Cultura arcaica , qualquer uma das culturas antigas da América do Norte ou do Sul que se desenvolveu a partir de tradições paleo-indianas e levou à adoção da agricultura. As culturas arcaicas são definidas por um grupo de características comuns e não por um período ou local específico; na Mesoamérica, as culturas arcaicas existiam de aproximadamente 8.000 a 2.000 AC , enquanto algumas culturas arcaicas na Grande Baciado sudoeste dos EUA começou na mesma época, mas persistiu até o século XIX. A principal característica das culturas arcaicas é uma mudança de subsistência e estilo de vida; seus predecessores paleo-indianos eram caçadores e coletores especializados altamente nômades que se baseavam em algumas espécies de plantas e caça silvestres, mas os povos arcaicos viviam em grupos maiores, eram sedentários por parte do ano e participavam de uma dieta altamente variada que, eventualmente, incluiu alguns alimentos cultivados . Dessa maneira, as culturas arcaicas nas Américas são algo análogas às culturas mesolíticas do Velho Mundo .
Estatuetas de galho dividido da cultura arcaica do desertoEstatuetas de galho dividido do tamanho da palma da cultura arcaica do deserto, feitas a partir de um único galho de salgueiro, representando veados ou carneiros selvagens, c. 2000 AC ; do Parque Nacional do Grand Canyon, Arizona.Coleção do Museu Grand Canyon / Serviço Nacional de Parques dos EUA
Os povos arcaicos usavam uma grande variedade de recursos alimentares e baseavam muitas de suas escolhas na disponibilidade sazonal; restos de comida encontrados em seus sítios arqueológicos incluem uma variedade de mamíferos (incluindo coelhos, antílopes, veados, alces, alces e bisões), aves terrestres e aquáticas, peixes e mariscos e alimentos vegetais, como tubérculos, raízes, sementes, frutas, e nozes.
Os povos arcaicos também criaram uma série de ferramentas nunca antes vistas nas Américas. O uso de novas fontes de alimentos e a criação de novos tipos de ferramentas provavelmente foram desenvolvidos em conjunto, com inovações em cada domínio, promovendo desenvolvimentos adicionais no outro. A cestaria e a rede aumentaram a coleta e o armazenamento de novos alimentos vegetais, enquanto a moagem de pedras tornou as sementes duras prontamente comestíveis. A caça foi aumentada com o desenvolvimento de pontos de projéteis pontilhados e com entalhe lateral (embora os pontos lanceolados persistissem), pesos atlânticos , redes de observação de pássaros e pequenas caça e anzóis. Como uma base de subsistência mais confiável permitiu a congregação de grupos maiores, as pessoas se tornaram mais sedentárias e a complexidade social aumentou.
No final do período arcaico, as pessoas começaram a cultivar plantas, embora em um grau limitado. Na América do Norte, os povos arcaicos a leste do rio Mississippi se concentravam em suínos e espécies relacionadas, enquanto grupos na Mesoamérica trabalhavam com variedades selvagens de milho (milho) e aqueles na América do Sul trabalhavam com espécies de batata selvagem. No entanto, os povos arcaicos continuavam confiando na caça e na coleta da maioria de seus alimentos. Quando uma população começa a colocar maior ênfase na produção de alimentos e suas tecnologias associadas, é geralmente diz-se ter desenvolvido em uma cultura Woodland (no Leste Woodlands, Sudeste e Plains culturaáreas da América do Norte), uma cultura Puebloana primitiva (no sudoeste da América do Norte; veja Cultura Pueblo Ancestral [Anasazi]) ou uma cultura pré-clássica ou formativa (na Mesoamérica e na América do Sul.
Fonte: https://www.britannica.com/topic/Archaic-culture