12.9.20
Explorador: Hernán Cortés
Nasceu em 1485 em Medellín, Castela
Morreu: 2 de dezembro de 1547 (na idade de 61-62) em Castilleja de la Cuesta, Castela
Nacionalidade: castelhana
Ocupação: Conquistador
Famosa por: Conquistar o Império Asteca
Hernán Cortés foi um explorador e soldado espanhol que conquistou o império asteca. Isso resultou em grandes áreas do continente mexicano sendo governadas pela Coroa de Castela, durante a primeira parte do século XVI. Curiosamente, o Golfo da Califórnia era originalmente chamado de Mar de Cortes.
Vida pregressa
Hernán Cortés nasceu em Medellín, uma vila no norte da Espanha em 1485. Seu pai era Martín Cortés e sua mãe era Catalina Pizarro Altamirano. Cortés frequentemente adoecia quando criança. Quando tinha quatorze anos, foi matriculado na Universidade de Salamanca, na Espanha, para estudar direito. Este foi o principal centro de aprendizagem na Espanha durante esse tempo. Ele só ficou dois anos e depois voltou para casa para o desgosto de seus pais.
Saindo da Espanha
Em 1504, Cortés zarpou para Santo Domingo, atual República Dominicana. Em 1506, Cortés ajudou Diego Velázquez na conquista de Cuba e Hispaniola. Por seus esforços, ele recebeu muitos hectares de terra, bem como escravos. Em 1518, convenceu o novo governador de Hispaniola, Velázquez, a torná-lo comandante da nova expedição ao México. Esta área tinha acabado de ser descoberta por exploradores europeus e era considerada de grande riqueza.
Conquistando os astecas
Em fevereiro de 1519, sua expedição chegou ao México. Ele logo se tornou aliado de alguns dos nativos que conheceu, mas com muitos outros ele teve que usar força letal para conquistá-los. Ele lutou contra os guerreiros Cholula e Tlaxacan após o qual decidiu assumir todo o império asteca. Ele foi para Tenochtitlán, que não era apenas a capital asteca, mas também a casa de Montezuma II. Em seguida, ele capturou Montezuma e fez seus soldados invadirem a cidade. Ele deixou a cidade quando soube que as tropas espanholas iriam prendê-lo porque ele havia desobedecido ordens.
Depois de um confronto com as forças espanholas, ele voltou para Tenochtitlán para descobrir uma revolta em andamento. Eventualmente, os astecas expulsaram os invasores espanhóis de sua cidade, mas Hernán Cortés voltou e tomou a cidade em 1521. Um ano depois, Carlos I, o rei da Espanha, concedeu a Cortés o governo da Nova Espanha. Cortés continuou a explorar muitas partes da América Central, na esperança de encontrar um estreito que ligasse o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.
Anos depois
Após seu triunfo sobre os astecas, ele enfrentou muitos desafios para sua posição e autoridade. Em 1524, Cortés foi a Honduras para deter uma revolta contra ele. Quando voltou ao México, soube que havia sido destituído de seu poder. Ele foi à Espanha para defender seu caso junto ao rei da Espanha, mas Cortés não foi reconduzido governador. Em 1536, ele explorou a área noroeste do México e lá ele descobriu a península que chamou de Baja California. Esta foi sua última grande expedição.
Em 1540, ele voltou para a Espanha e se aposentou. Cortés passou a maior parte de sua aposentadoria em busca de reconhecimento por suas muitas realizações da corte real da Espanha. Em dezembro de 1547, Hernán Cortés morreu em sua propriedade em Sevilha.