A
Guiana Francesa era habitada originalmente por índios, foi descoberta em 1498 pela expedição do espanhol Cristovão Colombo. A França colonizou a Guiana a partir de 1604, quando o rei Luis XIV, enviou milhares de colonos para a nova terra alegando que lá eles encontrariam muitas riquezas fáceis, o que na prática provou-se o contrário. Em 1667, através do Tratado de Breda, as terras passaram a pertencer legalmente a França.Durante o período da guerra da sucessão a coroa espanhola, que tinha como candidatos Filipe d’Anjou e Carlos VI da Áustria e que colocou em conflito grandes potências Europeias da época, foi assinado o Tratado de Utrecht (1713-1715), que assegurou várias medidas para os países implicados. Portugal teve o reconhecimentoda sua soberania em terras brasileiras e o seu limite era entre os territórios do rio Amazonas e Oiapoque. Porém a França desejava chegar até o rio Araguari e estabeleceu missões para ampliar o seu território além do limite.
Em 1806 a França queria realizar o Bloqueio Continental, boicotando a Inglaterra e obrigando todos os seus países a fecharem seus portos. O príncipe de Portugal D. João ficou com dúvida em aceitar, já que possuía uma posição privilegiada em relação aos ingleses. Depois de muito pensar, decidiu não participar do Bloqueio. Os franceses, liderados por Napoleão Bonaparte começaram a avançar em direção a Portugal, a corte real sem a mínima intenção de ser presa fugiu para o Brasil com aproximadamente 15 mil pessoas.
Foi realizado então uma represália para a França em solo brasileiro, a ideia era invadir as Guianas Francesas que possuía terras das quais Portugal não aceitava e oferecia o risco de tornar-se uma forte colônia francesa, podendo vir a acarretar problemas para os portugueses no Brasil. Quando o governo português já estava devidamente instalado no Rio de Janeiro, foi decretado a guerra a este território em 1808. O tenente-coronel Manuel Marques comandou a invasão terrestre contanto com 800 combatentes através do Pará, enquanto James Lucas Yeo comandava as esquadras contando com o apoio de um navio de guerra inglês. O governador Victor Hugues, da principal cidade da Guiana, Caiena, contava com 900 pessoas. Ao chegar em Oiapoque, no dia 15 de dezembro, Marques encontrou com embarcações francesas, que prontamente se renderam. Quatro dias depois , o tenente encontrou com os inimigos no rio Apruague e contou com a ajuda dos fuzileiros navais.
Depois de combates dos quais saíram vitoriosos, finalmente chegaram em Caiena onde o governado se rendeu sem resistência no dia 12 de janeiro de 1809. Os governadores portugueses passaram então a controlar o território.
A Guiana Francesa foi devolvida para a França quase nove anos depois, através do Tratado de Viena.
Fontes:
http://www.clubemilitar.com.br/site/pres/revista/434/30.pdf
http://www.infoescola.com/guiana-francesa/historia-da-guiana-francesa/