O Período Romano-Bizantino
O Império Bizantino foi a continuação predominantemente de fala grega do Império Romano durante a Antiguidade tardia e a Idade Média. Sua capital era Constantinopla (Istambul moderna), originalmente conhecida como Bizâncio. Inicialmente, a metade oriental do Império Romano (freqüentemente chamada de Império Romano do Oriente neste contexto), sobreviveu à fragmentação e colapso do século V do Império Romano do Ocidente e continuou a prosperar, existindo por mais mil anos até cair no Império Otomano. Turcos em 1453.
Durante a maior parte de sua existência, o império foi a força econômica, cultural e militar mais poderosa da Europa. "Império Bizantino" e "Império Romano Oriental" são termos historiográficos aplicados nos séculos posteriores; seus cidadãos continuaram a se referir ao seu império como o Império Romano.
Vários eventos dos séculos IV a VI marcam o período de transição durante o qual o leste e o oeste do Império Romano se dividiram. Em 285, o imperador Diocleciano (r. 284-305) dividiu a administração do Império Romano em metades oriental e ocidental. Entre 324 e 330, Constantino I (r. 306-337) transferiu a capital principal de Roma para Bizâncio, mais tarde conhecida como Constantinopla ("Cidade de Constantino") e Nova Roma ("Nova Roma").
Sob Teodósio I (r. 379-395), o cristianismo se tornou a religião oficial do Império e outras como o politeísmo romano foram proibidas. E, finalmente, sob o reinado de Heráclio (r. 610-641), as forças militares e a administração do Império foram reestruturadas e adotaram o grego para uso oficial, em vez do latim. Em suma, Bizâncio se distingue da Roma antiga propriamente dita, na medida em que era orientada para a cultura grega, e não para a latina, e caracterizada pelo cristianismo ortodoxo, e não pelo politeísmo romano.
As fronteiras do Império evoluíram bastante ao longo de sua existência, pois passaram por vários ciclos de declínio e recuperação. Durante o reinado de Justiniano I (r. 527-565), o Império alcançou sua maior extensão após reconquistar grande parte da costa mediterrânea ocidental historicamente romana, incluindo o norte da África, a Itália e a própria Roma, que manteve por mais dois séculos. Durante o reinado de Maurice (r. 582-602), a fronteira oriental do Império foi expandida e o norte estabilizado. No entanto, seu assassinato causou uma guerra de duas décadas com a Pérsia Sassânida, que esgotou os recursos do Império e contribuiu para grandes perdas territoriais durante as conquistas muçulmanas do século VII. Durante a dinastia macedônia (séculos 10 a 11), o Império novamente se expandiu e experimentou um renascimento de dois séculos,
Os séculos finais do Império exibiram uma tendência geral de declínio. Ele se esforçou para se recuperar durante o século XII, mas recebeu um golpe mortal durante a Quarta Cruzada, quando Constantinopla foi demitida e o Império se dissolveu e se dividiu em reinos bizantinos gregos e latinos. Apesar da eventual recuperação de Constantinopla e do restabelecimento do Império em 1261, Bizâncio permaneceu apenas um dos vários pequenos estados rivais na área nos últimos dois séculos de sua existência. Este período volátil levou à sua progressiva anexação pelos otomanos ao longo do século XV e à queda de Constantinopla em 1453.
O termo "Império Bizantino"
O nome Império Bizantino é derivado do nome grego original de Constantinopla; Bizâncio. O nome é um termo moderno e teria sido estranho aos seus contemporâneos. O termo Império Bizantino foi inventado em 1557, cerca de um século após a queda de Constantinopla pelo historiador alemão Hieronymus Wolf, que introduziu um sistema de historiografia bizantina em sua obra Corpus Historiae Byzantinae , a fim de distinguir a história romana antiga da Grécia medieval sem chamar a atenção para seus antecessores antigos.
A padronização do termo não ocorreu até o século XVIII, quando autores franceses como Montesquieu começaram a popularizá-lo. O próprio Hieronymus foi influenciado pela brecha causada pela disputa do século IX entre romanos (bizantinos como os representamos hoje) e Franks, que, sob o recém-formado império de Carlos Magno, e em concertação com o papa, tentou legitimar suas conquistas reivindicando a herança de Os direitos romanos na Itália renunciaram, assim, a seus vizinhos orientais como verdadeiros romanos.
A Doação de Constantino, um dos documentos forjados mais famosos da história, teve um papel crucial nisso. Daí em diante, foi fixada uma política no Ocidente para se referir ao imperador em Constantinopla, não pelo habitual "Imperator Romanorum" (Imperador dos Romanos), que agora era reservado ao monarca franco, mas como "Imperator Graecorum" (Imperador dos Gregos) ) e a terra como "Imperium Graecorum", "Graecia", "Terra Graecorum" ou mesmo "Imperium Constantinopolitanus".
Isso serviu como um precedente para Wolf, que foi motivado, pelo menos em parte, a reinterpretar a história romana em termos diferentes. No entanto, isso não foi intencional, pois ele atribuiu suas mudanças à historiografia e não à própria história.
Mais tarde, um uso depreciativo de 'Bizantino' foi desenvolvido.
História antiga
O Império Oriental foi poupado em grande parte das dificuldades do oeste nos séculos III e IV (ver Crise do século III), em parte porque a cultura urbana foi melhor estabelecida lá e as invasões iniciais foram atraídas para a riqueza de Roma.
Ao longo do século V, várias invasões conquistaram a metade ocidental do império, mas, na melhor das hipóteses, só podiam exigir tributo da metade oriental. Teodósio II encantou as muralhas de Constantinopla, deixando a cidade impenetrável a ataques: ela deveria ser preservada da conquista estrangeira até 1204. Para poupar sua parte do Império da invasão dos hunos de Átila, Teodósio deu-lhes subsídios de ouro: dessa maneira ele favoreceu os comerciantes que viviam em Constantinopla que negociavam com os bárbaros. Seu sucessor marciano se recusou a continuar pagando a grande quantia, mas Átila já havia desviado sua atenção para o Império Ocidental e morreu em 453.
Seu Império entrou em colapso e Constantinopla ficou livre de sua ameaça para sempre, iniciando um relacionamento lucrativo com os hunos restantes, que muitas vezes lutavam como mercenários nos exércitos bizantinos dos séculos seguintes.
Nesta época, o verdadeiro chefe em Constantinopla era o general Alan Aspar. Leo, consegui me libertar da influência do chefe bárbaro, favorecendo a ascensão dos Isauri, uma tribo semi-bárbara que vive em território romano, no sul da Anatólia.
Aspar e seu filho Ardabur foram assassinados em um tumulto em 471, e daí em diante Constantinopla ficaria livre de influência estrangeira por séculos.
Leão também foi o primeiro imperador a receber a coroa não de um general ou de um oficial, como na tradição romana, mas das mãos do patriarca de Constantinopla. Esse hábito se tornou obrigatório com o passar do tempo, e na Idade Média a característica religiosa da coroação substituiu totalmente a forma antiga.
Zeno
O primeiro imperador isauriano foi Tarasicodissa, que foi casado por Leão com sua filha Ariadne (466) e governou como Zenão I após a morte do filho de Leão I, Leão II (outono de 474).
Zenão era o imperador quando o império no oeste finalmente entrou em colapso em 476, quando o general bárbaro Odoacer depôs o imperador Romulus Augustus sem substituí-lo por outro fantoche.
Em 468, uma tentativa de Leão I de conquistar novamente a África dos vândalos fracassou sem piedade, mostrando quão fracas eram as capacidades militares do Império Oriental. Naquela época, o Império Romano do Ocidente já estava restrito à única Itália: a Grã-Bretanha havia caído para os ângulos e saxões, a Espanha para os visigodos, a África para os vândalos e a Gália para os francos.
Para recuperar a Itália, Zenão só podia negociar com os ostrogodos de Teodorico, que haviam se estabelecido na Moésia: ele enviou o rei bárbaro na Itália como magister militum por Italiam ("chefe de gabinete da Itália").
Desde a queda de Odoacer em 493, Teodorico, que havia vivido em Constantinopla em sua juventude, governou a Itália por conta própria, embora salvasse uma obediência meramente formal a Zenão. Ele se revelou o rei germânico mais poderoso daquela época, mas seus sucessores eram muito inferiores a ele e o reino da Itália começou a declinar nos anos 530.
Em 475, Zenão foi deposto por uma conspiração que elevou ao trono um Basilisco (o general derrotado em 468), mas vinte meses depois de Zenão voltar a ser imperador. Mas ele teve que enfrentar a ameaça vinda de seu ex-oficial Isauriano Illo e do outro Isaurian Leontius, que também foi eleito imperador rival. A proeminência isauriana terminou quando um oficial civil de origem romana, Anastácio I, tornou-se imperador em 491 e os derrotou definitivamente em 498, após uma longa guerra.
Anastácio se revelou um reformador enérgico e um administrador capaz. Ele aperfeiçoou o sistema de moedas de Constantino I definindo definitivamente o peso do cobre follis, a moeda usada na maioria das transações diárias. Ele também reformou o sistema tributário: quando morreu, o Tesouro do Estado continha a enorme soma de 320.000 libras de ouro.
A Era de Justiniano I
O reinado de Justiniano I, iniciado em 527, viu um período de extensas conquistas imperiais dos antigos territórios romanos (indicado em verde no mapa abaixo). O século VI também viu o início de uma longa série de conflitos com os primeiros inimigos tradicionais do Império Bizantino, como persas, eslavos e búlgaros.
Crises teológicas, como a questão do monofisismo, também dominavam o império. Justiniano, eu provavelmente já havia exercido controle efetivo sob o reinado de seu predecessor, Justin I (518-527).
Este último era um ex-oficial do Exército Imperial que havia sido chefe dos guardas de Anastácio I e fora proclamado imperador (quando tinha quase 70 anos) após a morte de Anastácio. Justiniano era filho de um camponês de Illyricum, mas também sobrinho de Justin, e mais tarde fez seu filho adotivo.
Justiniano se tornaria um dos espíritos mais refinados de seu século, inspirado no sonho da recriação do domínio romano sobre todo o mundo mediterrâneo. Ele reformou a administração e a lei e, com a ajuda de generais brilhantes como Belisarius e Narses, recuperou temporariamente algumas das províncias romanas perdidas no oeste, conquistando grande parte da Itália, norte da África e uma pequena área no sul da Espanha.
Em 532, Justiniano garantiu ao Império a paz na fronteira oriental, assinando um tratado de "paz eterna" com o rei persa sassânida Khosrau I; no entanto, isso exigia em troca o pagamento de um enorme tributo anual em ouro.
As conquistas de Justiniano no Ocidente começaram em 533, quando Belisarius foi enviado para recuperar a antiga província da África com um pequeno exército de cerca de 18.000 homens, principalmente mercenários. Embora uma expedição anterior ao 468 tenha sido um fracasso desanimador, esse novo empreendimento seria um sucesso, o reino dos vândalos em Cartago carecia da força dos tempos antigos sob o rei Gaiserico.
Os vândalos renderam-se após algumas batalhas, e Belisário retornou ao triunfo romano em Constantinopla, com o último rei vândalo, Gelimer, como prisioneiro. No entanto, a reconquista do norte da África levaria mais alguns anos para estabilizar e não foi até 548 que as principais tribos locais independentes foram subjugadas.
Em 535, Justiniano lançou sua campanha mais ambiciosa, a reconquista da Itália, na época ainda governada pelos ostrogodos. Ele enviou um exército para marchar por terra a partir da Dalmácia, enquanto o contingente principal, transportado em navios e novamente sob o comando de Belisário, desembarcou na Sicília e conquistou a ilha sem muita dificuldade.
As marchas no continente italiano foram inicialmente vitoriosas e as principais cidades, incluindo Nápoles, Roma e a capital Ravena, caíram uma após a outra.
Os godos aparentemente derrotados, Belisarius foi convocado para Constantinopla em 541 por Justiniano, trazendo com ele o rei ostrogodo Witiges como prisioneiro acorrentado.
No entanto, os Ostrogodos e seus apoiadores logo se reuniram sob o comando enérgico de Totila.
As guerras góticas que se seguiram foram uma série exaustiva de cercos, batalhas e retiros que consumiram quase todos os recursos fiscais bizantinos e italianos, empobrecendo grande parte do campo.
Belisário foi lembrado por Justianian, que havia perdido a confiança em seu comandante preferido. A certa altura, os bizantinos pareciam prestes a perder todas as posições que haviam conquistado.
Depois de ter deixado de fornecer apoio financeiro e logístico suficiente às tropas desesperadas sob o antigo comando de Belisarius, no verão de 552, Justiniano reuniu um exército maciço de 35.000 homens, principalmente mercenários asiáticos e germânicos, para serem aplicados ao esforço supremo.
O eunuco astuto e diplomático Narses foi escolhido para o comando.
Totila foi esmagada e morta em Busta Gallorum; O sucessor de Totila, Teias, também foi derrotado na Batalha de Mons Lactarius (Itália central, outubro de 552).
Apesar da resistência contínua de algumas guarnições góticas e duas invasões subseqüentes dos francos e alamanitas, a guerra pela reconquista da península italiana estava chegando ao fim. O programa de conquista de Justiniano foi estendido em 554, quando um exército bizantino conseguiu adiar uma pequena parte da Espanha dos visigodos. Todas as principais ilhas do Mediterrâneo também estavam agora sob o controle bizantino.
Além dessas conquistas, Justiniano atualizou o antigo código jurídico romano no novo Corpus Juris Civilis (embora seja notável que essas leis ainda estivessem escritas em latim, um idioma que estava se tornando arcaico e pouco compreendido, mesmo por quem escreveu o novo código) .
Hagia Sophia
De longe, o edifício mais significativo do Império Bizantino é a grande igreja de Hagia Sophia (Igreja da Santa Sabedoria) em Constantinopla (532-37), que mantinha um eixo longitudinal, mas era dominada por sua enorme cúpula central. Os textos siríacos do século VII sugerem que esse projeto pretendia mostrar a igreja como uma imagem do mundo com a cúpula do céu suspensa acima, da qual o Espírito Santo desceu durante a cerimônia litúrgica.
As características precisas do design complexo de Hagia Sophia não foram repetidas em edifícios posteriores; a partir desse momento, no entanto, a maioria das igrejas bizantinas eram estruturas planejadas centralmente, organizadas em torno de uma grande cúpula; eles conservaram o simbolismo cósmico e demonstraram com crescente clareza a estreita dependência do design e decoração da igreja da liturgia realizada nela.
Sob o reinado de Justiniano, a Igreja de Hagia Sofia ("Santa Sabedoria") foi construída na década de 530. Essa igreja se tornaria o centro da vida religiosa bizantina e o centro da forma ortodoxa oriental do cristianismo. O século VI também foi um período de cultura florescente (embora Justiniano fechasse a universidade em Atenas), produzindo o poeta épico Nonnus, o poeta lírico Paulo, o Silentiário, o historiador Procópio e o filósofo natural John Philoponos, entre outros talentos notáveis.
As conquistas no Ocidente fizeram com que as outras partes do Império ficassem quase desprotegidas, embora Justiniano fosse um grande construtor de fortificações em todo o seu reinado e nos territórios bizantinos. Khosrau I, da Pérsia, já em 540 quebrou o pacto anteriormente assinado com Justiniano, destruindo Antioquia e Armênia: a única maneira que o imperador poderia inventar para evitá-lo era aumentar a quantia paga a cada ano.
Os Bálcãs foram submetidos a repetidas incursões, onde os eslavos haviam atravessado as fronteiras imperiais pela primeira vez durante o reinado de Justino I, aproveitando as tropas bizantinas pouco empregadas para avançar até o Golfo de Corinto. Os búlgaros de Kutrigur também atacaram em 540.
Os eslavos invadiram a Trácia em 545 e em 548 atacaram Dyrrachium, um importante porto do Mar Adriático.
Em 550, os Sclaveni avançaram o mais longe possível até 65 quilômetros da própria Constantinopla.
Em 559, o Império se viu incapaz de repelir uma grande invasão de Kutrigurs e Sclaveni: divididos em três colunas, os invasores chegaram às Termópilas, à Península Gallipoli e aos subúrbios de Constantinopla. Os eslavos voltam mais preocupados com o poder intacto da frota romana do Danúbio e dos utigurs, pagos pelos próprios romanos, do que com a resistência de um exército imperial mal preparado.
Desta vez, o Império estava seguro, mas nos anos seguintes a soberania romana nos Bálcãs seria quase totalmente dominada. Logo após a morte de Justiniano em 565, os lombardos germânicos, uma antiga tribo imperial foederati, invadiram e conquistaram grande parte da Itália. .
Os visigodos conquistaram Córdoba, a principal cidade bizantina da Espanha, primeiro em 572 e depois definitivamente em 584: as últimas fortalezas bizantinas da Espanha foram varridas vinte anos depois.
Os turcos, um dos inimigos mais mortais do futuro Bizâncio, apareceram na Crimeia e, em 577, uma horda de cerca de 100.000 eslavos havia invadido a Trácia e o Ilírico. Sirmium, a cidade romana mais importante do Danúbio, foi perdida em 582, mas o Império conseguiu manter o controle do rio por vários anos, embora perdesse cada vez mais o controle das províncias interiores.
O sucessor de Justiniano, Justin II, recusou-se a prestar homenagem aos persas. Isso resultou em uma guerra longa e dura que durou até o reinado de seus sucessores, Tibério II e Maurício, e se concentrou no controle da Armênia.
Felizmente para os bizantinos, uma guerra civil estourou no Reino Persa: Maurice pôde tirar proveito de sua amizade com o novo rei Khosrau II (cuja disputada ascensão ao trono persa havia sido auxiliada por Maurice) para assinar uma paz favorável tratado em 591, que deu ao Império controle sobre grande parte da Armênia persa.
Maurice reorganizou as posses restantes no Ocidente em dois exarcatos, os de Ravena e Cartago, tentando aumentar sua capacidade de autodefesa e delegando-lhes grande parte da autoridade civil.
Os ávaros e mais tarde os búlgaros dominaram grande parte dos Bálcãs e, no início do século VII, os persas invadiram e conquistaram o Egito, a Palestina, a Síria e a Armênia. Os persas foram derrotados e os territórios foram recuperados pelo imperador Heráclio em 627, mas a aparição inesperada dos árabes muçulmanos recém-convertidos e unidos pegou de surpresa um império exausto pelo esforço titânico contra a Pérsia, e as províncias do sul foram invadidas.
A derrota mais catastrófica do Império deste período foi a Batalha de Yarmuk, travada na Síria. Heráclio e os governadores militares da Síria demoraram a responder à nova ameaça, e a Mesopotâmia Bizantina, a Síria, o Egito e o Exarcado da África foram incorporadas permanentemente ao Império Muçulmano no século VII, um processo que foi concluído com a queda de Cartago ao califado em 698.
Os lombardos continuaram a se expandir no norte da Itália, conquistando a Ligúria em 640 e conquistando a maior parte do exarcado de Ravena em 751, deixando os bizantinos com controle apenas de pequenas áreas ao redor do dedo e calcanhar da Itália, além de algumas cidades costeiras semi-independentes como Veneza , Nápoles, Amalfi e Gaeta.
A luta pela sobrevivência
A perda de território do império foi compensada em certo grau pela consolidação e um aumento da uniformidade de regras. O imperador Heráclio helenizou completamente o império, tornando o grego a língua oficial, terminando assim os últimos remanescentes da tradição latina e da antiga tradição romana dentro do Império.
O uso do latim nos registros governamentais, títulos latinos como Augusto e o conceito de império como um com Roma caíram em suspenso, permitindo que o império perseguisse sua própria identidade. Muitos historiadores marcam as amplas reformas feitas durante o reinado de Heráclio como o ponto de ruptura com o antigo passado romano de Bizâncio; é comum referir-se ao império como "bizantino" em vez de "romano oriental" a partir deste ponto.
Os ritos religiosos e a expressão dentro do império eram agora visivelmente diferentes das práticas sustentadas nas antigas terras imperiais da Europa Ocidental. Dentro do império, as províncias bizantinas do sul diferiam significativamente em cultura e prática daquelas do norte, observando o cristianismo monofisita em vez de ortodoxos calcedonianos.
A perda dos territórios do sul para os árabes fortaleceu ainda mais as práticas ortodoxas nas demais províncias. O Constant II (reinado 641 - 668) subdividiu o império em um sistema de províncias militares chamado thŽmata (temas), na tentativa de melhorar as respostas locais aos a ameaça de ataques constantes.
Fora da capital, a vida urbana declinou, enquanto Constantinopla cresceu e se tornou a maior cidade do mundo cristão. Várias tentativas de conquistar Constantinopla pelos árabes falharam diante da marinha superior dos bizantinos, do monopólio dos bizantinos sobre a ainda desconhecida arma incendiária (fogo grego), as fortes muralhas da cidade e a habilidade dos generais bizantinos e imperadores guerreiros como Leão III, o isauriano (reinado 717 - 741).
Uma vez que os ataques foram repelidos, a recuperação do império foi retomada. Em seu trabalho histórico A História do Declínio e Queda do Império Romano, o historiador do século XVIII Edward Gibbon descreveu o Império Bizantino da época como efetivo e decadente. No entanto, por um exame alternativo, o Império Bizantino pode ser considerado uma superpotência militar do início da Idade Média.
Os fatores que contribuem para essa visão incluem sua cavalaria pesada (as catafratas), subsídios (ainda que inconsistentes) de uma classe camponesa livre e próspera que forma a base do recrutamento de cavalarias, os sistemas de defesa extraordinariamente profundos (os temas), o uso de subsídios para enfrentar seus inimigos, capacidade de inteligência, sistema de comunicação e logística baseado em trens de mulas, marinha superior (embora muitas vezes subfinanciada) e estratégias e doutrinas militares racionais (não muito diferentes das de Sun Tzu), que enfatizava furtividade, surpresa, manobras rápidas e o agrupamento de força avassaladora no momento e no local de escolha do comandante bizantino. o coração bizantino.Seria necessária uma civilização diferente, a dos turcos seljúcidas, para finalmente expulsar as forças imperiais da Anatólia oriental e central.
O século 8 foi dominado pela controvérsia e divisão religiosa sobre o iconoclasmo. Os ícones foram banidos pelo imperador Leão III, levando a revoltas de iconófilos em todo o império. Após os esforços da imperatriz Irene, o Segundo Concílio de Nicéia reuniu-se em 787 e afirmou que os ícones podiam ser venerados, mas não adorados.
Irene também tentou uma aliança de casamento com Carlos Magno, que teria unido os dois impérios, recriando o Império Romano (os dois impérios europeus reivindicaram o título) e criando uma superpotência européia comparável à Roma antiga. Esses planos foram destruídos quando Irene foi deposta.
A controvérsia iconoclasta retornou no início do século 9, apenas para ser resolvida mais uma vez em 843, durante a regência da Imperatriz Theodora (século 9). Essas controvérsias contribuíram ainda mais para as relações de desintegração com a Igreja Católica Romana e o Sacro Império Romano, os quais continuaram aumentando sua independência e poder.
Era dourada
O império atingiu seu auge sob os imperadores macedônios do final do século 9, 10 e início do 11. Durante esses anos, o Império resistiu à pressão da igreja romana de remover o Patriarca Photios e ganhou controle sobre o Mar Adriático, partes da Itália e grande parte das terras dos búlgaros. Os búlgaros foram completamente derrotados por Basílio II em 1014. O Império também ganhou um novo aliado (mas às vezes também um inimigo) no novo estado varangiano de Kiev, do qual o império recebeu uma importante força mercenária, a Guarda Varangiana.
Em 1054, as relações entre as tradições ocidentais de língua grega e ocidental de língua latina dentro da Igreja Cristã chegaram a uma crise terminal. Nunca houve uma declaração formal de separação institucional, e o chamado Grande Cisma realmente foi o culminar de séculos de separação gradual. Dessa divisão, surgiram as modernas igrejas católicas (romanas) e ortodoxas orientais.
Como Roma antes, Bizâncio logo entrou em um período de dificuldades, causado em grande parte pelo crescimento da aristocracia fundiária, que minou o sistema temático. Enfrentando seus antigos inimigos, o Sacro Império Romano e o califado abássida, ele poderia ter se recuperado, mas na mesma época surgiram novos invasores que tinham poucos motivos para respeitar sua reputação.
Os normandos finalmente concluíram a expulsão bizantina da Itália em 1071 devido a uma falta ostensiva de interesse bizantino em enviar apoio à Itália, e os turcos seljúcidas, que estavam principalmente interessados em derrotar o Egito sob os fatímidas, ainda fizeram movimentos para a Ásia Menor. principal campo de recrutamento para os exércitos bizantinos. Com a surpresa derrota em Manzikert do imperador Romano IV em 1071 por Alp Arslan, sultão dos turcos seljúcidas, grande parte dessa província foi perdida.
Fim do Império
Uma recuperação parcial foi possível após Manzikert pela ascensão ao poder da dinastia comneniana. O primeiro imperador dessa linha, Alexius Comnenus, cuja vida e políticas seriam descritas por sua filha Anna Comnena na Alexiad, começou a restabelecer o exército com base em doações feudais (pr — niai) e fez avanços significativos contra os turcos seljúcidas. . Seu pedido de ajuda ocidental contra o avanço seljúcida provocou a Primeira Cruzada, que o ajudou a recuperar Nicéia, mas logo se distanciou da ajuda imperial. Cruzadas posteriores tornaram-se cada vez mais antagônicas.
Imperador Manuel I Comneno. O Imperador Cavaleiro (r. 1143-1180AD)
Although Alexius' grandson Manuel I Comnenus was a friend of the Crusaders, neither side could forget that the other had excommunicated them, and the Byzantines were very suspicious of the intentions of the Roman Catholic Crusaders who continually passed through their territory. Although the three competent Comnenan Emperors had the power to expel the severely outnumbered Seljuks, it was never in their interest to do so, as the expansion back into Anatolia would have meant sharing more power with the feudal lords, thus weaking their power. Ironically, re-conquering Anatolia may have saved the Empire in the long run.Map of the Byzantine Empire around year 1180.
Os alemães do Sacro Império Romano e os normandos da Sicília e sul da Itália continuaram a atacar o império nos séculos 11 e 12. As cidades italianas, que receberam Alexius de Constantinopla em troca de direitos comerciais, tornaram-se alvos de sentimentos antiocidentais como o exemplo mais visível dos "francos" ou "latinos" ocidentais.
Os venezianos eram especialmente antipatizados, embora seus navios fossem a base da marinha bizantina. Para aumentar as preocupações do império, os Seljuks continuaram sendo uma ameaça, derrotando Manuel em Myriokephalon em 1176.
Frederick Barbarossa tentou conquistar o império durante a Terceira Cruzada, mas foi a Quarta Cruzada que teve o efeito mais devastador sobre o império. Embora a intenção declarada da cruzada fosse conquistar o Egito, os venezianos assumiram o controle da expedição quando seus chefes não podiam pagar o transporte das tropas e, sob sua influência, a cruzada capturou Constantinopla em 1204.
Como resultado, um reino feudal de vida curta foi fundado (o Império Latino), e o poder bizantino foi permanentemente enfraquecido. Nessa época, o reino sérvio sob a dinastia nemanjica ficou mais forte com o colapso de Bizâncio, formando um império sérvio em 1346.
O Império Latino, o Império de Nicéia, o Império de Trebizond e o Déspota de Epiro Restaram três estados sucessores - o Império de Nicéia, o Império de Trebizond e o Déspota de Epiro. O primeiro, controlado pela dinastia paleologa, conseguiu recuperar Constantinopla em 1261 e derrotar Epiro, revivendo o império, mas dando muita atenção à Europa, quando as províncias asiáticas eram a principal preocupação.
Por um tempo, o império sobreviveu simplesmente porque os muçulmanos estavam divididos demais para atacar, mas eventualmente os otomanos invadiram quase todas as cidades portuárias.
O império pediu ajuda ao oeste, mas eles considerariam apenas enviar ajuda em troca da reunião das igrejas. A unidade da igreja era considerada e, ocasionalmente, cumprida por lei, mas os cidadãos ortodoxos não aceitavam o catolicismo romano. Alguns mercenários ocidentais chegaram para ajudar, mas muitos preferiram deixar o império morrer, e não fizeram nada quando os otomanos separaram os territórios restantes.
A cidade de Constantinopla em 1453
Constantinopla não foi considerada inicialmente digna do esforço de conquista, mas com o advento dos canhões, as muralhas - que eram impenetráveis, exceto pela Quarta Cruzada há mais de mil anos - não ofereciam mais proteção adequada dos otomanos. A queda de Constantinopla finalmente chegou após um cerco de dois meses por Mehmed II em 29 de maio de 1453.
Mehmed II
O último imperador bizantino, Constantino XI Paleologus, foi visto pela última vez entrando profundamente nos combates de um exército civil excessivamente superado em número, contra os otomanos invasores nas muralhas de Constantinopla. Mehmed II também conquistou Mistra em 1460 e Trebizond em 1461.
Mehmed e seus sucessores continuaram a se considerar herdeiros dos bizantinos até sua própria morte no início do século XX. No final do século, o Império Otomano havia estabelecido seu domínio firme sobre a Ásia Menor e a maior parte da península balcânica.
Enquanto isso, o Grão-Duque de Moscovo assumia o papel de imperador como padroeiro da Ortodoxia Oriental, começando com Ivan III.
Seu neto Ivan IV se tornaria o primeiro czar da Rússia (o czar - também czar escrito - sendo derivado do latim césar). Seus sucessores apoiaram a idéia de que Moscou era o herdeiro adequado de Roma e Constantinopla, uma Terceira Roma - uma idéia realizada pelo Império Russo, até sua própria morte no início do século XX.
Arte Bizantina
A arte bizantina geralmente é considerada para incluir as artes do Império Bizantino desde a fundação da nova capital de Constantinopla (hoje Istambul) em 330 dC no antigo Bizâncio até a captura da cidade pelos turcos otomanos em 1453.
O território do Império Bizantino originalmente abrangeu toda a metade oriental do Império Romano ao redor do Mar Mediterrâneo, mas encolheu-se para pouco mais que a Grécia, parte do sul da Itália, Balcãs do sul e Anatólia após as invasões islâmicas do século VII.
No período após o século XII, o império compreendia pouco mais do que Constantinopla e alguns outros postos avançados. A influência da arte bizantina, no entanto, se estendeu muito além dessas fronteiras, porque as artes derivadas de Bizâncio continuaram a ser praticadas em partes da Grécia, Bálcãs e Rússia até o século XVIII e, em alguns mosteiros isolados, até os dias atuais.
Além disso, foi durante o século XII que a influência de Bizâncio na arte da Europa Ocidental, já um fator importante no período anterior, atingiu seu auge e desempenhou um papel verdadeiramente gerador no desenvolvimento na arte românica de um maior naturalismo em estilo e humanismo. no conteúdo.
A arte bizantina poderia desempenhar esse papel porque, ao longo de sua longa história, manteve uma conexão com o patrimônio artístico da arte e arquitetura gregas e romanas; preservou e transmitiu grande parte dessa herança para o Ocidente até que os artistas ocidentais pudessem abordar a antiguidade diretamente.
A arte bizantina primitiva deve ser considerada em relação à condenação cristã primitiva da idolatria pagã e a conseqüente relutância em representar figuras e histórias cristãs sagradas. Embora existam muitas exceções notáveis, as cenas figurativas eram geralmente evitadas e apresentadas em um modo simbólico alusivo ou incorporadas em programas complexos que tornavam quase impossível a veneração de imagens únicas.
San Vitale Mosaics
O magnífico programa de mosaico (546-48) de San Vitale, em Ravena, concentra-se no ritual de fazer oferendas a Cristo. Ele é retratado no mosaico da abside, recebendo um modelo da igreja do bispo Ecclesius e concedendo uma coroa de mártir ao seu padroeiro, São Vital. O mesmo tema da oferta é abordado nas cenas do Antigo Testamento das ofertas de Abel, Abraão e Melquisedeque e os famosos painéis gêmeos do imperador Justiniano e da imperatriz Teodora.
Veneração da Imagem
Após cerca de 550, essa restrição enfraqueceu e, nas decorações das igrejas do século VII, como as das igrejas de São Demétrio em Salonika e Santa Maria Antiqua em Roma, pequenos painéis isolados representando figuras únicas começam a aparecer no nível ou próximo dos olhos. O estilo dessas obras continua a tendência evidente no painel Theodora de San Vitale em direção a figuras alongadas e de olhos grandes, dispostas em poses frontais hieráticos formais, com uma veneração quase convincente. Mais importante, essas imagens têm estilo e assunto semelhantes aos ÍCONES, cuja grande importância na arte bizantina data desse período. Da mesma forma, painéis e ícones convidam a veneração aberta das figuras sagradas retratadas dessa maneira.
A crise iconoclasta
No século seguinte, eclodiu em Iconoclasm (726-843) o medo da idolatria que assombrava os bizantinos, a destruição ou obliteração por atacado de toda arte que representava figuras sagradas e a violenta perseguição de seus oponentes. Posteriormente, a arte religiosa se limitou principalmente a imagens da cruz e de pássaros e plantas simbólicas, como nos mosaicos do século 8 da Hagia Eiene (Igreja da Santa Paz) em Constantinopla. A arte secular, no entanto, parece ter continuado ao longo do período e serviu de base para o renascimento da arte figurativa cristã no período subsequente.
Renascença da Macedônia
No final do século 9, a arte religiosa bizantina entrou em sua "segunda Era de Ouro", muitas vezes chamada de Renascimento da Macedônia pela dinastia dominante. O termo pode ser muito forte, mas indica corretamente até que ponto a arte do período, tanto no assunto quanto no estilo, geralmente se baseia direta e deliberadamente na herança clássica helenística e romana. A arte monumental novamente exibiu figuras tridimensionais relativamente naturalistas e fortemente modeladas, frequentemente caracterizadas por uma dignidade contida e grandeza nobre, como no mosaico da Virgem e o Menino (867) ainda em vigor na abside de Hagia Sophia.
Dentro da igreja cruzada bizantina recém-desenvolvida e padronizada, essas figuras foram organizadas em programas consistentes mais bem preservados hoje nas igrejas de Hosios Lukas, na Grécia central (c.1000) e Daphninear Atenas (c.1100).
Em Daphni, o Pantocrator - Cristo como Senhor do Universo - aparece no cume da cúpula central, e a Virgem é representada na abside acima do altar como o instrumento da encarnação de Cristo. Abaixo dela, a igreja na Terra é representada pelos santos, e ao redor das partes superiores dos cofres foram organizadas cenas importantes da vida de Cristo. Essas cenas, que correspondem estreitamente aos principais dias de festa do calendário religioso bizantino, são freqüentemente chamadas de ciclo de festa e agem como lembretes de eventos na vida de Cristo que também são refletidos na liturgia diária.
Propagação de arte bizantina
Durante os séculos 11 e 12, o sistema de mosaicos foi transportado pelos mosaicos bizantinos para a Rússia (Hagia Sophia em Kiev, 1043-46) e na Itália para Veneza (São Marcos, depois de 1063) e para a Norman Sicília. (Capela Palatina, Palermo, 1140; Catedral Monreale, 1180). Ao mesmo tempo, a arte bizantina começou a desenvolver uma abordagem humanística muito mais forte, agora com uma maior preocupação pelo naturalismo e por transmitir uma qualidade fortemente emocional. Em ícones como Nossa Senhora de Vladimir (Galeria Tretyakov, Moscou), produzida em Constantinopla por volta de 1130, a Virgem não exibe mais seu filho divino para o povo, mas interage com ele em termos mais humanos, à medida que a criança se volta para ela e se apega a ela. o pescoço dela. O uso de afrescos em igrejas espalhadas pelos Balcãs; claramente derivado de obras perdidas no próprio Bizâncio,
Mosaicos e afrescos
Após a captura e o saque de Constantinopla pela Quarta Cruzada, em 1204, o desenvolvimento da arte bizantina foi severamente interrompido, mas não completamente encerrado. No entanto, o período após o restabelecimento do império (1261) em Constantinopla, durante a dinastia paleologa, viu um brilhante renascimento da vida intelectual.
Seu maior monumento artístico é o esplêndido programa de mosaicos e afrescos da pequena igreja de São Salvador, em Chora, em Constantinopla, que data da primeira década do século 14, que combina uma qualidade decorativa refinada com uma delicada sensibilidade emocional, como na impressionante Fresco de Anastasis na pareccleseion, representando Cristo descendo ao inferno. As qualidades decorativas e emocionais caracterizam a última fase da pintura bizantina. Eles ocorrem, por exemplo, nos afrescos das igrejas de Mistra, a capital montanhosa do despotado de Morea, no sul da Grécia. Esses afrescos datam das décadas em torno da queda de Constantinopla aos turcos em 1453 e marcam o fim da arte bizantina como tal.
Posteriormente, a arte cristã definhava nas antigas terras bizantinas, todas sujeitas ao domínio turco; somente no jovem estado russo, onde a igreja ortodoxa permaneceu dominante, a tradição artística inspirada em Bizâncio continuou a se desenvolver.
Em Bizâncio, as artes aplicadas da iluminação de manuscritos, escultura em marfim, trabalhos em metal, trabalhos em esmalte e fabricação de tecidos mantinham uma importância e alcançavam uma magnificência raramente encontrada em outras culturas. Eles foram produzidos em grande parte para a corte imperial, para os altares das igrejas ou como presentes diplomáticos para exportação, como a Coroa da Hungria de Santo Estêvão. Tais objetos foram avidamente procurados pelos governantes e clérigos medievais ocidentais. Eles freqüentemente serviram de modelo para obras posteriormente produzidas localmente e sobrevivem em grande número nas principais coleções européias e americanas. Entre os séculos VI e XII, Bizâncio detinha o monopólio da produção de tecidos de seda, que eram valorizados no Ocidente.
Manuscritos Iluminados
Para o desenvolvimento da arte bizantina, o meio inerentemente conservador dos Manuscritos Iluminados teve uma importância particular na preservação das tradições antigas.
Apenas alguns dos magníficos livros produzidos no período pré-iconoclastico sobrevivem, dos quais os Evangelhos de Rossano (Museu Archiepiscopal, Rossano, Itália) e o famoso manuscrito do Genesis de Viena (Nationalbibliothek) são os exemplos mais destacados; ambos contêm muitas miniaturas separadas pintadas em pergaminho roxo e podem ser datadas do século VI ou VII.
Livros seculares também foram profusamente ilustrados, a Biblioteca Ambrosiana em Milão preservando um texto da Ilíada de Homero (c.500) e o Nationalbibliothek de Viena um manual farmacêutico, De materia medica (512), do médico grego Dioscorides. Um elemento fortemente clássico é particularmente característico dos manuscritos ilustrados, talvez atingindo seu ponto alto durante o Renascimento da Macedônia do século X. No famoso Saltério de Paris (c.950; Bibliotheque Nationale), um retrato de Davi compondo os Salmos é colocado em uma rica paisagem pastoral, paralelamente à arte helenística-romana de Pompéia.
Marfim e Esmaltes
Assuntos clássicos e um estilo classicista também podem ser encontrados em um certo tipo de marfim secular produzido durante o século X, como o Veroli Casket (Museu Victoria e Albert, Londres), com suas cenas tiradas da literatura clássica (Eurípides) e da mitologia.
O marfim era mais comumente usado como capa de livro ou objeto de altar. Os temas cristãos foram apresentados em uma versão sóbria do idioma clássico, com fileiras hierarquicamente organizadas de figuras sagradas, como no belo tríptico de Harbaville do século 10 (Louvre, Paris).
Esse nobre estilo clássico é ainda mais característico do trabalho de esmalte bizantino executado em Cloisonne, no qual os brilhantes esmaltes coloridos semelhantes a pedras preciosas encerrados em ouro polido aumentam o esplendor. Exemplos de tais obras, entre os bens mais valiosos dos tribunais e tesouros da Europa, incluem o retábulo de jóias Pala d'Oro (na maior parte do século XII) na Basílica de São Marcos em Veneza, e o relicário em Limburgan der Lahn (964-65) , decorado por dentro e por fora com figuras de esmalte.
Arquitetura Bizantina
Arquitetura bizantina é a arquitetura do Império Romano Bizantino ou mais tarde. Essa terminologia é usada pelos historiadores modernos para designar o Império Romano medieval, que evoluiu como uma entidade artística e cultural distinta, centrada na nova capital de Constantinopla, e não na cidade de Roma e arredores. O império durou mais de um milênio, influenciando dramaticamente a arquitetura medieval em toda a Europa e no Oriente Próximo, e se tornando o principal progenitor das tradições arquitetônicas renascentistas e otomanas que se seguiram ao seu colapso.
A arquitetura bizantina inicial foi construída como uma continuação da arquitetura romana. A deriva estilística, o avanço tecnológico e as mudanças políticas e territoriais fizeram com que um estilo distinto gradualmente resultasse no plano cruzado grego na arquitetura da igreja. Os edifícios aumentaram em complexidade geométrica, além de pedra e tijolo foram usados na decoração de importantes estruturas públicas, ordens clássicas foram usadas mais livremente, mosaicos substituíram a decoração esculpida, cúpulas complexas repousavam sobre pilares enormes e janelas filtravam a luz através de finas folhas de alabastro para iluminar suavemente os interiores. A maioria das estruturas sobreviventes é de natureza sagrada, com edifícios seculares conhecidos principalmente através de descrições contemporâneas.
Os principais exemplos da arquitetura bizantina primitiva datam do reinado de Justiniano I e sobrevivem em Ravena e Istambul, bem como em Sofia (a Igreja de Santa Sofia). Um dos grandes avanços na história da arquitetura ocidental ocorreu quando os arquitetos de Justiniano inventaram um sistema complexo que permitia uma transição suave de um plano quadrado da igreja para uma cúpula circular (ou cúpulas) por meio de squinches ou pendentes.
Em Ravena, temos a basílica longitudinal de Sant'Apollinare Nuovo e a estrutura octogonal e centralizada da igreja de San Vitale, encomendada pelo imperador Justiniano, mas nunca vista por ele. Os monumentos de Justiniano em Istambul incluem as igrejas em cúpula de Hagia Sophia e Hagia Irene, mas também há uma igreja menor anterior de Santos Sergius e Baco (localmente chamada de "Pequena Hagia Sophia"), que poderia servir de modelo para ambos. na medida em que combinava os elementos de uma basílica longitudinal com os de um edifício centralizado.
As estruturas seculares incluem as ruínas do Grande Palácio de Constantinopla, as inovadoras muralhas de Constantinopla (com 192 torres) e a Cisterna da Basílica (com centenas de colunas clássicas recicladas). Um friso no palácio ostrogótico de Ravena retrata um antigo palácio bizantino. Hagios Demetrios, em Thessaloniki, o Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai, o Mosteiro de Jvari na atual Geórgia e três igrejas armênias de Echmiadzin datam principalmente do século VII e oferecem um vislumbre dos desenvolvimentos arquitetônicos nas províncias bizantinas após a era de Justiniano. Os feitos de engenharia mais notáveis incluem a ponte Sangarius, com 430 m de comprimento, e o arco pontudo da ponte Karamagara.
O período da dinastia macedônia, tradicionalmente considerado o epítome da arte bizantina, não deixou um legado duradouro na arquitetura. Presume-se que a igreja votiva de Theotokos do Pharos e da Nea Ekklesia (ambas já não existentes) de Basílio I serviu de modelo para a maioria dos santuários cross-in-square do período, incluindo a Cattolica di Stilo no sul da Itália (9ª século), a igreja do mosteiro de Hosios Lukas na Grécia (c. 1000), Nea Moni de Chios (um projeto de estimação de Constantino IX) e o mosteiro de Daphni perto de Atenas (c. 1050).
O mosteiro de Hosios Lukas, no século XI, na Grécia, é representativo da arte bizantina durante o governo da dinastia macedônia. O tipo cross-in-square também se tornou predominante nos países eslavos que foram cristianizados pelos missionários gregos durante o período da Macedônia. A igreja Hagia Sophia em Ochrid (atual Macedônia) e a catedral de mesmo nome em Kiev (atual Ucrânia) testemunham uma moda de várias cúpulas subsidiárias colocadas na bateria, que ganhariam altura e estreitamento com o progresso do tempo.
Desde a construção das igrejas de Constantino na Palestina, havia dois tipos principais de planos em uso: o tipo basílico ou axial, representado pela basílica no Santo Sepulcro, e o tipo circular, ou central, representado pelos grandes igreja octogonal uma vez em Antioquia. Aqueles do último tipo, devemos supor, eram quase sempre abobadados, pois uma cúpula central pareceria fornecer sua própria raison d'être. O espaço central era às vezes cercado por uma parede muito grossa, na qual formavam-se profundos recessos no interior, como na nobre igreja de São Jorge, Salônica (século V), ou por um corredor abobadado, como em Sta Costanza, Roma (século IV); ou anexos foram jogados para fora do espaço central de modo a formar uma cruz, na qual essas adições ajudaram a contrapor o cofre central, como no mausoléu de Galla Placidia, Ravena (século V). A igreja mais famosa desse tipo era a dos Santos Apóstolos, Constantinopla. Os cofres parecem ter sido aplicados antecipadamente ao tipo de plano da Basílica; por exemplo, em Hagia Irene, Constantinopla (século VI), o corpo longo da igreja é coberto por duas cúpulas.
Nas igrejas de São Sérgio, Constantinopla e San Vitale, Ravena, do tipo central, o espaço sob a cúpula foi aumentado com a adição de apsidais ao octógono. Finalmente, em Hagia Sophia (século VI), foi feita uma combinação que talvez seja a peça de planejamento mais notável já inventada. Um espaço central de 30 m (100 pés quadrados) é aumentado para 60 m (200 pés) de comprimento ao adicionar dois hemiciclos a leste e oeste; estes são novamente estendidos empurrando três absides menores para o leste e dois outros, um de cada lado de uma extensão reta, para o oeste. Essa área ininterrupta, com cerca de 80 m de comprimento, cuja maior parte tem mais de 30 m de largura, é totalmente coberta por um sistema de superfícies domésticas. Acima das conchas dos pequenos absides, erguem-se as duas grandes semi-cúpulas que cobrem os hemiciclos, e entre essas explosões a vasta cúpula sobre a praça central. Nos dois lados, ao norte e ao sul da cúpula, é sustentada por corredores abobadados em dois andares, que levam a forma externa a uma praça geral.
Nos Santos Apóstolos (século VI), cinco cúpulas foram aplicadas a um plano cruciforme; a cúpula central era a mais alta. Após o século VI, não foram construídas igrejas que de alguma forma competissem em escala com essas grandes obras de Justiniano, e os planos tendiam mais ou menos a se aproximar de um tipo. A área central coberta pela cúpula foi incluída em uma praça consideravelmente maior, da qual as quatro divisões, a leste, oeste, norte e sul, eram mais altas no sistema de abóbada e teto do que os quatro cantos, formando assim uma espécie de nave e transepto. Às vezes, o espaço central era quadrado, às vezes octogonal, ou pelo menos havia oito pilares sustentando a cúpula em vez de quatro, e a nave e os transeptos eram mais estreitos em proporção.
If we draw a square and divide each side into three so that the middle parts are greater than the others, and then divide the area into nine from these points, we approximate to the typical setting out of a plan of this time. Now add three apses on the east side opening from the three divisions, and opposite to the west put a narrow entrance porch running right across the front. Still in front put a square court. The court is the atrium and usually has a fountain in the middle under a canopy resting on pillars. The entrance porch is the narthex. Directly under the center of the dome is the ambo, from which the Scriptures were proclaimed, and beneath the ambo at floor level was the place for the choir of singers. Across the eastern side of the central square was a screen which divided off the bema, where the altar was situated, from the body of the church; this screen, bearing images, is the iconostasis. The altar was protected by a canopy or ciborium resting on pillars. Rows of rising seats around the curve of the apse with the patriarch's throne at the middle eastern point formed the synthronon. The two smaller compartments and apses at the sides of the bema were sacristies, the diaconicon and prothesis. The ambo and bema were connected by the solea, a raised walkway enclosed by a railing or low wall.
A influência contínua do Oriente é estranhamente mostrada na forma de decorar paredes externas de tijolo de igrejas construídas por volta do século XII, nas quais tijolos esculpidos em forma são montados de modo a criar faixas de ornamentação das quais é evidente que imitam Escrita Cufic. Essa moda estava associada à disposição do trabalho externo de tijolo e pedra, geralmente em muitas variedades de padrões, zigue-zagues, padrões de chaves etc .; e, como decoração semelhante é encontrada em muitos edifícios persas, é provável que esse costume também tenha sido derivado do Oriente.
As cúpulas e abóbadas para o exterior eram cobertas com chumbo ou azulejos da variedade romana. Os caixilhos das janelas e portas eram de mármore. As superfícies interiores eram adornadas por mosaicos ou afrescos nas partes mais altas do edifício, e abaixo com incrustações de lajes de mármore, que eram frequentemente de variedades muito bonitas, e dispostas de modo que, embora em uma superfície, a coloração formasse uma série de grandes painéis. As melhores bolinhas de gude foram abertas para que as duas superfícies produzidas pela divisão formassem um padrão simétrico semelhante à marcação de peles de animais.
Por fim, a arquitetura bizantina no Ocidente deu lugar à arquitetura românica e gótica. No Oriente, exerceu uma influência profunda na arquitetura islâmica primitiva. Durante a era do Califado Omíada (661-750), no que diz respeito ao impacto bizantino na arquitetura islâmica primitiva, a herança artística bizantina constituiu uma fonte fundamental para a nova arte islâmica. , especialmente na Síria e na Palestina. Existem consideráveis influências bizantinas que podem ser detectadas nos distintos monumentos islâmicos primitivos da Síria e da Palestina, como no Domo da Rocha (691) em Jerusalém, na Mesquita Omíada (709-15) em Damasco.
Embora o Domo da Rocha dê clara referência no plano - e parcialmente na decoração - à arte bizantina, o plano da Mesquita Omíada também tem uma notável semelhança com as basílicas cristãs dos séculos 6 e 7, mas foi modificado e expandido o eixo transversal e não no eixo longitudinal normal, como nas basílicas cristãs. Esta modificação serve melhor a liturgia para a oração islâmica. O mihrab original da mesquita está localizado quase no meio da parte oriental da parede de qibla e não no meio, uma característica que pode ser explicada pelo fato de o arquiteto ter tentado evitar a impressão de uma abside cristã que resultaria da colocação do mihrab no meio do transepto. O trabalho de ladrilhos, padrões geométricos, vários arcos, cúpulas, e o trabalho policromado de tijolo e pedra que caracteriza a arquitetura islâmica e moura foi influenciado em certa medida pela arquitetura bizantina. Na Bulgária, Rússia, Romênia, Sérvia, Geórgia, Ucrânia e outros países ortodoxos, a arquitetura bizantina persistiu ainda mais, finalmente dando origem às escolas locais de arquitetura.
A arquitetura neo-bizantina teve poucos seguidores no início do renascimento gótico do século XIX, resultando em jóias como a Catedral de Westminster, em Londres, e em Bristol, entre 1850 e 1880, entre 1850 e 1880, um estilo relacionado conhecido como Bristol Bizantino era popular em edifícios industriais que elementos combinados do estilo bizantino com arquitetura mourisca. Foi desenvolvido em larga escala na Rússia durante o reinado de Alexandre II por Grigory Gagarin e seus seguidores que projetaram a Catedral de São Volodymyr em Kiev, a Catedral Naval de São Nicolau em Kronstadt, a Catedral de Alexander Nevsky em Sofia, a Igreja de São Marcos em Belgrado e o novo mosteiro de Athos em New Athos, perto de Sukhumi. O maior projeto neo-bizantino do século XX foi o Templo de São Sava, em Belgrado.
Basílicas
Interior de Sant Apollinare em Ravena, construído por Justiniano em
comemoração ao primeiro bispo de Ravena, São Apolinário
As basílicas continuaram em uso no século VI; exemplos esplendidamente preservados, com magníficos mosaicos na abside acima do altar, podem ser vistos em Sant'Apollinare in Classe (549), perto de Ravenna, no norte da Itália, e no mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai (c.560).
Os mosaicos da abside da Igreja de Sant Apollinare em Ravena.
Nessa época, no entanto, durante o reinado do imperador Justiniano I, o Grande (527-65), começaram a ser usados planos centralizados para igrejas congregacionais e santuários de mártires, provavelmente devido à crescente importância do culto às relíquias.
Exemplos importantes dessas igrejas centralizadas são Santos Sérgio e Baco em Constantinopla (527-36) e a igreja octogonal estilisticamente relacionada de San Vitale em Ravena (532-47).
Igrejas da Cruz Grega
Poucos grandes projetos arquitetônicos foram realizados durante os três séculos conturbados após a morte de Justiniano em 565. No entanto, durante o renascimento do final dos séculos 9 e 10, a igreja bizantina clássica, geralmente pequena em escala, mas ricamente decorada com mosaicos, foi desenvolvida. A igreja típica compreendia uma cúpula central alta com quatro abóbadas dispostas sobre ela para formar uma cruz de braços iguais conhecida como igreja da cruz na praça ou cruz da Grécia.
Este período também viu o aumento da prática de fechar a capela-mor do resto da igreja com uma iconostase, uma tela pendurada com ícones e uma grande porta central.
Esse arranjo estava intimamente ligado à liturgia bizantina; o cenário arquitetônico intensificou o mistério da missa, a maior parte realizada em segredo a portas fechadas, mas incluindo esplêndidas procissões que eram manifestações simbólicas da divindade. A clássica igreja cruz grega bizantina média continuou a ser construída sem mudanças fundamentais até o período moderno, tornou-se o padrão para as igrejas eslavas da Rússia e dos Bálcãs.
Fotos: Observando um mosteiro bizantino do século XII
Live Science - 1 de abril de 2014
Centenas de anos antes do amianto se tornar onipresente na indústria da construção, os monges bizantinos usavam o material fibroso em revestimentos de gesso subjacentes às suas pinturas de parede durante o final dos anos 1100, sugere novas pesquisas no mosteiro bizantino Enkleistra de São Neófitos no Chipre. Os pesquisadores analisaram algumas das pinturas no local usando várias técnicas, incluindo imagens por infravermelho, ultravioleta e fluorescência de raios-X. Aqui, a arqueóloga da UCLA Ioanna Kakoulli examina uma pintura no mosteiro sob luz UV.
Monastry Bizantino, Jerusalém
Roupas Bizantinas
Os artigos essenciais do vestuário bizantino são simples e fáceis de construir. O artigo principal do vestuário era chamado de túnica. A túnica serviu como roupa de baixo básica de homens e mulheres, ou a única peça de roupa para a classe trabalhadora e os pobres.
A principal peça de roupa usada por homens e mulheres é chamada de dalmatica. Esta peça de vestuário começou uma túnica, mas tornou-se mais adaptada no século VIII. A linha essencial de uma dalmatica é triangular, com mangas estreitas ou largas.
Outra peça de vestuário somente para mulheres é a estola. A estola é inalterada desde os tempos romanos. Antes do século VII, a estola era a única roupa extra para as mulheres. Nos séculos sete e oito, a estola desenvolveu mangas em forma de sino e tornou-se indistinguível da dalmatica. O desgaste externo consistia em três capas de estilo diferente, o paludamentum em formas semi-circulares ou trapacóides e a paenula, uma capa de círculo completo.
Os bizantinos gostavam muito de cores vibrantes e brilhantes, reservando roxo real para o imperador e a imperatriz. Seu vestido é ricamente ornamentado com bordados e acabamentos. As classes mais altas ornamentadas com jóias, principalmente pérolas. Os tecidos consistiam de linho para túnicas e algumas dalmaticas, estolas e mantos; Seda para túnicas, dalmaticas, estolas e mantos mais ricos. Dalmaticas e mantos também eram de lã. O algodão egípcio foi encontrado nas túnicas, embora muito raramente.
Muito pouco se sabe sobre calçados bizantinos, nenhum exemplo sobreviveu e as imagens mostram pouco. O calçado real mostra jóias e bordados. Os acessórios para trajes bizantinos mais ricos incluem: Sudarium, um lenço bordado elaborado; contabulatim, um longo pano bordado, às vezes dobrado em leque e enrolado ao redor do corpo; Pálio, um tabuleiro de tribunal muito rico, de comprimento de bainha, usado por homens; e o super-umeral, uma elaborada gola bordada e às vezes adornada com joias. Quando as extensões são adicionadas ao super-umeral, ele se torna um pálio.
Legado e Importância
Bizâncio tem sido frequentemente identificado com absolutismo, espiritualidade ortodoxa, orientalismo e exotismo, enquanto os termos "Bizantino" e "Bizantinismo" têm sido usados como sinônimo de decadência, burocracia complexa e repressão. Nos países da Europa Central e do Sudeste que saíram do Bloco Oriental no final dos anos 80 e início dos anos 90, a avaliação da civilização bizantina e seu legado foi fortemente negativa devido à sua conexão com um suposto "autoritarismo e autocracia orientais". Os autores da Europa Oriental e Ocidental sempre perceberam Bizâncio como um corpo de idéias religiosas, políticas e filosóficas contrárias às do Ocidente. Mesmo na Grécia do século XIX, o foco estava principalmente no passado clássico, enquanto a tradição bizantina estava associada a conotações negativas.
Essa abordagem tradicional em relação a Bizâncio foi parcial ou totalmente contestada e revisada por estudos modernos, que se concentram nos aspectos positivos da cultura e do legado bizantino. Averil Cameron considera inegável a contribuição bizantina para a formação da Europa medieval, e Cameron e Obolensky reconhecem o papel principal de Bizâncio na formação da Ortodoxia, que por sua vez ocupa uma posição central na história e nas sociedades da Grécia, Bulgária, Rússia, Sérvia e outros países. Os bizantinos também preservaram e copiaram manuscritos clássicos e, portanto, são considerados transmissores do conhecimento clássico, como importantes contribuintes para a civilização européia moderna e como precursores do humanismo renascentista e da cultura ortodoxa eslava.
Como o único estado estável de longo prazo na Europa durante a Idade Média, Bizâncio isolou a Europa Ocidental das novas forças emergentes para o Oriente. Constantemente sob ataque, distanciava a Europa Ocidental dos persas, árabes, turcos seljúcidas e, por algum tempo, dos otomanos. De uma perspectiva diferente, desde o século VII, a evolução e a constante reformulação do estado bizantino estavam diretamente relacionadas ao respectivo progresso do Islã.
Após a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453, o sultão Mehmed II recebeu o título "Kaysar-i-Rum" (o equivalente turco de César de Roma), pois estava determinado a fazer do Império Otomano o herdeiro do romano oriental. Império. Segundo Cameron, considerando-se "herdeiros" de Bizâncio, os otomanos preservaram aspectos importantes de sua tradição, o que, por sua vez, facilitou um "reavivamento ortodoxo" durante o período pós-comunista dos estados da Europa Oriental.
Fonte:https://www.crystalinks.com/byzantine.html