa por um longo fio.
Neste desenho, de seis metros de altura, Henry Lhote o chamou de "o grande deus Marte." Além disso, também encontrou impressões e pinturas semelhantes na África do Sul e Tanzânia. Em meados do século XIX, os bosquímanos, que na época ocupava toda a África do sul, ainda pintados e gravados nas paredes rochosas das cavernas onde viviam.
Além da escultura egípcia, a mais antiga conhecida na África foi descoberto ao norte da Nigéria, perto de uma cidade chamada Nok. Alguns terracottas datam de 1000 aC, enquanto que as últimas amostras conhecidas de volta ao século IV. C.
Entre os séculos X e XIII, o São do Chade esculpida em terracota grande número de até 35 cm de altura para homenagear seus antepassados. Provavelmente, também esculpidos figuras de madeira que desapareceram.
Entre os nono e décimo quinto séculos, o Yoruba de Ife, cidade ao sudoeste da Nigéria, fez uma fantasticamente belo bronze e figuras de terracota. Eles foram muito semelhantes para o Mediterrâneo, que no início do século XX antropólogo alemão Leo Frobenius atribuída uma origem etrusca.
No século XIII, o Bini ou grupo Edo povo iorubá, desenvolvido no reino de Benin uma cultura interessante, que durou até o século XX. Não confunda o reino de Benin, no sudoeste da Nigéria, com a República do Benin, um país que fica a oeste da Nigéria. Foram os Yoruba de Ife, que ensinou os iorubás reino de Benin arte de fundição de bronze. Durante os séculos XIV e XV, fez algumas grandes retratos de cabeças de tamanho bronze. Entre os séculos XV e XVII, um belo estande de placas de bronze, que retratam cenas cortesãs.
Isso é o destaque do que sabemos até o século XVII. Em seguida, a produção artística na África começou a crescer exponencialmente. O estudo da arte Africano é mais complexa do que a arte européia.
Para começar, a informação em falta. A maior parte do que é conhecido na África como obras de arte, são realmente itens fabricados especificamente para uso em rituais e cerimônias fechadas para estrangeiros. Se você não sabe o que é ou o que significa para um tamanho ou uma máscara, não podemos apreciar ao invés de sua aparência. É a mesma diferença entre ouvir uma ópera de Mozart por fones de ouvido alemães sem saber a língua, para testemunhá-la na primeira fila no La Scala, em Milão, sem perder nenhum detalhe.
Além disso, cada grupo tem suas peculiaridades e estilo, que podem mudar ao longo do tempo. O estudo é dificultado pelas condições físicas a que são submetidas estas obras de arte na África. Eles são tão extremas, que facilmente se deterioram. O calor ea umidade, eventualmente, destruir a madeira.
O avanço das principais religiões monoteístas na África não tem favorecido a realização esculturas figurativas. Globalização e do consumismo ter finalmente resolvido muitos costumes antigos, especialmente nas grandes cidades.
O interesse de muitos europeus na arte Africano, principalmente a partir de meados do século XX, tem incentivado muitos artesãos africanos fazendo esculturas e máscaras com o único propósito de vendê-los. Alguns são copiados de livros que mostram fotografias de peças retiradas de África desde o século XV, com ou sem o consentimento de seus proprietários. A qualidade da reprodução depende da habilidade do artista, alguns têm nada a ver com os originais. Outros superar até mesmo esteticamente.
Tradicionalmente, a pessoa que faz a figura a ser usado não era um artesão como outro qualquer, mas um intermediário entre o mundo espiritual eo terreno. Ele deve fazer o seu trabalho de apoio digna morada terrena para servir uma força particular, com a responsabilidade que isso implica. Obviamente, colocar em todos os seus esforços eo melhor de seu talento. Além de ter uma alta capacitação técnica, depois de muitos anos de aprendizagem, devem ser submetidos a um ritual de limpeza. Por exemplo, entre os Tchokwe de Angola, a pessoa encarregada de esculpir a máscara PWO oferece um sacrifício ao espírito local antes da derrubada da árvore cuja madeira é utilizada.
O artista deve respeitar as tradições da sua comunidade, e de sua liberdade para inovar era limitado. Com exceção de casos isolados, não buscando o que no Ocidente conhecemos como beleza estética. A barriga saliente que à primeira vista pode ser grotesco, pode ser uma referência à fertilidade. Olhos fundos pode simbolizar a morte, mas também sabedoria. A posição ajoelhada pode simbolizar submissão, mas de descanso.
O artista tradicional não utiliza instrumentos sofisticados, mas muitas vezes não conseguem ferramentas de uso doméstico. Segure a madeira com uma mão, eo outro lida com um machado simples, facão, faca ou para um trabalho mais delicado. Às vezes, usar um soco em brasa para fazer furos ou fazer pirogravura. Finalmente, você pode polonês-lo, pintá-lo, ou até mesmo adicionar elementos de fora do bloco de madeira, chapas, pregos, conchas, contas de vidro, penas, etc. Para evitar danos ou ser atacado por insetos, por vezes aplicados a uma camada à base de ácido silício, lama, fumaça, seiva da planta, graxa, óleo de palma e até excrementos de animais e sangue de sacrifícios.
Às vezes o resultado é determinado pela técnica e os materiais utilizados. Artistas africanos tradicionais usam todos os materiais naturais que podem ser moldadas de madeira, ferro, barro, marfim, bronze, latão, ouro, prata, pedra e abóbora. A madeira é o material mais vulgarmente usado.
Em muitos lugares da África Ocidental, é o ferreiro que faz esculturas em madeira, desde o domínio do fogo, atribuiu qualidades sobrenaturais. Trabalhar com madeira da mesma maneira que é feito em ferro resultante linhas rectas e angulares.
Ao contrário de trabalhar com a madeira, em que o valor é obtido através da remoção de material a um tronco, argila utilizada envolve a adição lenta de material até à forma desejada.
Durante os séculos XVI e XVII, os iorubás da Nigéria costa belas esculturas de marfim feitas por ordem do Português, mas o material foi usado principalmente para fazer utensílios domésticos, amuletos e ornamentos.
O surgimento da metalurgia na África remonta ao século VI aC, e ao contrário de outros continentes, o trabalho começou antes do bronze de ferro. Para a modelagem de esculturas de bronze, empregando o método de cera perdida, retoque com o cinzel ou triturador. Os principais professores são Ashanti bronze de Gana, que teve seu auge no século XVIII, quando Osei Tutu fundou a confederação Ashanti, estabelecendo a capital em Kumasi. O metal mais precioso era de ouro, que só poderia ser adquirido pela monarquia. As pessoas que fizeram o seu trabalho em bronze e latão. A prata foi usada no Sahel, sul do Saara, para fazer ornamentos pessoais.
A pedra sempre foi pouco utilizado. O Kissi da Guiné Conakry fazer pequenas estátuas de pedra para representar os espíritos.
A abóbora é usado exclusivamente para fazer objetos domésticos e instrumentos musicais.
Arte africano nunca foi estática, sempre evoluiu. A arte tradicional africano é anônimo, do ponto de vista ocidental, por um lado, como resultado de nossa ignorância, e em segundo lugar porque o artista não procurou a fama ou o reconhecimento social. Modern Art Africano começou sua carreira no início do século XX, com professores como Abogoundé, Kamteu e Zlan. Atualmente incluem nomes como Twins Seven Seven e Ashira Olatunde, ambos da Nigéria, ou Nicholas Mukomberanwa, Zimbabwe. Estes artistas, herdeiros de culturas antigas, cujo conceito é diferente da estética ocidental, magistralmente dominar técnicas modernas e são capazes de criar algumas obras de arte incrível.
10. ESTÁTUAS e Máscaras
As esculturas de troncos Africano não mais ou menos decorativo. Há obras de arte como a conhecemos esse conceito no Ocidente, e não buscam beleza estética. Eles são feitos especificamente para ser exibido. Alguns, só vejo um seleto poucos iniciados. Eles são usados em cerimônias e rituais que celebram os momentos mais importantes da vida dos africanos: o nascimento de um novo membro na comunidade, morte, plantio, colheita, a iniciação de jovens para a vida adulta, etc . Em muitas culturas tradicionais africanas, acredita-se que as esculturas, máscaras e estátuas ambos são intermediários entre os homens eo mundo dos espíritos, ou mesmo abrigar seres sobrenaturais, deuses e ancestrais. Portanto, em muitos lugares que fazem oferendas e sacrifícios.
Os dois destaques da estátua são a cabeça eo umbigo. Em sua cabeça está concentrada a energia espiritual, e do umbigo é o centro da vida que conecta a mãe ea criança. O revendedor tem que ser purificado antes de entrar na floresta, e escolher a madeira que você considera ser, orar com o espírito da árvore e proceder ao tamanho.
As estátuas representam principalmente antepassados, personagens lendários, divindades e animais. Estátua e fetiche são conceitos diferentes, mas em alguns casos pode coincidir em forma.
As estátuas dos antepassados deve ser esculpida com habilidade e um grande cuidado nos detalhes, como eles se concentram espiritualidade, sabedoria e tradição da comunidade. Uma vez esculpida, deve ser consagrado por um rito especial, e localizado em um local sagrado, separado do contato com o profano. Às vezes indicados e circunstâncias, algumas pessoas andam essas estátuas em procissão.
As configurações de lenda ou verdadeiros heróis são mais típicas das culturas judiciais em que há reis, nobres e oficiais militares.
Os animais geralmente são representados de forma abstrata. Muitas vezes, simbolizam qualidades. O elefante, leão, pantera e hipopótamo pode significar poder e força. O búfalo, cavalo antílope e bravura. A cobra, agilidade. A ganância urubu e macaco hilaridade. Em diferentes grupos étnicos, os animais podem ter significados diferentes. Às vezes, refere-se a um determinado animal antepassado, que lhe protegido na vida, ou que podiam ter sido reencarnado. Os deuses também podem assumir a forma de animais. O macaco Baulé Gbekre associados que é o juiz das almas.
Ao contrário de esculturas, máscaras são projetados para estar em movimento. A pessoa esculpir uma máscara, não sei se você fez um bom trabalho para que ele vê na hora da dança. O fato de que o titular deve se vestir, dançar e se comportar de uma certa maneira. Nestes rituais, a música é muito importante e contribui para o ecstasy, causada pela presença das forças espirituais que máscara. Certas máscaras também podem ser usados em apresentações recreativas para entreter e divertir.
Em Senufo ritos de iniciação, cada membro masculino da cidade deve fazer uma série de máscaras cerimoniais para ser admitido na comunidade completa.
Nos ritos fúnebres, a máscara capta a força vital que escapa quando um ser morre. A máscara que controla a energia, evita prejudicar ninguém e distribui o benefício da comunidade. Durante a dança, a máscara protege o titular, e durante esse tempo torna-se um outro ser. O utilizador da máscara deve ser colado de forma a não ser reconhecido. Máscara é considerada também a se vestir, mas o mais importante é a cabeça, onde vive a força da vida.
Cada grupo étnico usa muitos tipos diferentes de máscaras. Uma única máscara pode ser usada para diferentes fins. As máscaras que representam ancestrais, geralmente sereno e pacífico. As máscaras usadas por certas sociedades secretas para ritos mágicos podem ter aparência aterrorizante. Outros são burlesco ou festivo, se querem rir.
O material utilizado para fabricar a máscara é de madeira. No entanto, também pode encontrá-los em latão, bronze, pano, etc Mesmo uma máscara pode ser feito com diversos materiais.
11. influência da arte AFRICANO TRADICIONAL NO OESTE
Durante os séculos XVI e XVII, as esculturas de marfim portugueses encomendou os Yoruba da Nigéria, e os trouxe para a Europa. Durante o século XVIII ea primeira metade do século XIX, os poucos europeus, exploradores e comerciantes que se aventuraram na África Subsariana foram trazidos para a Europa alguns objetos, eles consideraram curiosidades e raridades. Durante este tempo, infelizmente, poucos europeus estavam interessados nas culturas africanas, e muito menos para a sua arte. A primeira ilustração de algo que se parece com uma máscara Africano em uma história escrita pelo engenheiro francês François Froger em 1698. O holandês Olfert Dapper escreveu em 1668 sobre as placas de bronze Benin. A partir da segunda metade do século XIX, a presença de colonos em África começou a crescer com a ajuda de Estados europeus. Seu interesse foi principalmente econômica, mas também tirou todos os objetos que possam, com ou sem o consentimento de seus proprietários. Estas peças terminou principalmente em coleções particulares de pessoas consideradas na época como excêntrico, e os fundos de museus de etnologia na Europa como "curiosidades", sem qualquer referência ao seu lugar de origem, etnia, significado ou uso.
No final do século XIX, a próspera consumidor burguês europeu e americano da arte começou a se cansar de modelos saturadas repetitivos dos impressionistas. Os compradores e os artistas queriam algo novo. Em 1891, Paul Gauguin foi para o Taiti para buscar fontes de inspiração, e voltou para a Europa apenas raramente. Alguns artistas como Van Gohg arriscou muito, e criou obras que seus contemporâneos não apreciam. Atualmente, eles podem ser vistos em leilões recorde.
O impressionista Paul Cezanne encontrada na arte Africano, que alegou ter sido à procura de anos. Dele é a frase: "A simplicidade geométrica é a arte Africano." Como ele, muitos ficaram surpresos com a capacidade dos africanos para representar o que eles queriam com as características mínimas possíveis.
No início do século XX, os artistas europeus tornou-se interessado em arte Africano de um ponto de vista puramente estético, sem dar muita importância a sua enorme variedade, o seu significado e função. O primeiro foi Henri Matisse e os fauvistas, especialmente interessado na cor atual. Paradoxalmente, uma vez que a cor na arte Africano não é o mais importante.
Museus europeus começaram a mostrar ao público seus tesouros exóticos. Em 1906, uma exposição de arte Africano, no Museu de Etnologia, em Londres cativou André Derain.
Modigliani, particularmente interessado na figura humana, encontrados em máscaras alongadas Baule etnias, Ibo e Fang, uma excepcional fonte de inspiração.
Georges Braque disse que máscaras africanas abriu um novo horizonte. Ao enfatizar os aspectos formais e estruturais, não se limitando a materiais de imitação, os africanos dominaram a arte abstrata muito antes de os europeus poderiam ter imaginado.
Pablo Picasso aproveitou melhor do que qualquer um de toda a bagagem emocional que a arte Africano oferecido. Ele começou a representar a figura humana em um cada vez mais utilizam planos geométricos e ângulos ousados, conseguindo a mesma sensação de força e poder que emerge das esculturas e máscaras africanas. Em seguida, começou a distorcer os elementos que constituem a figura, da mesma forma que os tallistas africanos vem fazendo desde tempos imemoriais.
Poucos artistas dos europeus do século viajou para a África, que perdeu muitas facetas da arte Africano. Indiscutivelmente, viu apenas a ponta do iceberg. Talvez só o que eles queriam. Se uma faceta da arte Africano encheu os dois, o que não poderia preencher o conhecimento de todos? Isso é o que deve ter pensado que o pintor Miquel Barceló, quando ele decidiu viajar regularmente para Mali.
Europeus da arte Africano início do século XX chamado de "arte primitiva", como eles sentiram que era arte, e foi feita por povos primitivos. Atualmente, existem muitas pessoas que não concordam com essa denominação. O Africano esculpe uma máscara ritual ou escultura não considera você está fazendo uma obra de arte. Como sabemos que o termo no Ocidente, a arte é a expressão de um ponto de vista pessoal e desinteressado. Mas o escultor Africano não expressa uma visão pessoal, mas a comunidade a que pertence, com pouco espaço para a improvisação ou imaginação. Seu trabalho não é desinteressado, pois persegue uma finalidade específica. De qualquer maneira, a ausência de um melhor, usamos o termo arte.
Além disso, o fato de que o desenvolvimento tecnológico e econômico da África no início do século XX, era muito mais baixo do que os europeus, não significa necessariamente que a sua arte é primitiva. Tecnologia e da economia não precisa estar relacionado com a arte. Van Gohg era pobre toda sua vida, e não era um especialista em matemática.
Nem tem arte tradicional Africano é primitivo no sentido de "atrasados", pois não há evidências de que a arte européia estava em sua infância, como o Africano. Embora seja verdade que, em meados do século XIX e bosquímanos gravados ainda pintados nas paredes rochosas das cavernas onde viveram durante os anos oitenta o graffiti cheio quilômetros de muros e carros de metrô em Nova York. Atualmente, algumas galerias de arte vendê-los por preços astronômicos.
Fotos, texto e som arquivo © José Francisco Ortega Viota
Fonte: http://www.africaclub.com/africa.htm