20.2.19

Fotografias raramente vistas dão um vislumbre único da vida a bordo do Titanic pouco antes de afundar em 1912



O reverendo Francis Patrick Mary Browne (1880-1960) foi um ilustre jesuíta irlandês e um prolífico fotógrafo. Suas fotografias mais conhecidas são as do RMS Titanic e seus passageiros e tripulantes tiradas pouco antes de seu afundamento em 1912.

Em abril de 1912, ele recebeu um presente de seu tio: um bilhete para a viagem inaugural do RMS Titanic de Southampton, na Inglaterra, para Queenstown, na Irlanda, via Cherbourg, na França. Ele viajou para Southampton via Liverpool e Londres, embarcando no Titanic na tarde de 10 de abril de 1912. Ele foi reservado na cabine no. A37 no deck Promenade. Browne tirou dezenas de fotografias de vida a bordo do Titanic naquele dia e na manhã seguinte; ele fotografou o ginásio, a sala Marconi, o salão de jantar de primeira classe, sua própria cabine e os passageiros desfrutando de caminhadas nos decks Promenade e Boat. Ele capturou as últimas imagens conhecidas de muitos tripulantes e passageiros, incluindo o capitão Edward J. Smith, o gerente de academia TW McCawley, o engenheiro William Parr, o major Archibald Butt e vários passageiros de terceira classe cujos nomes são desconhecidos.

Durante sua viagem no Titanic, Browne foi ajudado por um casal milionário americano que estava sentado à sua mesa no salão de jantar de primeira classe do transatlântico. Eles se ofereceram para pagar seu caminho para Nova York e voltar em troca de Browne passar a viagem para Nova York em sua companhia. Browne telegrafou ao seu superior pedindo permissão, mas a resposta foi inequívoca: "SAIA DO NAVIO - PROVINCIAL".

Browne deixou o Titanic quando ela atracou em Queenstown e retornou a Dublin para continuar seus estudos teológicos. Quando a notícia do naufrágio do navio chegou até ele, ele percebeu que suas fotos seriam de grande interesse, e ele negociou sua venda para vários jornais e novos cartéis. Eles apareceram em publicações em todo o mundo. Browne reteve os negativos. Seu álbum mais famoso foi descrito como oÁlbum Titanic do Padre Browne .



Troncos sendo transportados a bordo do Titanic, 11 de abril de 1912.





Promenade deck do Titanic, depois de sair de Southampton e passando pela portuguesa RMSP Tejo, em 1912.





Mulher vendendo rendas irlandesas a bordo do Titanic, 11 de abril de 1912.





O Titanic em Portsmouth, 10 de abril de 1912.





Ginásio no Titanic, 1912.





Doug Spedden jogando no convés do Titanic, 12 de abril de 1912.





Sala de leitura e escrita a bordo do Titanic, 1912.





Primeiro camarote de classe do Padre Browne no Titanic, 1912.





Sala de jantar de primeira classe no Titanic, 1912.





Operador sem fio Harold Bride no trabalho na Sala Marconi no Titanic, 1912.





Malas e malas de correio sendo carregadas no Titanic em 11 de abril de 1912.





Inspecção de lâmpadas de sinalização a bordo de uma proposta utilizada para transportar passageiros para o Titanic, 1912.





Rebocadores 'Hector' e 'Neptune' cutucando a proa do Titanic para longe de uma colisão próxima, 1912.





Levantando a âncora pela última vez, o Titanic parte de Queenstown (Cobh), na Irlanda, às 13h55 do dia 11 de abril de 1912.





Última foto da TItanic saindo de Queenstown (Cobh), Irlanda em sua viagem inaugural para Nova York, 12 de abril de 1912.



(Fotos: Coleção Fr Browne SJ - UIG / The Bridgeman Art Library)
Fonte:https://www.vintag.es/2018/04/father-browne-titanic-photographs.html