27.10.15

Maiores Religiões do Mundo



As quatro religiões mais numerosas têm bilhões de fiéis espalhados pelo planeta: o cristianismo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo. Os não-religiosos e ateus somam cerca de 1,2 bilhão de pessoas e são predominantes em países como a China.

Os cristãos

O cristianismo é a religião com mais seguidores – mais de 2 bilhões – e nasceu do judaísmo há quase 2 mil anos. Todos os cristãos seguem os ensinamentos de Jesus de Nazaré, mas os entendem de maneiras diferentes. Os católicos, os mais numerosos, são mais de 1 bilhão e têm como líder de sua igreja o papa, que reside no Vaticano, na Itália. Outros cristãos, contudo, não aceitam a autoridade do papa, como os evangélicos e os ortodoxos.

O cristianismo é um elemento fundamental na cultura ocidental para entender, por exemplo, uma parte do patrimônio artístico.
Os muçulmanos

O islamismo é a segunda religião do mundo em número de fiéis. Foi fundada pelo profeta Maomé (Muhammad em árabe) há quase 1400 anos, na Arábia. Os muçulmanos são majoritários desde o norte da África até a Indonésia. Os marroquinos, argelinos, tunisianos e mauritanos são muçulmanos.



Os hinduístas

O hinduísmo é a religião majoritária na índia, país mais populoso do mundo depois da China. Os seguidores dessa religião são, na atualidade, mais de 800 milhões. O hinduísmo não tem fundador nem profeta: é uma religião muito antiga, e seus primeiros textos sagrados têm mais de três mil anos.
Os budistas

O budismo tem um pouco mais de 350 milhões de seguidores no mundo. É uma religião fundada há 2500 anos por Buda, na índia. Embora seja principalmente uma religião da Ásia, há também budistas em outros continentes.
Os judeus

Apesar da importância que teve ao longo da história, comparativamente o judaísmo não tem muitos seguidores: no total, são cerca de 16 milhões. Desses, 4,78 milhões vivem em Israel e compõem 75% da população desse país. Os Estados Unidos são o país em que vivem mais judeus: 5,64 milhões (cerca de 2,1% da população).


Os não-religiosos e ateus

Os não-religiosos são difíceis de contar porque muitos deles aparecem também como membros de alguma religião. No mundo deve haver cerca de 1,2 bilhão de não–religiosos e ateus. Há países, como China e Rússia, em que a maioria da população não tem religião.

Por: Roberto Braga Garcia

Fonte: http://www.coladaweb.com/religiao/maiores-religioes-do-mundo
INTERCEPTOR G5

Clique na imagem do Youtube abaixo para ir direto ao canal.
Inscreva-se: