19.9.13
Mônaco: Paraíso fiscal há mil anos
O casamento principesco de Albert Grimaldi e Charlene Wittstock, no começo de agosto, atingiu cada um dos 35 986 habitantes de Mônaco, que se espremeram nas ruas do 1,98 km2 do país para celebrar o matrimônio. É festa rara. Da última vez, a princesa coroada foi a atriz Grace Kelly, em 1956.
A atriz e princesa Grace Kelly em 1956
O cinquentão Albert demorou para se casar. Até 2002, caso não houvesse um sucessor, Mônaco seria simplesmente incorporada à França, o país com que tem fronteiras, ainda que esteja a apenas 16 km da Itália. O principado, tão pequeninho, parece saído de um filme de Walt Disney. Nada mais equivocado. Mônaco, ou o rochedo no qual se assenta, já era conhecido dos fenícios. No século 6 a.C., foi colônia grega - Hércules, o herói, teria passado pelo que é conhecido como "a rocha".
A origem do principado remonta ao início do século 13, quando chegou por lá Francesco Grimaldi. Era uma colônia de Gênova, cidade que estava dividida entre partidários do papa e do imperador. Graças a manobras políticas com seus poderosos vizinhos, desde 1297 Mônaco é um cidade-estado independente, sob os Grimaldi, a família de Albert - o absolutismo só caiu em 1910, depois de uma revolução. Hoje o país é protetorado francês. Faz uso de suas forças armadas e de seu corpo diplomático. Reduto de milionários, tudo é mais caro mesmo para os padrões europeus: comer, comprar imóvel, tomar café custam até três vezes mais. Para quem tem visto de residente (só 1 de cada 5 moradores nasceu ali), a vida é bela. Mônaco tem a maior renda per capita do mundo (215 mil dólares/ano) e os impostos quase não existem. Menos impostos atraem mais milionários, que fogem das taxas sobre grandes fortunas, comuns na Europa. De fato, desde sua criação, o principado já atraía novos moradores com a renúncia fiscal para as terras. A "rocha" continua firme até hoje em seu papel de Disneylândia para adultos.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/monaco-paraiso-fiscal-ha-mil-anos-754086.shtml