Faraó Pepi II
Perfil do Faraó Pepi II
Pepi II, foi o faraó governante mais antigo do Egito e reinou 94 anos.
Período do histórico: Reino velho
Dinastia: 6ª dinastia
Antecessores: Pepi I & Merenre
Pais: Pepi I e a rainha Ankhenespepi II
Datas do seu reinado: 2246 - 2152 aC
Esposa Principal: Rainha Neith
Sucessor: Rei Merenre II
Fatos sobre o Rei Pepi II
Fato 1
Nome: Este faraó do antigo Egito também era conhecido como Pepy II, Pepi II, Phiops II ou Fiiops II.
Fato 2
História: O poder dos faraós e da família real estava em declínio à medida que os não-reis eram elevados a posições elevadas no governo e os sacerdotes se tornaram altamente influentes. Tumbas de autoridades judiciais rivalizavam com as dos reis, uma indicação de que a riqueza do Egito estava sendo transferida para as autoridades não reais.
Fato 3
História: Ele governou como o rei do Egito durante o período na antiga história egípcia conhecida como o Antigo Reino e foi um faraó da 6 ª dinastia de reis por direito de herança. Ele sucedeu Faraó Merenre, seu meio-irmão, ao trono do Egito.
Fato 4
Família: Seu pai era Pepi I e sua mãe era a rainha Ankhenespepi II.
Fato 5
Pepi II era menor quando ele conseguiu seu meio-irmão para o trono do Egito. Sua mãe, a rainha Ankhesenpepi II, a viúva do rei Pepi I, governou no papel de regente até que seu filho atingisse a maturidade.
Fato 6
Seu tio, o vizir Djau, era um firme defensor de sua irmã, a rainha Ankhenespepi II e seu filho mais novo, e conseguiu manter um governo estável. Este foi um fator importante, pois houve considerável intriga política e conspirações durante os reinados de governantes anteriores da 6ª Dinastia. Os Nomarchs (representantes regionais do faraó) também continuaram ganhando poder e influência.
Fato 7
Como Pepi II tinha apenas seis anos quando herdou o trono, ele precisava da proteção de sua família.
Fato 8
Família: Pepi se casou com sua irmã Neith, cujo status e título era a "princesa hereditária", "grande dos louvores" e "grande um dos hetes-scepter". Era aceitável que o faraó praticasse o incesto para reter a linhagem sagrada e divina. O filho de Pepi e Neith era Merenre.
Fato 9
Família: Os nomes de suas "esposas menores" eram Iput II, Ankhesenpepi III, Ankhesenpepi IV e Udjebten. Era aceitável que o rei do Egito praticasse a poligamia, o que significa que ele tinha mais de uma esposa ao mesmo tempo. Ter várias esposas ou concubinas permitiu que o faraó mantivesse a sua dinastia e assegurasse a linha de sucessão da sua família.
Fato 10
O governador do Alto Egito, no sul do país, se chamava Harkhuf. Este funcionário realizou várias expedições comerciais para a Núbia e terras além no sul da África. Suas expedições comerciais foram bem documentadas. Ele trouxe de volta bens de luxo, como incenso, ébano, óleos, peles de pantera e presas de elefante (marfim). Ele também apresentou pigmeus dançantes, que encantaram o menino-rei. O jovem rei ficou tão satisfeito com o pigmeu que enviou uma carta a Harkhuf, reproduzida em seu túmulo.
Todas as pirâmides de Gizé
Fato 11
Outro servo fiel do rei Pepi foi Pepi-Nakht, que atuou como um tipo de vice-rei na Núbia. Seu título era o "governador de lugares estrangeiros". Pepi-Nakht foi responsável pelas guarnições egípcias na Núbia e seu túmulo fornece detalhes de seu sucesso em esmagar uma rebelião núbia. Durante os conflitos, ele capturou chefes núbios e os levou para a residência do rei em Mênfis para pagar tributos e homenagear o faraó.
Fato 12
Cobre e turquesa foram extraídos em Wadi Maghareh, no sudoeste da Península do Sinai, e esses artigos valorizados aumentaram os cofres reais e ajudaram a subsidiar projetos de construção.
Fato 13
O alabastro foi extraído de Hatnub no deserto oriental. O alabastro era um bem valorizado e usado para estátuas.
Fato 14
O rei Pepi II também foi um construtor prolífico e empreendeu projetos de construção maciços, incluindo templos e pequenas pirâmides.
Fato 15
O rei Pepi II construiu seu complexo piramidal em Saqqara, que incluía uma grande pirâmide e três menores.
Fato 15
Seu complexo piramidal consistia de um templo mortuário e uma calçada (estrada elevada) levando a um Templo do Vale - veja o diagrama abaixo.
Fato 16
Como Pepi II perdeu o controle durante o seu longo reinado, seus gastos em projetos de construção saíram do controle.
Fato 17
O governo estava em tumulto, com funcionários rebeldes saindo da corte e ganhando poder como Nomarchs em suas próprias regiões.
Fato 18
O rei Pepi II morreu depois de seu longo reinado de 94 anos e foi enterrado em sua tumba de pirâmide em Saqqara.
Fato 19
Os gastos extravagantes de Pepi drenaram o tesouro do antigo Egito, o que acabou levando a um reino instável e resultaria no fim do período da história referido como o Antigo Império.
Fato 20
Ele foi sucedido por seu filho Merenre II, que apenas reinou brevemente como um faraó do Egito, como ele foi assassinado como resultado de uma conspiração. Sua esposa e irmã, a rainha Nitocris, exigiram uma terrível vingança contra seus assassinos e depois se suicidaram. Sua morte terminou a 6ª dinastia desta linhagem real de antigos reis egípcios.
Rei egípcio antigo - Pepi II Fact Sheet
Rei Pepi II e a 6ª Dinastia
O seguinte gráfico fornece os nomes dos reis e da linha de sucessão na 6ª Dinastia juntamente com um mapa do antigo Egipto.
6ª dinastia
Nome
Datas do reinado
King Teti 2323–2291 aC
Rei Userkare 2291 - 2289 aC
Rei Pepi I 2289-2255 aC
Rei Merenre I 2255–2246 aC
Rei Pepi II 2246-2152 aC
Rei Merenre II Datas Desconhecidas
Rainha Nitocris Datas Desconhecidas
Sucessão dos Reis
Aprender sobre os antigos egípcios e o rei Pepi II inspira a todos a visitar locais históricos e realizar viagens e passeios no Egito para experimentar as maravilhas desta terra mágica em primeira mão. Muitas pessoas optam por experimentar uma turnê pelo Egito em um cruzeiro no Nilo parando nos famosos destinos e locais do Egito, como as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. As informações e fatos sobre o Faraó Pepi II proporcionarão uma grande visão do Egito e do legado dos antigos egípcios.
Fonte: http://www.mummies2pyramids.info/pharaohs-kings/pepi-ii.htm