17.9.21
Quem é quem em uma tripulação pirata
Era muito bom embolsar os objetos de valor de outras pessoas e fazer barulho em festas de rum, mas a vida em um navio pirata envolvia uma quantidade surpreendente de trabalho duro. Os piratas eram, em primeiro lugar, os marinheiros e, na Idade de Ouro da Pirataria (1690-1730), um navio pirata exigia muita habilidade para operar e manutenção constante para se manter à tona. Na verdade, os piratas precisavam ser marinheiros notavelmente bons se quisessem pegar navios mercantes em fuga e escapar das atenções indesejadas de navios da marinha fortemente armados. De capitão a montador, cada membro da tripulação desempenhava sua parte no desempenho complexo de tarefas que mantinham um veleiro do século XVII / XVIII em bom estado.
Tom Hopper como Billy Bones
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O capitão
O capitão de um navio pirata era muitas vezes o cérebro do arquiinimigo das operações piratas. Ele também poderia ter investido o capital para comprar o navio ou seu capitão legítimo ou um oficial de alta patente em um navio corsário antes que a tripulação decidisse se entregar à pirataria.
TER UM CASACO COMPRIDO BONITO E MUITAS PISTOLAS CARAS MOSTRAVA QUE UM ERA UM LÍDER DE PIRATAS DE SUCESSO.
Talvez surpreendentemente para uma gangue de assassinos, um capitão pirata era freqüentemente eleito para sua posição, mas, por outro lado, era difícil liderar por meio da coerção um grupo de indivíduos que valorizava sua liberdade acima de tudo. Muitos marinheiros se voltaram para a pirataria precisamente por causa da disciplina rígida e das punições severas da vida em um navio mercante ou naval e, portanto, dificilmente tolerariam um líder que governasse apenas pela vara. No entanto, os capitães mais bem-sucedidos, aqueles que conquistaram grandes prêmios, podiam incutir algumas regras e disciplina em seus homens, como Bartholomew Roberts(1682-1722) que insistiu que sua tripulação se abstivesse de apostar nos artigos do navio que toda a sua tripulação jurou respeitar. A posição de capitão também pode não ser permanente, já que os marinheiros que já haviam se amotinado uma vez não têm vergonha de fazê-lo novamente. Charles Vane (falecido em 1721) foi dispensado de seu comando por não ter atacado um navio como sua tripulação desejava e foi substituído por 'Calico Jack' (também conhecido como John Rackham, falecido em 1720).
Os capitães piratas frequentemente vestiam o papel na Idade de Ouro. Barba Negra (também conhecido como Edward Teach , d. 1718) foi para o terror com uma barba com fitas e detonadores acesos sob seu chapéu, enquanto Roberts ostentava sedas escarlates, um chapéu de penas e um colar de diamantes. Ter um casaco comprido bonito e muitas pistolas caras eram outras maneiras de mostrar que alguém era um líder de piratas de sucesso.
Bartholomew Roberts de Assassin's Creed IV: Black Flag
Ubisoft (direitos autorais, uso justo)
Com suas habilidades de liderança, navegação e puro carisma, um capitão pirata ganhou sua parte dobrada do saque capturado em comparação com outros membros da tripulação. Por outro lado, se os piratas fossem capturados, o capitão poderia esperar o pior julgamento das autoridades. Enquanto muitos piratas corriam um risco real de serem enforcados, os capitães piratas tinham quase certeza de tal destino, e os mais notórios também poderiam ter seus cadáveres pendurados em correntes para apodrecer por anos, como o Capitão Kidd em 1701.
Contramestre
Um contramestre pirata (em oposição a um em navios mais legítimos) era freqüentemente o segundo em comando, e abaixo dele estavam o primeiro e o segundo imediato. Ele era, então, o equivalente a um primeiro imediato mercante ou a um primeiro-tenente naval. Como o capitão, o contramestre poderia ser eleito para entrar ou sair do cargo pela tripulação. O timoneiro, o homem que dirigia o leme do navio, era normalmente supervisionado pelo contramestre que, hábil na navegação, também se preocupava com o curso geral do navio e em registrar sua velocidade, embora essa função pudesse ser desempenhada por um capitão pirata ou um velejador comandante (que era especialista nas capacidades de navegação do navio em todas as condições). O contramestre geralmente supervisionava quais homens embarcaram em um navio-alvo, liderando ele mesmo o ataque. Após a aquisição, ele decidiu qual saque foi feito, e então ele assegurou sua divisão justa entre a tripulação. A parte do espólio do contramestre era igual à do capitão: o dobro da parte de um marinheiro comum. No caso raro de a tripulação ter votado para que um de seus irmãos fosse açoitado, foi o contramestre quem aplicou a punição. Quando um capitão pirata capturou um segundo navio e desejou manter uma frota própria, o contramestre foi o principal candidato a se tornar seu capitão.
Navegador
O navio poderia ter um navegador dedicado e, embora o capitão e o contramestre muitas vezes tivessem conhecimento de navegação, um especialista era preferido, já que ele estava familiarizado com cartas, linhas costeiras, correntes, ventos e condições climáticas locais. A longitude ainda não podia ser medida com precisão neste período e, portanto, a experiência prática era uma grande vantagem. Com um bom navegador, um capitão pirata poderia chegar exatamente onde sabia que os navios mercantes navegavam com freqüência e poderia transpor as águas rasas e ilhas perigosas, que seriam excelentes locais para emboscar um navio que passasse. Às vezes, uma frota de navios piratas tinha um único navegador especializado. Como poucos marinheiros conheciam a misteriosa arte da navegação, o navegador do navio costumava ser chamado de Artista.
Pirata com Telescópio
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Contramestre
O contramestre (muitas vezes simplesmente 'contramestre') supervisionava todas as tarefas que exigiam marinharia e era responsável pelas provisões do navio e por garantir que o cordame, as velas e as âncoras do navio estivessem em boas condições. O contramestre recebeu uma vez e meia a parte do butim de um marinheiro comum. Se a tripulação fosse grande, o contramestre era assistido por deputados, o companheiro ou companheiros do contramestre.
Oficiais
Embora as tripulações piratas não tivessem classificações formais, alguns marinheiros estavam definitivamente acima dos outros em termos de conhecimento e experiência. Tais indivíduos, como em navios legítimos, organizavam os marinheiros comuns em seus deveres diários quando no mar. Um mastro de proa, por exemplo, supervisionava uma equipe de cinco ou seis marinheiros. O timoneiro (que poderia ser um contramestre e é pronunciado 'cox'n') dirigia o navio (quando ele poderia ser conhecido como o timoneiro) e estava encarregado de qualquer pequeno barco a bordo - útil para ir em terra, explorar águas rasas, e embarque em outras embarcações. Os oficiais recebiam um e um quarto da parte de um marinheiro comum em qualquer saque roubado.
UMA VIDA DIFÍCIL NO MAR ERA UM JOGO PARA JOVENS E POUCOS PIRATAS TINHAM MAIS DE 40 ANOS.
Ter um médico a bordo era uma vantagem, mas dependia da possibilidade de alguém ser coagido a ingressar na tripulação. Do contrário, ter um baú de remédios era o melhor que um capitão poderia fazer para reduzir os efeitos de doenças e ferimentos em sua tripulação. Na ausência de um cirurgião, o carpinteiro do navio foi chamado para realizar operações drásticas como amputações.
Carpinteiro
Qualquer navio à vela precisava de um bom carpinteiro para mantê-lo em boas condições, controlar quaisquer vazamentos e fazer os inevitáveis e constantes reparos causados pelo vento, mar, criaturas marinhas tropicais e fogo inimigo. O carpinteiro em um navio pirata também precisava de habilidades adicionais, como consertar um navio capturado para torná-lo mais adequado para sua nova função. A velocidade era essencial e, portanto, as superestruturas poderiam ser removidas para reduzir o peso e aumentar a velocidade e a capacidade de manobra. Portas de armas adicionais podem precisar ser cortadas no casco do navio e anteparas internas removidas para dar lugar a mais canhões. Em seguida, houve os reparos em mastros e esteios destruídos por tiros de canhão. Não é de admirar, então, que quando um navio pirata capturava um navio mercante, o carpinteiro habilidoso a bordo era frequentemente convocado para o serviço, e ele foi obrigado a acenar adeus a uma vida honesta e consideravelmente mais longa. O carpinteiro recebeu uma vez e meia a parte do butim de um marinheiro comum.
Capitão Kidd no porto de Nova York
Biblioteca do Congresso (domínio público)
Tanoeiro
Um tanoeiro só foi encontrado a bordo de um navio maior, mas ele foi muito útil porque conseguia montar barris, uma habilidade fundamental porque, na época, esses eram os únicos grandes recipientes disponíveis e eram usados para guardar estoques secos, úmidos, água , rum e pólvora dentro. Ele garantiu que eles permanecessem o mais herméticos e impermeáveis possível, e ele poderia desmontar barris vazios para aumentar o espaço para a carga recém-capturada. O tanoeiro também fez e consertou baldes.
Sailmaker
Como o carpinteiro, o ferreiro e o tanoeiro, este era um trabalho especializado em artesãos, e o homem habilitado para isso não precisava necessariamente conhecer outras habilidades de marinheiro. As velas estavam sempre gastas pelo tempo, muitas vezes destruídas por tempestades e às vezes despedaçadas pela metralha. Na era da vela, o veleiro era tão importante quanto o engenheiro-chefe de um navio moderno, pois sem ele a embarcação não poderia ir muito longe. Na ausência do cirurgião de um navio, uma das funções do fabricante de velas era costurar os ferimentos da batalha e os acidentes frequentes a bordo de um navio à vela.
Artilheiro
A equipe de operadores de canhão do navio era liderada pelo artilheiro, que gritou a ordem 'Atire!' e que foi auxiliado pelo companheiro de um artilheiro. Cada canhão em um navio pirata exigia de 4 a 6 homens para operar. Era necessária experiência para medir a quantidade correta de pólvora para disparar projéteis variados à distância necessária para atingir o alvo. Além disso, o navio no qual o canhão estava sendo disparado e o alvo freqüentemente estavam em movimento horizontal e vertical, se navegando e não em plena calma. Felizmente, poucos capitães piratas queriam danificar seriamente um navio-alvo por medo de danificar de forma semelhante sua carga preciosa, mas se um navio mercante decidisse lutar depois que o Jolly Roger fosse içado ou os piratas estivessem sob ataque de um navio da marinha enviado por um governador colonial para caçá-los, então ser um bom atirador era uma vantagem óbvia. Outra vantagem era a velocidade com que uma tripulação experiente poderia disparar vários tiros. Em um navio pirata, os operadores de canhão não trabalhavam em tempo integral e, portanto, tinham outras funções quando não estavam em batalha. Um artilheiro recebia uma vez e meia a cota de despojo de um marinheiro comum.
A Vingança da Rainha Anne
Qualiesin (CC BY-SA)
cozinhar
Embora os piratas desfrutassem da comida retirada de navios capturados e em tavernas em um paraíso pirata, eles ainda precisavam de alguém para cozinhar regularmente enquanto estavam no mar em busca de vítimas. O cozinheiro de um navio pirata (ou qualquer outro, aliás) era frequentemente um marinheiro que havia perdido um membro em ação, fato que não passou despercebido por Robert Louis Stevenson em seu romance de 1883, A Ilha do Tesouro, onde Long John Silver , dizem que uma vez serviu como cozinheiro antes de se tornar pirata.
Músicos
Músicos como violinista e trompetista faziam parte de qualquer tripulação, incluindo navios piratas. Eles eram úteis como uma fonte de ritmo para auxiliar tarefas manuais como puxar cordame, para criar uma cacofonia de ruído que contribuía para o terror geral de um ataque pirata e, como em outros navios, estavam à disposição de qualquer um dos a tripulação que teve o impulso de se divertir.
Marinheiros comuns
A maioria das tripulações de piratas era composta de amotinados ou capturados por outros piratas e forçados a se juntar a eles ou ser mortos (o último caso era certamente o argumento de defesa mais comum em julgamentos de piratas). Os levados incluíam meninos de navio que serviam como aprendizes ou como cães-guia em geral, realizando tarefas de limpeza e serviço. Os recrutas também podem vir de marinheiros cansados do trabalho árduo e da disciplina esperada em navios mercantes e navais - para não mencionar os salários baixos - ou aqueles que não aguentavam mais as duras condições enfrentadas por ocupações como os pescadores da Terra Nova. Houve também quem se sentisse atraído pela ideia de uma vida no mar e de uma fuga da monotonia do trabalho em terra. Os trabalhadores das fábricas de madeira em climas tropicais repletos de doenças estavam particularmente interessados no ar puro do mar e na chance de ganhar uma fortuna. Finalmente, a frequência de capturas, naufrágios, baixas, acidentes e doenças significava que as tripulações dos piratas geralmente tinham pouco pessoal.
Tripulação pirata do Black Sails
Starz (direitos autorais, uso justo)
Os capitães procuravam refúgios piratas para recrutas, lugares como Tortuga, Providence Island e Port Royal, que geralmente estavam cheios de piratas em busca de um novo navio para se juntar. As tripulações de piratas no Caribe durante a Idade de Ouro eram compostas por todas as nacionalidades, mas a maioria eram britânicos ou colonos das Américas. Os negros africanos, escravos capturados e algemados pela imprensa ou voluntários ou escravos que fugiram das plantações coloniais, constituíam uma parte não desprezível das tripulações privadas. Os escravos negros africanos não teriam nenhum conhecimento de marinharia e, portanto, provavelmente foram empregados como criados ou para as tarefas mais servis a bordo, mas há evidências nos registros do julgamento de que alguns aprenderam as cordas e se tornaram membros iguais da tripulação.
Para se qualificar para a vida em um navio pirata como o marinheiro de classificação mais baixa, as habilidades necessárias eram saber manejar velas (estender, recuar e enrolar), dirigir e fazer sondagens; ter habilidade com uma arma era um bônus distinto, assim como não ser muito exigente quanto à companhia de alguém. Outra exigência era a juventude, já que uma vida difícil no mar era um jogo para jovens e poucos piratas (ou marinheiros de qualquer tipo) tinham mais de 40 anos, e a maioria estava na casa dos 20.
Os benefícios da vida de um pirata eram comida melhor, melhor pagamento (talvez muitos anos de salário de uma vez se um bom prêmio fosse levado), muito álcool e a chance de liberdade e aventura. Houve, também, um maior senso de envolvimento nos assuntos do navio, uma vez que muitas vezes as decisões-chave e a distribuição do espólio eram organizadas em moldes democráticos. As desvantagens incluíam um risco muito real de prisão, enforcamento ou ferimentos graves. A carreira média de um pirata era de cerca de dois anos e, com toda a probabilidade, uma vez que se tornasse pirata, a pessoa nunca mais veria sua família.
Fonte:https://www.worldhistory.org/article/1835/whos-who-in-a-pirate-crew/