
O Yeni Cami ao luar.
Essas raras vistas em cores da capital (então conhecida como Constantinopla ) do Império Otomano no final do século 19 foram produzidas usando o processo Photochrom. A técnica aplica camadas de cor artificial a uma imagem em preto e branco com resultados surpreendentemente realistas. De certa forma, esses são os dias de declínio do Império Otomano, em cores. As vistas incluem a Mesquita Bayezit, Yeni Cami, a fonte do sultão Ahmet III, a Ponte Galata, o cemitério Eyüp, o portão do Ministério da Guerra, o Corno de Ouro e as pessoas que moravam na cidade. Constantinopla seria renomeada oficialmente Istambul quarenta anos depois, em 1930.
O Photochrom foi desenvolvido na década de 1880 por um funcionário de uma empresa de impressão suíça e envolve o revestimento de uma pastilha litográfica de calcário com uma emulsão fotossensível e a exposição à luz sob uma foto negativa. A exposição faz com que a emulsão endureça proporcionalmente aos tons negativos, formando uma imagem litográfica fixa na pedra.
Pedras litográficas adicionais são preparadas para cada tonalidade a ser usada na imagem final da cor. Um cartão postal de uma cor pode acabar exigindo mais de uma dúzia de pedras coloridas diferentes. O produto final do processo minucioso são as imagens coloridas com um grau surpreendente de verossimilhança, particularmente durante uma época em que a fotografia colorida verdadeira estava em sua infância.

Ponte Galata e vista para Pera.

A fonte do sultão Ahmed.

Uma mesquita e mercado de rua.

Perto do Seraskerat (Ministério da Guerra).

Ciprestes ao longo da estrada para o cemitério.

Barbeiros perto de Seraskerat.

A via navegável Golden Horn.

Constantinopla.

O distrito de Scutari.

O bairro de Fenerbahçe.

Ponte Galata.

O Bósforo, Rumeli e Anadali-Hissar.

Um cozinheiro na Rue de Stamboul.

O complexo Koca Sinan Pasha.

O distrito de Scutari.

O porto de Constantinopla.

Uma parte do cemitério Eyoub (ie, Uyüp), Constantinopla.

Mesquita do sultão Bajazid, Constantinopla.

Palácio Dolmabahçe.

Portão imperial, Palácio de Topkapi.

Mesquita Yeni Cami e bazar Eminönü.
(Crédito da foto: Biblioteca do Congresso).
Em: https://rarehistoricalphotos.com/color-photos-constantinople-1890/