17.9.20

Cicatrizes de Gordon, um escravo chicoteado da Louisiana, 1863

Embora fugitivos da escravidão procurassem e recebessem proteção nos campos da União já em maio de 1861, o Ato de Confisco de 1862 declarava formalmente que escravos que buscavam refúgio atrás das linhas da União deveriam ser considerados cativos de guerra e receber sua liberdade. Muitos desses escravos libertos, conhecidos como “contrabandos”, aderiram à luta sindical. Em março de 1863, um homem conhecido apenas como Gordon escapou da escravidão em uma plantação da Louisiana e, após uma jornada angustiante, encontrou segurança entre os soldados da União acampados em Baton Rouge. Antes de se alistar em um regimento negro, ele foi examinado por médicos militares, que descobriram cicatrizes horríveis em suas costas - o resultado de uma chicotada cruel de seu ex-supervisor. Esta fotografia documentando a condição de Gordon causou sensação quando chegou ao público e rapidamente se tornou uma das provas mais poderosas da brutalidade da escravidão. Como um jornalista declarou: “Esta fotografia do cartão deve ser multiplicada por 100.000 e espalhada pelos Estados Unidos. Ele conta a história de uma forma que nem mesmo a Sra. [Harriet Beecher] Stowe pode se aproximar, porque conta a história para os olhos. ” No Dia da Independência de 1863, logo após a Batalha de Gettysburg, o Harper's Weekly apresentou vários artigos sobre a ação recente em campo por tropas negras que lutavam pela causa da União, incluindo um relato da fuga de Gordon da escravidão e seu subseqüente serviço militar. Com base em fotografias, as imagens que acompanham o artigo documentam a metamorfose de Gordon de escravo fugitivo a soldado norte-americano, pontuada por uma visão de suas costas com cicatrizes horríveis. O sargento Gordon teria lutado bravamente no ataque da União a Port Hudson em julho de 1863, como parte da Guarda Nativa da Louisiana do general Benjamin F. Butler, um regimento composto inteiramente de recrutas negros livres. Nada mais se sabe sobre sua vida.

As costas de Gordon estavam profundamente marcadas pelas chicotadas de um feitor.

A famosa fotografia de “escravo chicoteado” retrata o escravo fugitivo Gordon expondo suas costas severamente chicoteadas para a câmera de dois fotógrafos itinerantes, William D. McPherson e seu parceiro, Sr. Oliver. Gordon havia recebido severas chicotadas por motivos não revelados no outono de 1862. Essa surra o deixou com horríveis vergões em grande parte da superfície das costas.

A forma incomum, mas comum, com que essas cicatrizes crescem para fora da pele é um certo tipo de tecido cicatricial denominado “queloide”. É causada por uma proteína excessiva chamada colágeno no tecido de cicatrização e aumenta o tecido. Pessoas de cor têm maior probabilidade de desenvolver cicatrizes quelóides.

Gordon escapou em março de 1863 da plantação de 3.000 acres (12 km2) de John e Bridget Lyons, que o mantinha e quase 40 outras pessoas na escravidão na época do censo de 1860.

Ao saber de sua fuga, seu mestre recrutou vários vizinhos e juntos eles o perseguiram com uma matilha de cães de caça. Gordon previra que seria perseguido e carregado com cebolas da plantação, que esfregou no corpo para tirar o cheiro dos cães.

Essa desenvoltura funcionou, e Gordon - suas roupas rasgadas e seu corpo coberto de lama e sujeira - alcançou a segurança dos soldados da União estacionados em Baton Rouge dez dias depois. Ele havia viajado aproximadamente oitenta milhas.

Pherson e seu parceiro, o Sr. Oliver, que estavam no acampamento na época, produziram fotos carte de visite de Gordon mostrando as costas. Durante o exame, Gordon é citado como tendo dito:“A dez dias de hoje deixei a plantação. O supervisor Artayou Carrier me chicoteou. Fiquei dois meses acamado por causa das chicotadas. Meu mestre veio depois que fui chicoteado; ele dispensou o supervisor. Meu mestre não estava presente. Não me lembro das chicotadas. Fiquei dois meses de cama, dolorido pelas chicotadas e meu sentido começou a vir - eu estava meio louco. Tentei atirar em todo mundo. Disseram isso, eu não sabia. Não sabia que havia tentado atirar em todo mundo; eles me disseram isso. Queimei todas as minhas roupas; mas não me lembro disso. Eu nunca fui assim (louca) antes. Não sei o que me fez vir assim (loucura). Meu mestre veio depois que fui chicoteado; me viu na cama; ele dispensou o supervisor. Eles me disseram que eu tentei atirar em minha esposa primeiro; Eu não atirei em ninguém; Eu não fiz mal a ninguém. Meu mestre é o capitão JOHN LYON, plantador de algodão, em Atchafalya, perto de Washington, Louisiana. Chicoteado dois meses antes do Natal.


Este famoso dos vergões em suas “costas machucadas” foi levado enquanto ele estava sendo equipado para um uniforme.

A fotografia das costas de Gordon chicoteado tornou-se uma das imagens de escravidão mais amplamente divulgadas de seu tempo, galvanizando a opinião pública e servindo como uma acusação silenciosa da instituição da escravidão. As costas desfiguradas de Gordon ajudaram a trazer os riscos da Guerra Civil à vida, contradizendo a insistência dos sulistas de que sua posse de escravos era uma questão de sobrevivência econômica, não de racismo.

Gordon ingressou no Exército da União como guia três meses depois que a Proclamação de Emancipação permitiu o alistamento de escravos libertos nas forças militares. Em uma expedição, ele foi feito prisioneiro pelos confederados; eles o amarraram, bateram nele e o deixaram para morrer. Ele sobreviveu e mais uma vez escapou para as linhas da União.


Gordon em 1863, logo após chegar a um acampamento do Exército da União em Baton Rouge, Louisiana.

Gordon logo depois se alistou em uma unidade da Guerra Civil das Tropas Coloridas dos EUA. Diz-se que ele lutou bravamente como sargento no Corps d'Afrique durante o Cerco de Port Hudson em maio de 1863. Foi a primeira vez que soldados afro-americanos desempenharam um papel de liderança em um ataque.

Não há mais registros indicando o que aconteceu com Gordon. No entanto, esta famosa imagem de suas costas chicoteadas continua viva como um poderoso testamento da brutalidade da escravidão e da bravura exibida por tantos afro-americanos durante este período sombrio da história dos Estados Unidos.


Fonte: https://rarehistoricalphotos.com/scars-of-gordon-whipped-louisiana-slave-1863/

12.9.20

Francis Drake




Nascido: c. 1540 em Tavistock, Devon, Inglaterra
Morreu: 27 de janeiro de 1596 (aos 56 anos) em Portobelo, Colón, Panamá
Nacionalidade: inglesa
Ocupação: capitão do mar, corsário, navegador, escravizador e político


Francis Drake foi um influente capitão do mar inglês, comerciante, explorador , político e corsário da era elisabetana. Ele completou a segunda circunavegação global de 1577 a 1580. Por isso, ele foi premiado com o título de cavaleiro pela Rainha Elizabeth I em 1581.
Primeiros anos

Francis Drake era o mais velho de doze filhos. Seu pai era um defensor ferrenho de Martinho Lutero, e sua família foi forçada a fugir para Kent da casa de sua família perto de Taverstock quando o futuro explorador tinha apenas oito anos de idade.

O jovem Francis Drake foi aprendiz de um capitão que negociava entre o Tamisa e os portos do Canal. Em 1563, Francis Drake embarcou em uma viagem ao continente africano como parte da tripulação a bordo do mesmo navio de seu primo.

Francis Drake e seu primo envolveram-se no comércio de escravos, o que acabou criando problemas com o governo e as autoridades espanholas. Francis Drake recebeu seu primeiro comando em 1567.
Raids

Francis Drake era um protestante forte e se via como um cruzado contra o império espanhol fortemente católico, que considerava corrupto. Ele empreendeu seu primeiro comando de navegação e ataques contra os espanhóis em 1572.

Em 1577, Francis Drake empreendeu uma série de ataques audaciosos contra os espanhóis e suas colônias. Ele temia que sua tripulação se tornasse desleal a ele e decapitou um deles. Em seguida, ele dispensou todos os seus oficiais de suas funções.
Explorações

Francis Drake navegou ao longo da costa mexicana e sul-americana, finalmente chegando à Califórnia e reivindicando as terras para a Rainha Elizabeth I. Navegando ao redor do Cabo da Boa Esperança e ao longo da costa africana, Francis Drake continuou suas explorações e incursões, enriquecendo bastante com sua façanhas. Drake finalmente voltou a um porto em Plymouth, Inglaterra, em 1580, sendo o primeiro inglês a navegar ao redor do mundo. Drake comprou a propriedade da Abadia de Buckland e foi eleito para a Câmara dos Comuns depois de ser nomeado cavaleiro por seus serviços ao Império Britânico.

Drake ainda não havia terminado. Ele empreendeu mais ataques marítimos contra os espanhóis a partir de 1584. Como segundo em comando da frota britânica em 1588, ele derrotou a poderosa Armada Espanhola na batalha de Gravelines.

O poderoso explorador foi um herói para os britânicos, mas foi considerado um mero pirata e bandido pelos espanhóis. No entanto, eles também temiam o poderoso homem britânico e o apelidaram de "El Draque" ou "O Dragão". Francis Drake morreu de disenteria no Panamá em 1596.

Como um tributo às façanhas e realizações de Francis Drake, uma réplica de um de seus navios, o Golden Hind, está em exibição na Inglaterra.

Daniel Boone




Nasceu em 22 de outubro de 1734 em Daniel Boone Homestead, Oley Valley, Berks County, Pensilvânia
Morreu: 26 de setembro de 1820 (aos 85 anos) na casa de Nathan Boone, Femme Osage Creek, Missouri
Nacionalidade: americana
Ocupação: Pioneiro, explorador, homem da fronteira
Famoso por: Exploração e colonização de Kentucky


Daniel Boone foi um pioneiro e explorador americano , mais conhecido por suas viagens no que hoje é o Kentucky. Sua jornada mais famosa aconteceu em 1775, quando ele estabeleceu a Estrada do Deserto através dos Apalaches. Isso teve sucesso apesar da oposição feroz de várias tribos nativas americanas. As façanhas ousadas de Boone e seu espírito de fronteira fizeram dele um dos primeiros heróis populares dos Estados Unidos.
Vida pregressa

Boone nasceu em uma cabana de toras em Exeter Township, Pensilvânia, em 2 de novembro de 1734. Seu pai era um emigrante inglês que trabalhava como tecelão e ferreiro. Como Daniel era o sexto filho da família, seus pais não podiam dar-lhe uma educação formal, embora ele aprendesse a ler. Seu pai deu-lhe um rifle quando ele tinha doze anos, e ele mostrou uma promessa imediata como lenhador. Aos 15 anos, ele administrava um negócio de caça na Carolina do Norte, onde agora morava sua família.

A primeira expedição de Boone foi no exército, sob o comando do general Edward Braddock, durante sua desastrosa campanha de 1755 na guerra franco-indiana. O próprio Boone quase perdeu a vida quando foi emboscado, mas usou suas habilidades de sobrevivência para sair vivo. No ano seguinte, ele se casou e se estabeleceu no Vale Yadkin. Boone parecia contente, criando seis filhos, mas ele finalmente começou a ansiar por um retorno à vida de aventuras que um dia desejou.
Expedições de Boone

A primeira expedição que Boone liderou foi uma viagem de caça relativamente curta ao longo do rio Big Sandy em Kentucky em 1767. Isso alcançou o condado de Floyd, mas dois anos depois Boone embarcaria em uma jornada mais longa e historicamente significativa. Com o cocheiro John Finley, um velho camarada do exército, ele liderou uma equipe de quatro outros homens para encontrar um caminho através das Montanhas Apalaches até a fronteira oeste da América. O grupo de Boone descobriu que havia uma trilha através do Cumberland Gap, que tinha o potencial de ser usada para viagens de assentamento.

Depois de abrir a nova Wilderness Road através da abertura, o oeste do Kentucky estava aberto para colonização. Em abril de 1775, Boone estabeleceu um forte em um novo assentamento de Kentucky, que ele chamou de Boonesborough. A natureza fortificada do assentamento era uma necessidade, já que algumas das tribos nativas da região eram conhecidas por serem hostis aos europeus. Mais tarde naquele ano, a família de Boone juntou-se a ele na nova aldeia, da qual ele próprio agora atuava como líder. Um número crescente de colonos também se instalou lá, permitindo que se tornasse um município substancial.
Vida posterior

A resistência de algumas tribos indígenas, em particular dos povos Cherokee e Shawnee, continuou por vários anos. No verão de 1776, a filha de Boone, Jemima, foi sequestrada. Ele temia pela segurança dela, assim como a de outras duas garotas que haviam sido sequestradas ao mesmo tempo, mas elas lhe disseram depois que ele as resgatou que haviam sido tratadas relativamente bem por seus captores. O próprio Boone foi ferido por arma de fogo no tornozelo durante um ataque em 1777, embora tenha se recuperado bem.

Em 1778, o Shawnee capturou Boone, embora ele tenha conseguido escapar rapidamente. No entanto, quando os colonos de Boonesborough lhe emprestaram dinheiro para comprar licenças de terra, ele foi roubado no caminho para fazê-lo. Isso causou fúria entre os colonos, alguns dos quais processaram. Após vários anos de deterioração das relações, em 1788 Boone mudou-se para Point Pleasant, na atual West Virginia. Ele serviu em funções militares e cívicas antes de se mudar novamente, desta vez para o Missouri. Aqui ele morreu aos 85 em 26 de setembro de 1820.

TUDO SOBRE A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA


Colonização da América Espanhola



A Colonização espanhola da América foi o período em que exploradores espanhóis colonizaram o continente americano. Esse período se iniciou com a chegada de Cristóvão Colombo às Antilhas em 1492.





Contexto Histórico

A partir do século XV, o comércio europeu se expandiu e impeliu várias nações europeias a investirem em políticas que tinham como objetivo aumentar o fluxo comercial, visando também o fortalecimento do estado econômico das novas monarquias nacionais.


Durante o período das grandes navegações, buscando encontrar novas rotas marítimas comerciais para expandir o comércio europeu, Cristóvão Colombo chegou à América em 1492, iniciando o processo de ocupação e colonização do vasto território recém-descoberto.


Aprenda mais detalhadamente sobre o que foram as Grandes Navegações.
Conquista e Colonização

A Espanha era caracterizadamente uma metrópole mercantilista, ou seja, as colônias eram utilizadas somente para exploração, não haveriam razões para a colonização se elas não fornecessem produtos que gerassem lucro.


Por esse motivo, a grande maioria das colônias espanholas (e portuguesas também) foram colônias de exploração, completamente dependentes das imposições de seus colonizadores.

Aprenda também sobre o que é Mercantilismo.

A base da economia espanhola eram os minérios obtidos na mineração de suas colônias, principalmente a prata e o ouro. A mineração foi a responsável pelo crescimento das outras atividades realizadas nas colônias, como a agricultura e a pecuária que eram utilizadas para o abastecimento daqueles que trabalhavam nas minas. Depois da queda da atividade mineradora, a agricultura e a pecuária se tornaram as atividades base de toda a América Espanhola.


Tendo conquistado, os espanhóis focaram em ocupar todo o território descoberto, buscando expandir o domínio dos reis às demais regiões e mercados, e também a expansão da fé católica através das missões jesuíticas.

Escravidão Indígena

A escravidão dos indígenas, em teoria, era proibida. Entretanto, os nativos eram levados de suas tribos e distribuídos entres os colonizadores em toda a colônia para trabalhar nas minas de extração.


Os espanhóis trouxeram consigo inúmeras doenças que eram então desconhecidas para os indígenas, e que fizeram um grande número de mortos, tais como:

Varíola;
Tifo;
Sarampo;
Gripes e etc.


Desta forma, os indígenas renderam-se aos colonizadores e grandes impérios foram destruídos por completo, como os Maias, Astecas e Incas.

Administração da América Espanhola

Para administrar o grande território recém-descoberto, os espanhóis desenvolveram os chamados Vice-Reinos, que iremos explicar mais detalhadamente.

Os Vice-Reinos criados eram diretamente ligados à Coroa espanhola: o Vice-Reino da Nova Espanha e o Vice-Reino do Peru. Também foram criadas a Capitania Geral de Cuba, Capitania Geral de Porto Rico e a Capitania Geral de Santo Domingo.


Todos esses territórios eram considerados como extensões do próprio reino da Espanha, que administrava a colônia da seguinte forma:

Casa de Contratação

Era o órgão responsável por registrar todos que se estabeleceram na América Espanhola, por anotar mercadorias, prover mapas para os pilotos de navegação e também eram responsáveis por exercer a justiça.

Conselho das Índias

Auxiliava o Rei a tomar decisões relacionadas aos seus domínios na América em termos de justiça, economia e inclusive durante a guerra.

Real Audiência

Eram os tribunais de justiça estabelecidos nos Vice-Reinos e que julgavam os crimes cometidos por seus habitantes.

Vice-Reinos e Capitanias Gerais


As reformas iluministas realizadas pelo rei Carlos III (1716-1788) no século XVIII, os vice-reinos foram divididos em quatro e foram criadas mais Capitanias Gerais, buscando encontrar uma forma de melhorar a administração colonial.

Vice-Reinos: territórios de grande extensão e população, eram os mais rentáveis para a Coroa espanhola. Estavam governados por um vice-rei. Eram eles: Vice-Reino da Nova-Espanha, Peru, Nova-Granada e Prata;
Capitanias Gerais: foram estabelecidas em zonas de maior conflito com a população indígena ou que eram alvo de ataques de piratas. Foram elas: Guatemala (que abarcava os atuais países de Guatemala, Honduras, El Salvador e Costa Rica), Cuba, Venezuela, Chile, Santo Domingo e Porto Rico.
Cargos Políticos nas Colônias Espanholas

As colônias eram administradas por funcionários nomeados pelo próprio Rei, eram ele:

Vice-Rei: era o cargo mais alto dentro desta estrutura e ocupado por um nobre ou fidalgo diretamente indicado pelo Rei. Possuía autoridade máxima e dele dependiam algumas Capitanias Gerais;
Capitão-Geral: título utilizado por quem estava à frente das Capitanias Gerais;
Governadores: auxiliavam o vice-rei ou o capitão-geral a administrar o território;
Cabildo: eram uma espécie de conselho formados pelos proprietários e homens de destaque da sociedade, inclusive o clero, e se reuniam num edifício de mesmo nome.
Economia das Colônias

No sistema colonial, os indígenas eram obrigados a pagar impostos aos colonizadores espanhóis em forma de trabalho ou produtos. Os colonizadores se depararam com grandes civilizações que tinham estruturas políticas e sociais complexas.


Os espanhóis empregaram inúmeras regras para aproveitar a mão de obra indígena, entre elas podemos destacar duas: a encomienda e a mita.

Encomienda

A encomienda era um regulamento que vigorava nos reinos de Castela e que foi trazida e adaptada na América Espanhola. Esse regulamento permitia a um fidalgo espanhol, chamado de encomendero, a cobrar impostos na forma de trabalho ou de bens materiais de uma determinada população indígena. Em troca, o encomendero deveria catequizar, cuidar e defender essa população.


Essas encomiendas passavam de geração em geração, mas não eram eternas. Os abusos feitos por inúmeros encomenderos levou diversas organizações religiosas a protestar perante o Rei.

Mita

A mita foi uma criação inca utilizada para garantir o trabalho dos indígenas para os interesses espanhóis. Ela consistiu em uma prestação de trabalho onde a população masculina auxiliava na construção de templos e outras obras, e em troca recebia proteção dos deuses incas.



Os colonizadores espanhóis se utilizaram dessa mesma prática em todo o território do Vice-Reino do Peru. Desta forma, a população indígena era protegida pelos espanhóis e também eram catequizados. Em troca, os índios trabalhavam das minas de extração.


Mesmo o trabalho nas minas sendo regularizado e, em tese, realizado apenas por três semanas, as duras condições de trabalho levaram muitos indígenas, que foram empregados nas minas como mão de obra, à morte.

Sociedade Colonial

A sociedade colonial na América Espanhola era dividida também pela cor da pele de cada um de seus integrantes. Ao longo do tempo, por conta das uniões inter-raciais, a origem dos habitantes se tornou mais importante que o “grau de mestiçagem”.

Chapetones

Eram a maneira como os espanhóis recém-chegados nas colônias eram chamados. Eles ocupavam posições altas como vice-reis, capitães gerais, governadores, bispos e arcebispos, ou superiores de várias ordens religiosas.

Criollos

Era a forma como os filhos de espanhóis que eram nascidos na América eram chamados. Eles não podiam ocupar posições altas, mas participavam do cabildo, e tinham uma posição social acomodada.


Os criollos exerciam várias atividades e eram profissionais como advogados, comerciantes, mas também encomenderos, exploradores de minas, fazendeiros, etc.


A palavra criollo, em espanhol, não representava uma pessoa de cor negra, mas indicava os brancos nascidos na América e não no Reino da Espanha.

Escravos

Eram negros e indígenas que foram escravizados eram utilizados como mão de obra, e forçados a trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, tabaco, cacau, algodão, dentre outros cultivos.

Independência da América Espanhola

O processo de independência das colônias na América Espanhola aconteceu entre 1808 e 1829. As revoltas eram inspiradas nos ideais iluministas, como no processo de emancipação dos Estados Unidos, e também na vontade de ficar livre das altas taxas cobradas pela Coroa Espanhola.


O sucesso na independência ocorreu depois de inúmeras guerras em todo território colonial. Os revolucionários ainda tiveram o apoio da Inglaterra, que estava interessada em novos mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas.


Após a independência, os Vice-Reinados e Capitanias-Gerais foram dissolvidos em inúmeros territórios e originaram diversos países como o Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Cuba, Santo Domingo, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, e México.

Vida no mar

Por Javier



Sofrimentos e misérias da vida dos marinheiros espanhóis na época dos descobrimentos.

Muitas são as aventuras e feitos incríveis que os marinheiros espanhóis realizaram ao longo da história. Mas esses fatos surpreendentes nunca foram suficientemente avaliados e explicados em detalhes. As incríveis dificuldades que enfrentaram e os terríveis sofrimentos que nossos marinheiros suportaram para realizar suas conquistas parecem inimagináveis ​​em nossos tempos.

Vamos contar com o maravilhoso livro de Magdalena De Pazzis Pi Corrales , “Tercios del Mar” , com a sua compilação completa de informação sobre a nossa marina na altura dos descobrimentos, bem como com artigos da revista de história “Desperta Ferro” .


A vida do marinheiro

Com a visão atual das condições básicas de vida, o dia a dia dos nossos marinheiros era simplesmente insuportável.

Generalizando, podemos dividir os navios da época em dois: com remos e sem remos. Parece uma divisão simplesmente técnica, mas ter um grupo de homens, em muitos casos acorrentados e a céu aberto, que usaram a sua força para aumentar a velocidade do navio, marca uma grande diferença em relação aos navios que só navegam.

Existem inúmeros testemunhos sobre as condições de vida insuportáveis ​​nas cozinhas; por exemplo, o do escritor eclesiástico Antonio de Guevara descrito em 1539, ou Tomás de la Torre, outro religioso que descreveu sua viagem entre Salamanca e o México entre 1544 e 1545. Também podemos ir para as Ordenações do Bom Governo da Armada de 1633, ou literatura da época, como Guzmán de Alfarache ou El Quijote.

Como foram os homens que embarcaram? Podemos classificá-los em controles e marinharia. A maioria dos comandantes tinha uma formação específica no seu ofício, ou com tradição familiar (pilotos, mestres, escriturários, etc.) da "arte da vela", como era chamada então. No entanto, os marinheiros ou "caboclos" eram de baixa extração, gente que só conseguia sobreviver (ou seja) dentro da profissão do mar. Um caso especial foram os escravos de galés, que podem ser divididos em “boias boas” ou profissionais da moda e “ralé”, condenados por crimes graves e capturados em ações de guerra. É preciso dizer que, para além das condições de vida no mar, os salários dos marinheiros e das "boas bóias" eram escassos e que em muitos casos tinham sérias dificuldades em serem cobrados.

Em geral, os marinheiros eram vistos com desprezo, medo e suspeita. Eram violentos, bebedores e com grande devassidão sexual. A sua vida “profissional” não ultrapassava os 40 anos, a menos que voltassem a ocupar o cargo de gerentes de nível médio (contramestre, copa, guarda, etc.).

O dia do marinheiro começou com a oração da manhã, o Pai Nosso e uma Ave Maria. Em seguida, foi retirada a ração do pão de ló (uma espécie de pão assado duas vezes para torná-lo mais resistente) e a água destinada a cada marinheiro. Em seguida, eles começaram suas próprias atividades: limpeza de conveses, conserto de velas, colocação de linhas e vários reparos. O trabalho dos barcos era muito árduo e tarefas como o manuseio das velas exigiam o máximo de coordenação. Ao meio-dia, o mordomo entregou as únicas rações quentes do dia. Os restos (desfeitos) foram transformados em sopa para o jantar naquela noite, provavelmente para que seu conteúdo não fosse visto. O final da tarde reduziu a atividade geral e mais tempo foi dedicado ao descanso, com música, leitura e jogos de cartas, cada um de acordo com seus interesses.

As necessidades de cada marinheiro e tropa eram feitas na popa, à vista de todos e sem qualquer privacidade.

Como podemos constatar, a alimentação dos integrantes dos barcos não era variada nem fresca e, em muitas ocasiões, escassa. Esta situação conduziu a uma infinidade de doenças, entre as quais o escorbuto era frequente.

Naturalmente, a vida dos escravos das galés era ainda mais monótona; acorrentados à sua bancada e com um esforço contínuo, desprotegidos das intempéries e com pouco descanso. A higiene simplesmente não existia e os escravos das galés viviam, dormiam e faziam suas necessidades no próprio banco. Qualquer ferida infeccionava rapidamente e a falta de nutrição adequada reduzia as chances de sobrevivência.

O fedor, sujeira, insetos e roedores que cercavam os escravos das galés eram tão insuportáveis ​​que fariam com que as tripas se transformassem em mais de um hoje.

Comida e água estragadas em viagens longas. Assim nos explica o cronista italiano Pigafetta sobre a viagem de Juan Sebastian Elcano:


“Os biscoitos que comiam já não eram pão, mas uma espécie de pó misturado a vermes que devoravam toda a substância, e com um cheiro insuportável devido à urina dos ratos. A água estava bagunçada e parecia xarope devido ao grande número de baratas podres que tinha. "

Os marinheiros, soldados e escravos das galés não eram os únicos ocupantes dos navios. As baratas eram muito abundantes, mas pouco controladas porque devoravam os percevejos, cujos bicadas, junto com as das pulgas e dos piolhos, torturavam a tripulação. Os ratos eram constantes e, em alguns casos, mordiam os dedos dos marinheiros. Nos portos, equipes especiais puderam reduzir a saturação dos navios na chegada de suas rotas, para evitar epidemias. Esses "clandestinos" eram especialistas em atacar comidas e bebidas do navio, que estragavam facilmente, gerando uma infinidade de doenças.

A vida em um navio era dura, com o convés atacado pelo sol escaldante ou pelo frio, e com porões de ar viciado e irrespirável, úmido e fétido. O porão era um submundo, muitas vezes com água até os tornozelos e escuridão insuportável, com tetos baixos que nos obrigavam a nos curvar. Cada tripulante teve aproximadamente 1,5 m2 de espaço para descanso. As galeras repousavam sob seus bancos, os marinheiros na baía e os soldados em locais chamados de "besteiros", espécie de mesa localizada entre cada banco de remadores.

A relação entre marinheiros e soldados nunca foi boa, pois os primeiros lutavam com um trabalho quase constante e os soldados com um tédio quase constante.

Cadeiras, banquinhos ou travesseiros eram objetos luxuosos que só podiam ser encontrados em galés reais ou outros navios de altíssima dignidade.

Nas galés, a porcentagem de distribuição aproximada do pessoal de remo era de 73% de escravos de galés, 7% de boias boas, 20% de escravos. Com o tempo, os punidos para as galés foram cada vez mais transferidos para os serviços em presidios e arsenais até sua eliminação como punição em 1803.

Antonio de Guevara resumiu a vida na galera assim:


É o privilégio de uma galera que todos os que nela entrem comam um pão-de-ló comum. Com a condição de que seja estofado com teia de aranha, e que seja preto, minhoca, rude, surrado e mal encharcado.

É um privilégio da cozinha que ninguém na hora das refeições peça água límpida, rala e fria, saudável e saborosa. Mas se contente, mesmo que não queira, em bebê-lo turvo, espesso, turvo, quente e insípido. É verdade que os muito dotados recebem licença do capitão para que na hora de beber com uma das mãos fechem o nariz e com a outra levem o copo à boca.

Conclui-se assim que, durante muitos anos, por mais elevados, generosos e extremos que sejam todos os seus privilégios e isenções, ainda afirmamos e nos conformamos com as palavras do nosso tema: é saber, que a vida na galera , Deus dê a quem quiser.


Referências:
Terços do mar . Magdalena de Pazzis Pi Corrales. Editora: The Sphere of Books
Revista Desperta Ferro nº 42 "a Grande Marinha e a companhia da Inglaterra"
Fonte: https://hispaniasails.com/es/la-vida-en-el-mar/

Almirante Tamandaré - Patrono da Marinha do Brasil


Almirante Tamandaré

Na sexta-feira, 13 de dezembro, será comemorado o Dia do Marinheiro, em homenagem à data natalícia de Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha brasileira, conforme dispõe o Aviso 3.322 de 4 de setembro de 1925, do então ministro da Marinha, almirante Alexandrino Faria de Alencar.

Joaquim Marques Lisboa nasceu na cidade de Rio Grande, então província do Rio Grande do Sul, em 13 de dezembro de 1807. Filho de português Francisco Marques Lisboa e da brasileira Eufrásia de Azevedo Lima. Seu pai foi segundo-tenente honorário da Marinha Real de Portugal, e exerceu na época a função de prático de navios no porto de Rio Grande.

Logo após a independência do Brasil, o governo brasileiro se viu obrigado a formar a sua própria Marinha de Guerra, e foi chamado para organizá-la, o almirante inglês Lorde Thomas Alexander Cochrane, que na ocasião prestava seus serviços ao governo do Chile. Dom Pedro I o nomeou primeiro-almirante da Armada brasileira. Com Cochrane vieram também vários oficiais britânicos, como William Parker, Thomas Sackville Crosbie, John Pascoe Grenfell, James Sheperd, John Taylor, Steven Clewley, e o irlandês Bartholomew Hayden.



Dom Pedro I

Almirante inglês Lorde Thomas Alexander Cochrane



Batismo de fogo

As tropas portuguesas que estavam sediadas na Bahia, sob o comando o Governador das Armas, general Inácio Luís Madeira de Mello, não aceitaram a independência brasileira, e resolveram reagir ao 7 de setembro de 1822. O governo imperial abriu o voluntariado para a nova Marinha, e muitos jovens se apresentaram. Entre eles estava um menino de apenas 15 anos de idade, Joaquim Marques Lisboa, que foi aceito como praticante a piloto em 4 de março de 1823.

No dia 30 de março de 1823, a esquadra imperial recebeu ordem para seguir para a Bahia, a fim de ajudar a sufocar a resistência, e expulsar as tropas portuguesas que se opunham a libertação do Brasil de Portugal. A 3 de abril, os navios levantaram âncora e partiram do Rio de Janeiro para Salvador. A fragata Niterói no qual o marques Lisboa foi designado só partiu em 29 de abril, depois de ter completado sua tripulação, sob o comando do capitão de fragata John Taylor. Este seria homenageado com uma rua, com seu nome no bairro do Ipiranga, na capital paulista.

Em 4 de maio, foi vista a esquadra portuguesa, que estava sob o comando do almirante João Felix Pereira de Campos, a bordo da nau capitânia D. João VI, que concebeu o plano de isolar a nau capitânia brasileira, a D. Pedro I, do resto da esquadra, deixando-a sozinha entre dois fogos, e assim destruí-la, antes que os demais navios pudessem intervir. Cochrane um uma audaciosa manobra em sua embarcação, diante da superioridade numérica dos portugueses, mandou abrir fogo, na tentativa de cortar a linha inimiga.

Alguns marujos portugueses que estavam a bordo do D. Pedro I, se recusaram em combater seus patrícios, e foram colocados em ferros, presos, por ordem do almirante Cochrane. A marinha lusitana aproveitando-se da escuridão evadiu-se. Foi o batismo de fogo de Joaquim Marques Lisboa. Em Salvador, seu irmão, Manoel Marques Lisboa, com as tropas imperiais brasileiras, sob o comando do militar francês, general Pierre Labatut, combatia as forças portuguesas em terra.

Pitanga

Manoel travou contato com a heroína do exército libertador, a alferes Maria Quitéria, que lhe sugeriu que juntasse ao seu nome o de uma fruta que muito o oficial saboreava: a pitanga. Quando as tropas de Madeira e a esquadra portuguesa abandonaram Salvador chegou ao fim à guerra pela independência, em 2 de julho de 1823, - hoje feriado estadual na Bahia -, o jovem Manoel Pitanga, entrou festivamente na capital baiana, a lado de Quitéria, com as forças brasileiras.

O comandante Taylor, não satisfeito com a fuga dos portugueses, resolveu perseguir o inimigo até as águas do Tejo na entrada de Lisboa, em Portugal, para espanto dos lusitanos. Somente em 16 de fevereiro de 1824, a Niterói retornou ao Rio de Janeiro, quase um ano após a partida. Marques Lisboa ao desembarcar, matriculou-se no primeiro ano da Academia Imperial da Marinha, então localizada no mosteiro de São Bento.

No dia 2 de julho de 1824, Manuel Carvalho Paes de Andrade proclamou a independência, de cunho republicano, da província de Pernambuco. Paes de Andrade convidou as demais províncias do então norte do Brasil (hoje nordeste) para que se unissem a Pernambuco e formassem a Confederação do Equador, mas nenhuma delas aderiu à revolta separatista, com a exceção de algumas vilas da Paraíba e do Ceará, sendo as vilas desse Estado, comandadas por Gonçalo Inácio de Loyola Albuquerque e Mello, mais conhecido por Padre Mororó.

O governo de D. Pedro I reagiu com o envio da esquadra brasileira. O almirante Cochrane se preocupava com a falta de oficiais subalternos nos quadros do pessoal que deveriam guarnecer os navios, e por sugestão de Taylor, resolveu levar para a sua capitânia, por sua competência, o jovem Marques Lisboa, então com 16 anos, e solicitou ao ministro da Marinha, Francisco Vilela Barbosa, o marquês de Paranaguá, sua liberação, mas este informou da impossibilidade de atendê-lo em face de um decreto que proibia o embarque de voluntário sem o curso da Academia Naval.

Nelson brasileiro

Cochrane lembrou ao ministro que ele e todos os seus oficiais deveriam ser também excluídos do quadro da Marinha brasileira, pois também não tinham o curso necessário. Não satisfeito com a resposta de Paranaguá, Cochrane foi pessoalmente a D. Pedro I para que ordenasse a embarque do jovem cadete em sua embarcação, e ainda disse ao imperador: "Aquele, senhor, há de ser o Nelson brasileiro. "Em alusão ao almirante inglês Horátio Nelson, herói da Batalha de Trafalgar contra as forças de Napoleão Bonaparte. Ele acabou permanecendo na Academia apenas 146 dias, e nunca mais retornaria aos bancos acadêmicos.

Em 2 de agosto de 1824, zarpava a nau capitânia D. Pedro I para o norte do Brasil, com Marques Lisboa a bordo, para sufocar a rebelião pernambucana. Seu irmão Manoel Pitanga, na patente de major estava em campo oposto, comandando os revoltosos na defesa do porto de Tamandaré, há um pouco mais de 100 km ao sul da cidade de Recife. Em um confronto com tropas legalistas, Manoel foi mortalmente ferido.

Joaquim Marques Lisboa ao regressar ao Rio de Janeiro foi efetivado em 22 de janeiro de 1826, no posto segundo-tenente, ao qual estava comissionado desde 2 de dezembro do ano anterior, durante a campanha em Pernambuco.

Primeiro comando

Logo após irrompeu a guerra entre o Brasil e as Províncias Unidas do Prata (hoje Argentina), esta ambicionava conquistar a província brasileira de Cisplatina (atualmente Uruguai). A bordo da barca-canhoneira Leal Paulistana, Marques Lisboa tomou parte no bloqueio ao inimigo no porto da capital argentina, e do sangrento combate de Corales, em 9 de fevereiro. No dia seguinte ao da vitória brasileira de Lara Quilmes, ocorrida em 30 de julho de 1826, o segundo-tenente Joaquim Marques Lisboa era nomeado comandante, com apenas 18 anos de idade, da escuna Constança, distinguindo-se durante os combates por sua calma, inteligência e bravura.

O jovem segundo-tenente logo seria convocado com outros comandantes da frota imperial, para conferenciar com o capitão-de-fragata James Sheperd, na corveta Duquesa de Goiás. Os platinos estavam acobertando navios piratas que atacavam a costa brasileira, e se refugiaram em Rio Negro, na Patagônia. Uma divisão naval do Brasil foi destacada para atacá-los. Chegando ao local não havia nenhuma embarcação inimiga, e foi resolvido ir a terra para caçar os corsários. No caminho os brasileiros foram surpreendidos por uma emboscada, sendo o primeiro morto o capitão Sheperd. De surpresa os inimigos desceram o rio e atacaram os navios brasileiros, matando seus poucos defensores, e tomando as embarcações. Naquele dia 7 de março de 1827, em terra, após feroz resistência, foram feitos prisioneiros os remanescentes da expedição, entre eles Marques Lisboa, sendo colocados a bordo do brigue Ana, a caminho de Rio Salado, em Santa Fé, ao norte de Buenos Aires, mas os brasileiros executaram um arrojado plano, e conseguiram tomar a embarcação, libertando os marujos, e partiram para Montevidéu, província de Cisplatina, aonde chegaram em 29 de agosto. Ele embarcaria novamente para a Patagônia a bordo da corveta Maceió, mas ela naufragaria antes de chegar ao seu destino. Foi promovido a 1º tenente por decreto de 12 de outubro de 1827.

Embarcou na fragata Príncipe Imperial em 19 de novembro de 1827. De retorno ao Brasil, passou a comandar a escuna Bela Maria em 29 de abril de 1828, subordinada à Divisão Naval, comandada pelo capitão-de-mar-e-guerra João Antônio de Oliveira Botas, o João das Botas, herói da guerra da Independência na Bahia. Destacado mais uma vez para ir ao Prata, um mês depois de assumir a escuna, em uma manhã, após dissipar a neblina, Marques Lisboa teve a sua atenção despertada por um brigue que se aproximava. Com uma luneta ele não teve dúvidas em divisar a bordo um dos mais celebres capitães argentinos, Tomas Domingos Espora. E partiu no encalço do inimigo, depois de esgotada a munição que trazia em seu barco, Espora se rendeu, entregando sua espada a Lisboa, na presença do comandante João das Botas. Ao ser libertado, tempos depois, Espora se comprometeu a não mais pegar em armas contra o Império brasileiro, e passou as mãos do jovem Lisboa, por seu espírito humanitário com o inimigo, a luneta do almirante William Brown, que o comandante argentino havia sido presenteado pelo famoso oficial, criador da Marinha de seu país, na batalha naval de Lara Quilmes, anos antes.

Em 27 de agosto de 1828, chegava ao fim o conflito na região do Rio da Prata, conquistando a província de Cisplatina sua independência, tornando-se a República Oriental do Uruguai. Marques Lisboa passou a servir a Divisão do capitão Jacinto Roque de Sena Pereira, como comandante da escuna Rio da Prata. A bordo dessa embarcação realizou o seu primeiro salvamento, auxiliando o brigue Brilhante, que navegava sob a bandeira das Duas Sicílias, sendo entregue os salvados a Alfandega de Buenos Aires, tendo recebido do governo do país vizinho os agradecimentos pelo seu ato.

As rebeliões

Do sul Marques Lisboa rumou para o norte do país, para combater a revolta militar ocorrida nas ruas de Recife, entre os dias 14 e 16 de setembro de 1831, quando soldados integrantes do batalhão 14, saquearam a cidade, fazendo fogo, pedindo a volta do ex-imperador D. Pedro I. Ao fim da rebelião o saldo foi de 500 mortos e a prisão de outros 800, sendo posteriormente transferidos para confinamento no arquipélago de Fernando de Noronha.

Meses depois, em 14 de abril de 1832, um novo movimento revoltoso irrompeu também em Pernambuco, e tinha o objetivo inicial à recondução de D. Pedro I ao trono brasileiro. A Abrilada como esse episódio ficou conhecido, surgiu entre os grandes comerciantes portugueses de Recife, e eram hostilizados pela população local após o 7 de setembro de 1822. Sob o comando do tenente-coronel Francisco José Martins e do major José Gabriel de Morais Meyer, foi iniciado um levante militar, que se estendeu por quase uma semana. O presidente da província Manoel de Carvalho Paes de Andrade, auxiliado por estudantes da Faculdade de Direito, conseguiu isolar os revoltosos em um bairro de Recife e no Forte de São João Batista do Brum. Os líderes do movimento conseguiram fugir e foram unir-se a seus aliados do interior.

Essas agitações do interior da província deram origem a Cabanada, uma revolta que agitou grande parte de Pernambuco e Alagoas entre 1832 e 1835. Embarcado na fragata Bahiana, Marques Lisboa em 26 de outubro de 1832 conseguiu confinar o líder revoltoso João Batista de Araújo em sua casa na praia de Barra Grande, e as tropas legalistas mataram em combate, outro líder dos insurretos, Antônio Timóteo de Andrade. Apesar da morte e da prisão dos principais lideres do movimento, a liderança da revolta passou para as forças populares, sendo o comandante geral Vicente de Paula, líder supremo dos Cabanos, que buscou apoio dos negros Papa-méis, que viviam evadidos nas matas. Uma das táticas eram os ataques aos engenhos de açúcar para libertar os escravos, e assim conseguir mais adesões à revolta. Apesar das forças legalistas sob o comando do coronel Joaquim José Luís de Souza, mesmo terem o número superior a seis mil homens, não conseguiram dominar os revoltosos pela força. A paz só foi assinada em novembro de 1835, após a mediação do bispo de Pernambuco D. João da Purificação Marques Perdigão, que se dirigiu ao interior da província, para se encontrar com Vicente de Paula, e assim colocar a termo a revolta nessa região.

Por aviso de 14 de fevereiro de 1834, Marques Lisboa passou a comandar o brigue Cacique, sendo obrigado a dar combate aos integrantes da Cabanada quando eclodiu no Pará essa revolta. O presidente da província, marechal Manoel Jorge Rodrigues, estava encurralado no palácio do governo, com oitenta voluntários e dezenas de refugiados. Coube a Lisboa realizar a evacuação de todos. Em 1836, Belém foi definitivamente ocupada pelas forças imperiais, refugiando os cabanos em Oeiras, sendo enviado o Cacique. Marques Lisboa resolveu comandar pessoalmente o ataque, colocando seus oficias no comando de pequenos barcos tripulados por voluntários. A reconquista de Oeiras foi o golpe de morte dado na Cabanada. Em 22 de outubro de 1836 foi promovido a capitão-tenente.

No ano de 1837 arrebentou na Bahia outra revolta, a Sabinada. Ele embarcou na corveta Regeneração para servir na Divisão Naval lá estacionada. Passou a comandar outra corveta, a Dezesseis de Março, na mesma data do nome da embarcação, no ano de 1838, e dela desembarcou pouco depois, em 18 de maio, ocasião de seu desarmamento. Quando se encontrava em Salvador, em companhia de seu colega o tenente Moreira Guerra, foi surpreendido com uma rebelião em terra, e ardilosamente conseguiram tomar uma canhoneira dos revoltosos, sem dar um único tiro, e foram ao encontro da esquadra imperial que se encontrava fundeada na Baia de Todos os Santos.

Seguiu viagem a bordo da escuna Legalidade para servir na esquadrilha do Rio Grande do Sul, por aviso de 22 de maio de 1838. No dia 10 de junho assumiu como comandante da canhoneira nº 13, da qual desembarcou doente em 12 de julho, e a bordo de um navio mercante foi para o Rio de Janeiro.

Casou em 19 de fevereiro de 1839, na Igreja de Nossa Senhora da Glória, com sua sobrinha Maria Eufrásia. Dessa união nasceram cinco filhos: três meninas e dois rapazes, estes mais tarde oficiais da Armada brasileira.

Passou a comandar o brigue Vinte e Nove de Agosto, em 1º de março de 1839, e estava patrulhando a costa do Rio Grande do Sul para impedir que a chamada República dos Farrapos fosse abastecida pelo mar, quando foi chamado para o Rio de Janeiro, de onde o mandaram com as forças navais, para norte do Brasil, para reprimir mais um movimento sedicioso, a Revolta dos Cabanos, agora surgido no Maranhão. Por decreto de 15 de maio de 1840, foi promovido a capitão-de-fragata, contando antiguidade de 2 de dezembro de 1839. Por sua atuação em contra a cabanagem foi lhe concedida, em 1841, por D. Pedro II, a Ordem do Imperial do Cruzeiro, no grau de Oficial.

Como comandante do brigue Três de Maio, seguiu mais uma vez para o norte do país, para dar combate à Balaiada, os sediciosos mais cruéis que registrou a história do Brasil. Tinha a chefia de Raimundo Gomes, a quem se juntou o célebre bandoleiro apelidado de Balaio.

O capitão-de-fragata Marques Lisboa, entrou em ação, levando a canhoneira nº 6 e a lancha Paraíba para defender Rosário, que Raimundo Gomes sitiava com seus homens. Sob o fogo cerrado dos canhões dos barcos, os insurretos debandaram com pesadas baixas. Esse movimento anárquico foi dominado pela pericia e coragem do coronel Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, auxiliado pela Marinha sob o comando de Joaquim Marques Lisboa.

Apresentou-se, vindo Maranhão, em 11 de junho de 1841, sendo nomeado comandante da corveta Dois de Julho em 17 de novembro do mesmo ano e para comandar as forças navais no Rio da Prata, em 18 de dezembro seguinte. Partindo do Rio de Janeiro na Dois de Julho e assumiu aquele comando em 10 de janeiro de 1842, deixando-o em 1º de outubro do mesmo ano. Passou a comandar o patacho Patagônia, e retornou à Corte, onde desembarcou por mostra de desarmamento em 22 de outubro do mesmo ano. Por um aviso dessa mesma data, embarcou na fragata Constituição, mas por motivo de doença desembarcou em 16 de janeiro de 1843.

Cruzador Barroso


Foi nomeado para comandar a corveta Bertioga em 21 de outubro de 1843, da região do Rio da Prata, de novo foi comandante da corveta Dois de Julho, em Montevidéu no dia 20 de setembro de 1844, de onde partiu, chegando ao Rio de Janeiro em 5 de novembro. Vinte dias depois assumiu o comando da Divisão Naval do Centro, embarcando na corveta D. Januária, da qual passou para a corveta D. Francisca, na Bahia, em 17 de janeiro de 1846. Foi exonerado em 2 de outubro, por haver sido abolida essa unidade militar. Durante sua permanência nessa província, fez um mapa hidrográfico da baía de Todos os Santos, trabalho que foi elogiado por seus superiores pelo Aviso de 10 de outubro. Desembarcou da corveta D. Francisca, no Rio de Janeiro, em 1º de dezembro de 1846. Pouco antes, em 14 de novembro, o imperador Pedro II havia lhe concedido à comenda de Oficial da Ordem da Rosa.

Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=354589

15 pandemias mais desastrosas que mudaram a história

É um fato conhecido que as pandemias mudam o curso da humanidade para sempre. Enquanto milhares morrem e as economias entram em colapso, conter o surto epidêmico representa um grande desafio para os governos em todo o mundo. Houve várias pandemias na história que levaram a mais mortes do que em guerras.

Aqui estão 15 das pandemias mais desastrosas desde os tempos pré-históricos, que levaram ao fim das civilizações .

1. Epidemia de Hamim Mangha



Crédito da imagem: Live Science

Uma epidemia na China há cerca de 5.000 anos destruiu uma aldeia inteira. Os corpos foram enfiados dentro de uma casa e depois queimados. Esqueletos de todas as idades, desde adultos até crianças, foram encontrados séculos depois em uma escavação arqueológica .

A vila, conhecida como 'Hamim Mangha', é um dos sítios pré-históricos mais bem preservados do nordeste da China. Estudos antropológicos indicam que a epidemia estourou rapidamente e as autoridades não tiveram tempo para enterros adequados. A aldeia estava abandonada.
2. Peste de Justiniano




Crédito da imagem: Listverse

A Peste de Justiniano chegou a Constantinopla em 541 DC. Veio do Egito pelo Mar Mediterrâneo. O Egito, naquela época, era uma terra recentemente conquistada que prestava homenagem ao imperador Justiniano em grãos. As pulgas infectadas com a peste pegaram uma carona em ratos pretos que se enfiavam nos sacos de grãos.

A doença dizimou Constantinopla inteira e logo se espalhou pela Europa, norte da África, Arábia e Ásia. De acordo com registros históricos, cerca de 30 a 50 milhões de pessoas morreram da peste Justiniana, que era então a metade da população mundial.
3. Peste ateniense



Crédito da imagem: The Atlantic

A peste ateniense estourou logo após o início da guerra entre Atenas e Esparta em 430 aC. Durou mais de cinco anos. Alguns registros históricos afirmam que o número de mortos foi de mais de 100.000.


O historiador grego Tucídides escreveu que pessoas com boa saúde foram repentinamente atacadas por inflamação e vermelhidão nos olhos e calores violentos na cabeça. Ele também afetou outras partes do corpo, como a língua e a garganta. Muitos historiadores acreditam que a epidemia foi exacerbada por causa da superlotação durante a guerra. Os atenienses se refugiaram atrás de uma série de "longas muralhas" que fortificaram sua cidade.
4. Peste Antonina



Crédito da imagem: tudo que é interessante

A Peste Antonina, que pode ter sido a varíola, matou mais de 5 milhões de pessoas em Roma de 165 a 180 DC. Acredita-se que tenha vindo com soldados romanos quando eles voltaram para casa após uma guerra contra os partas.

Acredita-se que a Peste Antonina foi a pior na lista de pandemias da história. Muitos historiadores acreditam que a praga contribuiu para o fim da Pax Romana, a era romana de paz de 27 aC a 180 dC. Foi a época em que o Império Romano estava no auge do poder.
5. Peste Negra



Crédito da imagem: National Geographic

A Peste Negra é amplamente considerada uma das mais desastrosas na lista de pragas da história. Atingiu a Europa em 1347 e ceifou mais de 200 milhões de vidas em menos de quatro anos.

Naquela época, as pessoas não tinham conhecimento científico de como conter a pandemia. Oficiais venezianos enviaram soldados recém-chegados à cidade portuária de Ragusa para quarantino (isolamento forçado) por 40 dias. Foi assim que a palavra 'quarentena' foi cunhada. Os soldados só foram autorizados a entrar na cidade depois de se revelarem não infecciosos.

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6. Grande Peste de Londres



Crédito da imagem: História hoje

Logo após a Peste Negra , Londres foi atingida pelo que hoje é chamado de Grande Peste. A praga reapareceu a cada duas décadas de 1348 a 1665, causando 40 surtos em três séculos. Cada novo surto matou pelo menos 20% da população de Londres. A Grande Peste de 1665 foi a última. Mais de 100.000 pessoas foram mortas em apenas sete meses. O entretenimento público foi banido e as vítimas foram confinadas à força em suas casas. Uma cruz vermelha foi pintada na casa dos afetados. Os mortos foram enterrados em valas comuns.
7. Grande Peste de Marselha



Crédito da imagem: Wikipedia

A Grande Peste de Marselha durou de 1720 a 1723. Ela estourou quando um navio de carga do Mediterrâneo oriental, chamado Grand-Saint-Antoine, atracou na cidade portuária. A praga atingiu a cidade antes que o navio fosse colocado em quarentena por roedores infectados pela praga. A pandemia se espalhou rapidamente em Marselha e nas cidades vizinhas. Aproximadamente 30 por cento da população de Marselha morreu na praga.
8. London Cholera




Crédito da imagem: ThoughtCo

Poucos países foram poupados pela bactéria altamente infecciosa da cólera. Transmitido por água contaminada com fezes que causa vômito e diarreia severa, o London Cholera de 1854 varreu a cidade. Isso gerou investigações epidemiológicas que ocorrem quando uma doença surge hoje.

Enquanto alguns cientistas suspeitavam que a bactéria do cólera estava no ar, o médico inglês John Snow acreditava o contrário. Ele mapeou o surto e descobriu que todos os afetados haviam recuperado água de uma bomba da Broad Street. Ele ordenou às autoridades que desligassem a alavanca da bomba e as pessoas parassem de ficar doentes.
9. Febre Amarela da Filadélfia



Crédito da imagem: Pennsylvania Center for the Book

A infecção viral tornou-se endêmica da África Subsaariana à América do Sul. Espalhada por mosquitos fêmeas, a doença ganhou esse nome porque transformava a cor da pele em um tom distinto de amarelo. A Febre Amarela, uma das piores pandemias nos EUA, se espalhou pela Filadélfia e suas áreas adjacentes, matando mais de 10% da população. Filadélfia era então a capital dos Estados Unidos.

Quando a epidemia estourou, a capital foi transferida para Washington. Ninguém sabia o que causou o surto. Alguns funcionários acreditaram erroneamente que os escravos eram imunes à doença. Os abolicionistas sugeriram recrutar pessoas de origem africana para cuidar dos doentes. Somente em 1900, pesquisadores do Exército dos EUA descobriram que os mosquitos transmitiam a febre.
10. Peste Russa



Crédito da imagem: Preparação para exames médicos

A Praga Russain estourou em Moscou em 1770. O terror de ficar em quarentena levou à violência com motins que eclodiram por toda a cidade. O arcebispo Ambrósio, que instava as multidões a não se reunir para o culto, foi morto nos distúrbios.

A imperatriz russa Catarina II, desesperada para conter a praga, aprovou um decreto apressado ordenando que todas as fábricas fossem retiradas de Moscou. Mais de 100.000 pessoas morreram quando a peste acabou, em 1772. Catherine lutou para restaurar a ordem, mesmo depois do fim da pandemia.

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11. Gripe Espanhola



Crédito de imagem: history.com

A gripe espanhola espalhou-se pelo mundo em 1918 e foi uma das piores pandemias da história. Teve origem aviária. Mais de 500 milhões de pessoas - um terço da população mundial foi infectada com o vírus. Causou 50 milhões de mortes em todo o mundo, incluindo 675.000 nos Estados Unidos. As vítimas do vírus apresentaram pulmões cheios de líquido, pneumonia grave e inflamação dos tecidos.

Acredita-se que o vírus tenha sido desencadeado por soldados que voltaram de suas funções na Primeira Guerra Mundial. O eminente microbiologista Terrence Tumpey, em 2005, descobriu que a gripe espanhola era um produto exclusivamente mortal que evoluiu da mistura de animais e pessoas.
12. Gripe Asiática



Crédito da imagem: The Scientist

Considerada uma das pandemias mais desastrosas da história, a gripe asiática começou na parte oriental da Ásia em 1957. A cepa específica do vírus da gripe foi detectada pela primeira vez em Cingapura em fevereiro de 1957. O vírus chegou a Hong Kong em abril daquele ano e logo alcançou as cidades costeiras dos Estados Unidos no verão de 1957. De acordo com estimativas conservadoras, mais de 1,1 milhão de pessoas morreram de gripe asiática em todo o mundo, incluindo 116.000 apenas nos Estados Unidos.
13. Gripe de Hong Kong



Crédito da imagem: The Irish Times

A gripe de Hong Kong de 1968 teve origem na China. Foi causada por um vírus influenza A e foi a terceira pandemia do século XX. Mais de um milhão de pessoas morreram em todo o mundo, com 100.000 apenas nos Estados Unidos.

Os cientistas acreditam que as raízes da gripe de Hong Kong estiveram na pandemia de gripe asiática de 1957. A primeira eclodiu por meio de um processo chamado "mudança antigênica", que teve pequenas alterações genéticas nos genes do vírus da gripe que levaram a uma alteração na superfície da hemaglutinina e proteínas neuraminidase. A mudança antigênica é a razão pela qual as pessoas são afetadas pela gripe mais de uma vez.
14. Gripe Suína de 2009



Crédito da imagem: Live Science

A gripe suína de 2009 se originou no México na primavera daquele ano antes de se espalhar para o resto do mundo. O vírus, em um único ano, infectou 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 575.400 pessoas foram mortas. O vírus afetou principalmente jovens e crianças. Cerca de 80 por cento das pessoas que morreram tinham menos de 65 anos, o que era incomum porque as mortes induzidas pela gripe ocorreram principalmente entre pessoas mais velhas. Mas este último parecia ter desenvolvido imunidade suficiente para combater o vírus.

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15. Coronavírus



Crédito da imagem: Organização Mundial da Saúde

O novo Coronavirus é o mais novo na lista de pandemias que já causou mais de 603.000 mortes em todo o mundo. As origens do vírus podem ser rastreadas até cepas da década de 1930. A recente onda do vírus se originou na China e rapidamente se espalhou por todo o globo. Uma vacina para o vírus ainda não foi descoberta, embora os testes ainda estejam em estágios avançados. O surto do vírus afetou economias em todo o mundo, com o comércio e o comércio quase paralisados.
Empacotando

A lista de pandemias da história parece não ter fim. Embora a frequência tenha diminuído com o tempo devido a pesquisas médicas e científicas avançadas, o surto de coronavírus provou que o pior está sempre por vir. Medidas de precaução podem salvar o dia de todos nós.

A vinda da família real para o Brasil: o embarque e a viagem da corte


1 Ataque frances em Portugal comandado pelo Gal Laborde t
Em agosto de 1807, as tropas francesas invadiram o norte de Portugal. A gravura retrata o confronto, vencido pelas forças anglo-lusas, ocorrido no dia 17 daquele mês. Água-forte de H. L. L'Évêque, 1813. Domínio público, Biblioteca Nacional de Portugal

A hesitação de D. João em cumprir as determinações de Napoleão fez com que se visse com o exército francês praticamente às suas costas. Sem saída, embarcou para o Brasil com a família real e a corte, cerca de dez mil pessoas da aristocracia e todo o Tesouro português. O embarque, realizado às pressas, como uma fuga, apenas um dia antes de as tropas napoleônicas ocuparem Lisboa, tirou a grandeza da ideia da transferência da corte.

Alguns historiadores, como Oliveira Lima, consideram que a vinda da corte para as terras americanas foi uma inteligente e feliz manobra política. Para ele, agindo assim, D. João "escapava de todas as humilhações sofridas por seus parentes castelhanos e mantinha-se na plenitude dos seus direitos, pretensões e esperanças. Era como que uma ameaça viva e constante à manutenção da integridade do sistema napoleônico". Entretanto, há aqueles que a veem como uma deserção covarde, não percebendo nela qualquer resquício de estratégia política.

O embarque de milhares de pessoas e seus pertences, em um dia bastante chuvoso, foi extremamente confuso, visto D. João ter se decidido em cima da hora. Todo um aparelho burocrático vinha para a colônia: ministros, conselheiros, juízes da Corte Suprema, funcionários do Tesouro, patentes do Exército e da Marinha e membros do alto clero. Baús com roupas, malas, sacos e engradados seguiam junto com as riquezas da corte. Obras de arte, objetos dos museus, a Biblioteca Real com mais de 60 mil livros, todo o dinheiro do Tesouro português e as joias da Coroa iam sendo colocados nos porões dos navios, bem como cavalos, bois, vacas, porcos e galinhas e mais toda a sorte de alimentos. Na manhã do dia 29 de novembro, a esquadra portuguesa finalmente partiu do Porto de Lisboa com destino ao Rio de Janeiro.O embarque da família real e da corte portuguesa para o Brasil no Cais de Belém, em novembro de 1807. Gravura (70 x 91 cm) do século XIX. Domínio público, Museu Histórico e Diplomático

A população de Lisboa assistia atônita a toda essa movimentação. Não podia acreditar que estivesse sendo abandonada pelo príncipe regente e demais autoridades, levando tudo o que estivesse à mão, deixando-a totalmente desamparada para enfrentar o exército de Napoleão. Lisboa estava um caos. Junot e sua tropa, apesar de bastante desfalcada, não tiveram problema para dominar a cidade, cuja população estava atordoada com o que consideravam uma fuga vergonhosa.

Mais tarde, no Rio de Janeiro, na nova sede do Reino, essa situação seria assim traduzida em versos populares:

"É chegado a Portugal
O tempo de padecer,
Se te oprime a cruel França
Sorte melhor hás de ter."
"Quem oprime os portugueses,
Quem os rouba sem ter dó?
É esta tropa francesa
De quem é chefe Junot."Primeira página do documento da Câmara com as ordens para a preparação do cerimonial de chegada de Sua Alteza Real ao Rio de Janeiro, o que incluía fixação de toldo na porta da Igreja do Carmo, música e serviço de refresco. Domínio público, Biblioteca Nacional Digital

A viagem foi difícil. Com os navios superlotados, não havia espaço para todos se acomodarem. Muitos viajaram com a roupa do corpo, pois nem tudo pôde ser embarcado, já que a capacidade dos navios há muito havia sido superada. A água e os alimentos foram racionados. A higiene era de tal forma precária que houve um surto de piolho nos navios, obrigando as mulheres a rasparem a cabeça, entre as quais a princesa Carlota Joaquina e as demais damas da família real e da corte.

Para complicar a situação, quando a esquadra portuguesa estava próxima da Ilha da Madeira, uma forte tempestade a dividiu, sendo que metade das embarcações, inclusive a que levava o príncipe regente, foi parar no litoral da Bahia. Preocupado em evitar maiores problemas, D. João ordenou que todos parassem no porto mais próximo antes de seguir viagem para o Rio de Janeiro. A esquadra portuguesa com o príncipe regente aportou, assim, em Salvador, em 22 de janeiro de 1808, após 54 dias de viagem.

Juan Ponce de León




Nasceu em 1474 em Santervás de Campos, Castela
Morreu: julho de 1521 (aos 47 anos) em Havana, Cuba
Nacionalidade: castelhana, espanhola
Ocupação: Explorador
Famoso por: Liderou expedição à Flórida


Juan Ponce de León foi um conquistador e explorador espanhol. Ele foi o primeiro europeu a descobrir e explorar a Flórida. Ele estabeleceu a primeira comunidade europeia em Porto Rico. O nome de Ponce de Leon está para sempre ligado à famosa lenda da Fonte da Juventude, que se pensava estar localizada na Flórida.
Primeiros anos

Acredita-se que seu local de nascimento tenha sido Santervás de Campos, uma pequena vila em uma área hoje chamada Valladolid, uma província espanhola. Muitos historiadores, no passado, acreditam que ele nasceu em 1475, mas evidências mais recentes revelam que ele provavelmente nasceu um ano antes, em 1474. A identidade de seus pais continua a ser desconhecida, mas este famoso explorador pode ter sido descendente de um família nobre influente e muito distinta.

Quando era jovem, Juan Ponce de León serviu como escudeiro de Pedro, membro da família Núñez de Guzmán, uma figura importante no exército. Hoje, pode acreditar que ele se tornou um soldado muito experiente, lutando em várias campanhas espanholas contra os mouros.
Hispaniola

Depois de lutar, ele se juntou à segunda viagem que Cristóvão Colombo estava fazendo em setembro de 1493 para Hispaniola. A frota chegou ao Caribe em novembro de 1493. Eles pararam em várias ilhas antes de ir para seu destino principal em Hispaniola.

Os historiadores não estão de acordo sobre exatamente o que ele fez nos anos seguintes. Muitos acreditam que ele voltou para a Espanha em um determinado momento e depois voltou para Hispaniola com o homem que se tornaria o governador da ilha, Nicolás de Ovando. Em 1502, Nicolás de Ovando, recebeu uma ordem do rei da Espanha para subjugar os nativos Taínos. Ponce de León desempenhou um papel importante em deter a rebelião de Taínos em 1504.
Porto Rico

Em 1508, ele recebeu permissão para explorar a ilha de San Juan Bautista, agora chamada de Porto Rico. Essa jornada começou em julho de 1508 e lá ele construiu uma casa fortificada e um depósito que foi o primeiro assentamento europeu em Porto Rico. Ele passou muito tempo procurando ouro. No início de 1509, ele voltou para Hispaniola.

Esta expedição foi considerada um grande sucesso. Ovando então nomeou Ponce de León governador de San Juan Bautista e esta nomeação também foi confirmada pelo rei da Espanha em agosto de 1509. Juan Ponce de León foi instruído a expandir o assentamento e continuar seus esforços de mineração de ouro. Ele voltou para a ilha com sua esposa, Leonora, e seus quatro filhos. Ponce de León mandou construir uma casa de pedra para a sua família e hoje, esta casa ainda se encontra perto de Salvaleón de Higüey.
Flórida

Mais tarde, ele recebeu o direito de encontrar e tomar a ilha de Bimini nas Bahamas enquanto estava em busca da fonte da juventude. Ele deixou Porto Rico em março de 1513, com três navios, o San Cristobal, Santiago e Santa Maria, junto com duzentos homens.

Eles desembarcaram na costa leste da Flórida em abril de 1513. Ele chamou essa área de “Pascua de Florida” ou “festa das flores” porque encontraram a terra no Domingo de Ramos. Ponce de León reclamou o território para a Espanha. Em seguida, ele voltou para a Espanha e o rei da Espanha nomeou-o capitão-geral em setembro de 1514. Mais uma vez, ele navegou de volta a Porto Rico para encontrar Bimini.
Última Expedição

Em 1521, Ponce de León voltou para a Flórida, desta vez para a costa sudoeste, perto do rio Caloosahatchee. A tripulação foi atacada por muitos bravos da Calusa e Juan Ponce de León ficou ferido. Muitos historiadores acreditam que uma flecha envenenada atingiu sua coxa. Após este ataque, Ponce de León e seus colonos navegaram de volta para Havana, Cuba, onde ele morreu ferido. Ele foi então sepultado em Porto Rico, em uma cripta na Igreja de San José. Em 1836, os restos mortais de Ponce de León foram exumados e transferidos para a Catedral de San Juan Bautista em Porto Rico.

Bartolomeu Dias




Nascido: c. 1451 no Algarve, Reino de Portugal
Morreu: 29 de maio de 1500 (com idade entre 48 e 49) no Cabo da Boa Esperança
Nacionalidade: portuguesa
Ocupação: Navegador e explorador
Famosa por: primeiro europeu a navegar ao redor da ponta mais meridional da África


Bartolomeu Dias foi um explorador português . Ele foi o primeiro homem a contornar o Cabo da Boa Esperança. Dias só iniciou as viagens que o tornaram famoso na casa dos trinta.
Viagem para o Cabo

Tudo o que se sabe da vida de Dias antes do tempo de explorador é que era responsável por alguns armazéns de D. João II. Além disso, ele havia feito apenas uma única viagem a bordo de um navio de guerra. Em algum momento de 1486, no entanto, o rei o encarregou de liderar uma expedição para descobrir uma rota marítima para a Índia. Com uma pequena frota de três navios, Dias zarpou em agosto do ano seguinte. A festa seguiu num primeiro momento o percurso descoberto alguns anos antes por Diogo Cão, que desembocava onde hoje é a Namíbia.

Depois de parar em vários portos africanos com presentes de metais preciosos e garantias de amizade aos povos nativos, os navios de Dias foram levados para o mar por uma tempestade. No entanto, ele havia recebido do rei um mapa veneziano que mostrava que o Oceano Índico ficava a leste da África, e isso o encorajou a virar para o sul. Como o partido se dirigia para um território totalmente desconhecido, Dias estava efetivamente apostando a vida de seus homens na mudança de rumo. No entanto, em fevereiro de 1488, uma terra foi avistada.
O extremo sul da África

O desembarque ficava a algumas centenas de quilômetros a leste do Cabo, mas havia pouco tempo para explorar enquanto os homens da tribo atacavam com pedras. Por fim, um dos homens de Dias matou um membro da tribo, após o que a resistência cessou. Embora Dias quisesse avançar ao longo da costa, a comida estava acabando e a ameaça de motim pairava no ar. Por fim, chegou-se a um acordo de que no máximo mais três dias de navegação seriam permitidos. Isso os levou a Kwaaihoek no Cabo Oriental, que provou ser a extensão oriental de suas viagens.

Durante a viagem de volta, Dias viu o extremo sul da África. Ele o chamou de Cabo das Tempestades. Ele escolheu o nome para a mistura traiçoeira de fortes correntes e frequentes tempestades que se combinavam na área. Ao chegarem a casa, uma grande multidão saudou os exploradores quando estes chegaram a Lisboa.
Rescaldo

Apesar das conquistas de Dias, o rei ficou infeliz por não ter conseguido encontrar Pêro da Covilhã, um agente secreto estacionado na Índia. Ele ordenou que a capa que o explorador havia nomeado deveria ser chamada de Cabo da Boa Esperança. O próprio Dias, agora desfavorecido, viveu algum tempo no centro comercial português da Guiné. Depois disso, o novo rei, Manuel I, enviou-o para supervisionar a construção naval da expedição de Vasco da Gama . Dias acompanhou da Gama até Cabo Verde e depois regressou à Guiné.

Após o sucesso da viagem da Gama, Manuel reuniu uma grande frota e enviou-a para a Índia sob o comando de Pedro Álvares Cabral. O próprio Dias foi encarregado de quatro navios, que viajaram primeiro para o Brasil, chegando-lhe em março de 1500. De lá, foi feito um rumo para a África do Sul e depois para a Índia. Dias, porém, nunca mais veria a terra que tanto procurava alcançar. Em maio, quando os navios dobraram o Cabo, quatro dos 13 navios afundaram-se por causa de uma tempestade, estando Dias entre os que se afogaram.

Explorador: Ibn Battuta




Nascido em: 25 de fevereiro de 1304 em Tânger, Marrocos
Morreu: 1369 (na idade de 64-65) no Marrocos
Nacionalidade: marroquina
Ocupação: Explorador
Famosa por: explorar o mundo islâmico


Ibn Battuta foi um explorador marroquino que viajou extensivamente por todo o mundo conhecido. Seus relatos de suas façanhas foram publicados em um livro conhecido simplesmente como Journey . Suas viagens duraram três décadas, durante as quais ele visitou muitas partes da África, Ásia e Europa. Ao todo, ele percorreu uma distância cerca de três vezes maior que Marco Polo , que viveu quase na mesma época. Como tal, Ibn Battuta é considerado um dos grandes exploradores do período medieval.
Vida pregressa

Ibn Battuta nasceu em uma família berbere em Tânger e recebeu uma educação com forte componente legal. No final de sua infância, ele estava pronto para realizar a peregrinação a Meca. Ele partiu para Meca quando tinha 21 anos em 1325. Depois de chegar a Meca no ano seguinte, tendo seguido uma rota que percorria a Síria e o Egito, ele foi atingido pela sede de viagens. Depois de cumprir suas obrigações religiosas, ele viajou para as regiões ocidentais da Pérsia e do Iraque, antes de retornar a Meca, onde morou e estudou por três anos.

Sua próxima viagem foi por mar. Ibn Battuta viajou para o Iêmen ao longo da costa do Mar Vermelho. Ele então fez paradas em Aden e Mogadíscio, bem como em vários entrepostos comerciais no Chifre da África. Sua viagem de retorno o trouxe de volta a Meca em 1332, mas não antes de visitar Omã e outras partes do Golfo Pérsico. Desta vez, ele não ficou muito tempo em Meca, em vez disso viajou para a Anatólia e fez visitas às ordens religiosas turcas e encontrou-se com governantes locais.
Explorando mais longe

A essa altura, Ibn Battuta era um viajante bem experiente e sua próxima jornada provou ser a mais longa até agora. Ele navegou sobre o Mar Negro para ver as terras da Horda de Ouro na Crimeia, fazendo uma visita ao Cáucaso para encontrar o próprio cã. De lá, ele fez outra viagem para a capital da Horda em Sarai, antes de cruzar as terras a leste do rio Volga. Ele passou algum tempo no Afeganistão e na Transoxiana, finalmente alcançando o vale do Indo.

Ao chegar a Delhi, Ibn Battuta permaneceu lá por quase uma década, trabalhando como juiz. Em 1342, ele finalmente deixou a cidade e explorou as regiões centrais da Índia antes de seguir pela costa do Malabar até as ilhas Maldivas. Sua próxima viagem foi ainda mais longa, passando pela ilha do Ceilão antes de seguir para Sumatra. De lá, ele foi para a China e passou um curto período viajando por lá. No final dos anos 1340 e no início dos anos 1350, ele viajou quase sem parar. Sua jornada final o levou através do Deserto do Saara até o Níger.
Legado de suas viagens

Chegando em casa em 1354, Ibn Battuta trabalhou na Jornada, que foi concluída no ano seguinte. Existem apenas evidências fragmentárias dos últimos anos de sua vida, embora ele seja conhecido por ter atuado como um juiz marroquino. Após sua morte em 1369, o livro de suas viagens caiu no esquecimento, e foi somente no século 19 que partes dele foram impressas. Mais detalhes foram redescobertos pelos franceses na década de 1830, durante a ocupação da Argélia. Após a publicação de uma edição conjunta árabe-francesa em 1853, a reputação de Ibn Battuta como um dos maiores exploradores da história foi revivida e seu legado está agora seguro.

Heródoto Historiador grego

Heródoto , (nascido em 484 AC ?, Halicarnasso, Ásia Menor [agora Bodrum , Turquia]? - morreu c. 430–420), autor grego da primeira grande narrativahistória produzida no mundo antigo, oHistória das Guerras Greco-Persas .


Os estudiosos acreditam que Heródoto nasceu em Halicarnasso , uma cidade grega no sudoeste da Ásia Menor que estava então sob domínio persa. As datas precisas de seu nascimento e morte são igualmente incertas. Acredita-se que ele tenha residido em Atenas e conhecido Sófocles e depois partido para Thurii , uma nova colônia no sul da Itália patrocinada por Atenas. O último acontecimento aludido em sua História pertence a 430, mas não se sabe quando depois ou onde morreu. Há boas razões para acreditar que ele esteve em Atenas, ou pelo menos na Grécia central, durante os primeiros anos da Guerra do Peloponeso , em 431, e que sua obra foi publicada e conhecida lá antes de 425.

Heródoto era um grande viajante. Sua longa perambulação cobriu grande parte do Império Persa: ele foi para o Egito , pelo menos até o sul como Elefantina (Aswān), e também visitou a Líbia , Síria , Babilônia , Susa em Elam , Lídia e Frígia . Ele viajou até o Helesponto (agora Dardanelos ) para Bizâncio, foi para a Trácia e a Macedônia e viajou para o norte para além do Danúbio e para Cítia a leste ao longo da costa norte do Mar Negro até o rio Done um pouco mais para o interior. Essas viagens teriam levado muitos anos.

Heródoto, escultura.Arquivo / Biblioteca do Congresso de Carol M. Highsmith, Washington, DC (LC-DIG-highsm-02111)


Estrutura E Alcance Da História

O assunto de Heródoto em sua História é oguerras entre a Grécia e a Pérsia (499-479 AC ) e suas preliminares. Como sobreviveu, a História está dividida em nove livros (a divisão não é do autor): os Livros I – V descrevem o pano de fundo das Guerras Greco-Persas; Os livros VI a IX contêm a história das guerras, culminando em um relato da invasão da Grécia pelo rei persa Xerxes (Livro VII) e as grandes vitórias gregas em Salamina , Platéia e Mycale em 480-479 AC . Existem duas partes na História, sendo uma delas a narrativa sistemática da guerra de 480-479 com suas preliminares de 499 em diante (incluindo a revolta jônica e aBatalha de Maratona no Livro VI), sendo a outra a história do crescimento e organização do Império Persa e uma descrição de sua geografia, estrutura social e história.
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Estudiosos modernos discordam sobre se Heródoto, desde o início, tinha esse arranjo em mente ou se havia começado com um esquema para apenas uma parte, seja uma descrição da Pérsiaou uma história da guerra e, em caso afirmativo, com a qual. Uma opinião provável é que Heródoto começou com um plano para a história da guerra e que mais tarde decidiu fazer uma descrição do próprio Império Persa. Pois um homem como Heródoto era obrigado a se perguntar o que significava a força de invasão liderada pelos persas. Heródoto ficou profundamente impressionado não só com o grande tamanho do Império Persa, mas também com a natureza variada e poliglota de seu exército, que ainda estava unido em um único comando, em completo contraste com as forças gregas com suas divisões políticas e comandantes disputantes, embora os gregos compartilhassem uma língua, religião e forma de pensamento comuns e o mesmo sentimento sobre o que eles estavam lutando. Essa diferença precisava ser explicada aos leitores e, para isso, ele descreve o império.

Uma ligação lógica entre as duas seções principais pode ser encontrada no relato do Livro VII da marcha para o oeste de O imenso exército de Xerxes de Sardis ao Helesponto a caminho da travessia da ponte de barcos para a Grécia propriamente dita. Primeiro vem uma história da arrogância e petulância de Xerxes , seguida por outra de sua crueldade selvagem e autocrática, e então vem uma longa descrição detalhada dos diferentes contingentes militares do exército marchando como se estivessem em desfile, seguida por uma enumeração detalhada de todos os elementos nacionais e raciais na enorme força de invasão.

Heródoto descreve a história e as partes constituintes do Império Persa nos Livros I-IV. Seu método no relato do império é descrever cada divisão dele não em uma ordem geográfica, mas como cada uma foi conquistada pela Pérsia - pelos sucessivos reis persas Ciro , Cambises e Dario . (A única exceção a esse arranjo é Lídia, que é tratada no início da história não porque foi conquistada pela primeira vez, mas porque foi o primeiro país estrangeiro a atacar e vencer as cidades gregas da Ásia Menor.)

A primeira seção do Livro I, a história e descrição da Lídia e sua conquista pelos persas, é seguida pela história do próprio Ciro, sua derrota dos medos e uma descrição da própria Pérsia, seu ataque aos massagetas (no nordeste , em direção ao Cáspio), e sua morte. O Livro II contém a sucessão de Cambises, filho de Ciro, seu plano para atacar o Egito e um relato imensamente longo dessa terra única e sua história. O Livro III descreve a conquista do Egito pelos persas, o fracasso de suas invasões ao sul ( Etiópia) e oeste; a loucura e a morte de Cambises; as lutas pela sucessão na Pérsia, terminando com a escolha de Dario como o novo rei; a organização do vasto novo império por ele, com alguns relatos das províncias mais distantes, tão a leste quanto Báctria e noroeste da Índia; e as revoltas internas reprimidas por Dario. O livro IV começa com a descrição e a história dos povos citas , do Danúbio ao Don, que Dario propôs atacar cruzando o Bósforo , e de suas terras e do mar Negro.

Em seguida, segue a história da invasão persa da Cítia, que trouxe consigo a submissão de mais cidades gregas, como Bizâncio; do ataque simultâneo dos persas do Egito à Líbia, que havia sido colonizada por gregos; e a descrição desse país e sua colonização. O Livro V descreve outros avanços persas na Grécia propriamente dita do Helesponto e a submissão da Trácia e da Macedônia e muitas outras cidades gregas ao poder persa, então o início da revolta das cidades gregas da Jônia contra a Pérsia em 499, e assim para o principal sujeito de todo o trabalho.

FATOS RÁPIDOS
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FLORESCEUc. 484 AEC - c. 420 aC
Halicarnasso? , Turquia?
ASSUNTOS DE ESTUDO
Egito
Grécia
Guerras Greco-Persas
Pérsia



Método De Narração

Este breve relato da primeira metade da História de Heródoto não apenas esconde sua infinita variedade, mas é positivamente enganoso, na medida em que sugere uma descrição geográfica, sociológica e histórica direta de um império variado. A estrutura da História é mais complexa do que isso, assim como o método de narração do autor. Por exemplo, Heródoto não tinha necessidade de explicar a geografia, costumes ou sistemas políticos gregos aos seus leitores gregos, mas ele desejava descrever a situação política em épocas relevantes de muitas cidades gregas mais tarde envolvidas na guerra. Ele conseguiu isso por meio de digressões habilmente elaboradas em sua narrativa principal. Ele, portanto, descreve as ações deCreso , o rei da Lídia, que conquistou os gregos da Jônia continental, mas que por sua vez foi subjugado pelos persas, e este relato leva Heródoto a uma digressão sobre a história passada dos jônios e dórios e a divisão entre os dois gregos mais poderosos cidades, a Atenas Jônica e a Esparta Dórica . O complexo desenvolvimento político de Atenas no século 6 AC é abordado, assim como o caráter conservador dos espartanos. Tudo isso, e muito além disso, parte dele apenas incluído por causa do interesse pessoal de Heródoto, ajuda a explicar as posições desses estados gregos em 490, o ano doBatalha de Maratona , e em 480, ano em que Xerxes invadiu a Grécia .

Uma característica importante e, de fato, notável da História de Heródoto é seu amor e dom por narrar a história da maneira do contador de histórias (que não é diferente de Homero ). Nesse sentido, ele insere em sua narrativa não apenas contos divertidos, mas também diálogos e até mesmo discursos de protagonistas históricos, dando início a uma prática que persistiria ao longo do percurso da historiografia no mundo clássico.

Perspectiva Da Vida

A história de Creso no Livro I dá a Heródoto a oportunidade de prenunciar , por assim dizer, na conversa de Creso com Sólon o significado geral da história das Guerras Greco-Persas e, portanto, de toda a sua História - que grande prosperidade é "um escorregadio coisa ”e pode levar à queda, mais particularmente se for acompanhada de arrogância e loucura como era em Xerxes. A história da invasão da Grécia por Xerxes é uma ilustração clara da moralponto de vista aqui; uma guerra que por todo o raciocínio humano deveria ter sido vencida foi irremediavelmente perdida. Para Heródoto, a velha moral “o orgulho vem antes da queda” era uma questão de observação comum e foi comprovada pelo maior acontecimento histórico de seu tempo. Heródoto acredita na retribuição divina como uma punição da impiedade, arrogância e crueldade humanas, mas sua ênfase está sempre nas ações e no caráter humanos, e não nas intervenções dos deuses, em suas descrições dos eventos históricos. Essa abordagem fundamentalmente racionalista foi uma inovação histórica na historiografia ocidental.

Qualidades Como Historiador

Heródoto era um grande viajante com olho para os detalhes, um bom geógrafo, um homem com um interesse incansável pelos costumes e a história passada de seus concidadãos, e um homem da mais ampla tolerância, sem preconceitos pelos gregos e contra os bárbaros . Ele não era ingênuo nem facilmente crédulo. É essa qualidade que torna a primeira metade de sua obra não apenas tão legível, mas de grande importância histórica. No segundo semestre, ele está em grande parte, mas não apenas, escrevendo história militar, e é evidente que ele sabia pouco sobre assuntos militares. No entanto, ele entendeu pelo menos um aspecto essencial da estratégia da invasão de Xerxes, a dependência dos persas de sua frota, embora viessem por terra, e, portanto, Heródoto compreendeu a importância decisiva da batalha naval em Salamina.. Da mesma forma, em seus resumos políticos, ele geralmente se contenta em explicar os eventos com base em motivos pessoais triviais, mas novamente ele entendeu certos fundamentos: que o significado político da luta entre o grande império territorial da Pérsia e os pequenos estados gregos não era um da independência grega apenas, mas o estado de direitocomo os gregos o entendiam; e que a importância política da Batalha de Maratona para o mundo grego foi que ela prenunciou a ascensão de Atenas (confirmada por Salamina) a uma posição de igualdade e rivalidade com Esparta e o fim da primazia há muito aceita desta última. Ele sabia que a guerra não era apenas uma questão de vitória ou derrota, por mais gloriosa que fosse a vitória grega, mas trazia suas próprias consequências em seu trem, incluindo as brigas internas e rivalidade entre as principais cidades-estado gregas , brigas que culminariam mais tarde na devastadora luta destruidora da Guerra do Peloponeso (431–404 AC ).

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Conclusão

Heródoto teve seus predecessores na escrita em prosa, especialmente Hecateu de Mileto , um grande viajante que Heródoto menciona mais de uma vez. Mas esses predecessores, com todo o seu encanto, escreveram crônicas de eventos locais, de uma cidade ou outra, cobrindo uma grande extensão de tempo, ou relatos abrangentes de viagens por uma grande parte do mundo conhecido, nenhum deles criando uma unidade, um todo orgânico. No sentido de que criou uma obra que é um todo orgânico, Heródoto foi o primeiro dos historiadores gregos e, portanto, europeus. Seu trabalho não é apenas uma obra-prima artística; por todos os seus erros (e por todas as suas fantasias e imprecisões), ele continua a ser a principal fonte de informações originais não apenas para a história gregado período tão importante entre 550 e 479 AC, mas também para grande parte da Ásia Ocidental e do Egito naquela época.