Esta é a história do único sobrevivente VW 39, um modelo de pré-produção projetado e fabricado pela Porsche em 1939.
Ferdinand Porsche e seu filho Ferry projetaram o VW 39 como uma versão mais rápida do Fusca de janela dividida , dando a ele um motor Type 64 do carro de corrida de Berlim-Roma.
O motor especial era apenas uma unidade de 1 litro com 32cv, mas com apenas 695kg para se movimentar, o VW 39 poderia atingir uma velocidade impressionante na velocidade máxima de 145 km / h.
O plano original da Porsche era produzir 50 exemplos dos 39, com Ferdinand e Ferry freqüentemente dirigindo o carro de e para a fábrica em Zuffenhausen , a fábrica da VW em Wolfsburg e Berlim.
No entanto, a Segunda Guerra Mundial começou e interrompeu o plano da Porsche. Apenas 14 exemplos do VW 39 foram produzidos em Zuffenhausen, cada um com um motor Porsche diferente . No final da guerra, 13 dos carros foram perdidos, além do número de chassi 1-00003.
O carro foi encontrado em ruínas em um estado muito triste após a guerra e depois vendido a um colecionador em 1948, que o pintou de cinza. Há cinco anos, o carro acabou nas mãos de Thomas König e Oliver Schmidt, os fundadores do Museu de Protótipos de Hamburgo.
A peça única da história da Porsche passou por uma restauração completa que durou mais de três anos. O carro retornou à sua condição original, com muitos componentes precisando ser especialmente fabricados à mão.
O único VW 39 do mundo agora se orgulha de seu brilhante acabamento Nitro Black, assim como no primeiro dia em que saiu dos portões da Zuffenhausen.
No entanto, a Segunda Guerra Mundial começou e interrompeu o plano da Porsche. Apenas 14 exemplos do VW 39 foram produzidos em Zuffenhausen, cada um com um motor Porsche diferente . No final da guerra, 13 dos carros foram perdidos, além do número de chassi 1-00003.
O carro foi encontrado em ruínas em um estado muito triste após a guerra e depois vendido a um colecionador em 1948, que o pintou de cinza. Há cinco anos, o carro acabou nas mãos de Thomas König e Oliver Schmidt, os fundadores do Museu de Protótipos de Hamburgo.
A peça única da história da Porsche passou por uma restauração completa que durou mais de três anos. O carro retornou à sua condição original, com muitos componentes precisando ser especialmente fabricados à mão.
O único VW 39 do mundo agora se orgulha de seu brilhante acabamento Nitro Black, assim como no primeiro dia em que saiu dos portões da Zuffenhausen.