7.9.20
Vasco da Gama
Nasceu em: 1460 ou 1469 em Sines ou Vidigueira, Alentejo, Reino de Portugal
Morreu: 23 de dezembro de 1524 (na idade de 55-65) em Kochim, Índia Portuguesa
Nacionalidade: portuguesa
Ocupação: Explorador, Vice-rei da Índia
Famoso por: Liderar velas da Europa para a Índia
O famoso explorador Vasco da Gama nasceu em Sines, Portugal, por volta de 1460. O Rei encarregou-o em 1497 de encontrar uma rota marítima para o Leste do país. Sua descoberta provou estar entre os destaques mais instrumentais da história da navegação.
Vida pregressa
O Explorador Vasco da Gama nasceu em uma família nobre e humilde. Ele era o terceiro filho de seu pai Estevão da Gama, um comandante da fortaleza em sua cidade natal. Ele era conhecido por ser um jovem destemido e duro.
Contribuição para a navegação
Já mais velho, Vasco da Gama ingressou na marinha portuguesa onde aprendeu a navegar. Ele se estabeleceu como um marinheiro em 1492, quando o rei João II o despachou para o sul de Lisboa. Ele foi então novamente enviado para a região do Algarve, em Portugal, para apreender os navios da França. Isso foi feito como um sinal de vingança contra os franceses por interromperem seu transporte marítimo antes.
A ideia de explorar as partes mais distantes do mundo não era um conceito novo para Vasco da Gama, já que seu pai também era um explorador.
Primeira viagem
Ele começou sua primeira viagem em 1487 de Lisboa, Portugal para a Índia. A principal razão pela qual a Índia era uma rota comercial popular era por causa de suas especiarias. Vasco da Gama utilizou a rota naval do sul de África, passando por Mombaça e pelo Cabo da Boa Esperança.
Ele finalmente alcançou o sul da Índia em 1498. Ele então retornou após trocas comerciais bem-sucedidas em 1499. Essa navegação levou a uma rota direta do continente europeu para a Índia.
Segunda viagem
O rei português Manuel I enviou da Gama, então almirante, numa segunda expedição à Índia entre 1502 e 1503. Na sua segunda viagem, Vasco da Gama levou consigo 20 navios armados. Vasco da Gama foi a principal força a subjugar muitos levantes, principalmente com os comerciantes muçulmanos, que realizavam seu comércio na África.
Esta segunda viagem viu o assassinato de vários muçulmanos, que muitas vezes eram assassinados brutalmente como uma forma de demonstrar o poder do rei. Os comerciantes muçulmanos achavam que os portugueses haviam comprometido sua rota por causa das muitas entradas de navios europeus em suas águas. Essa foi a principal causa dos conflitos.
Morte
Em 1524, Vasco da Gama foi convidado a realizar mais uma viagem à Índia, desta vez, como vice-rei e embaixador do rei João III. No entanto, esta viagem foi muito infeliz, pois da Gama morreu de malária. Seus restos mortais foram enviados de volta para sua terra natal em 1539.