Por Fernando Rebouças |
Em 1506, viajou para as Índias Ocidentais, participou de várias expedições militares nas Molucas, conhecida como as Ilhas das Especiarias.
Servindo ao rei de Espanha, realizou a primeira viagem de circum-navegação pela Terra, o primeiro a atravessar o Estreito de Magalhães, batizado com o seu nome. Foi também o primeiro europeu a navegar o Oceano Pacífico.
Ficou órfão de pai e mãe aos dez anos de idade, tornou-se pagem da corte da Rainha D.Leonor, consorte de D. João II . Fernão de Magalhães casou-se com Beatriz Barbosa e foi pai de dois filhos, Rodrigo de Magalhães e Carlos de Magalhães.
Alistou-se na Armada da Índia aos 25 anos de idade, participou da frota de 22 navios, uma missão para levar D. Francisco de Almeida a ocupar a Índia como vice-rei. Enfrentou diversas batalhas, entre elas a batalha naval de Cananor em 1506.
Em 1509, junto com Diogo Lopes de Sequeira, partiu na primeira embaixada a Malaca, onde foram vítimas de uma conspiração, na qual a expedição teve que fugir. Participou a serviço do governador Afonso de Albuquerque , na conquista de Malaca em 1511.
Em cálculos matemático feitos com os irmãos Faleiro, cartógrafos portugueses, acreditavam que as Molucas ficavam no meio do mundo, e pertenceria à Espanha. Também acreditavam que no sul do Brasil havia uma passagem para os mares do Sul.
Enfrentaram os mares do sul do continente, entre o Atlântico e o Pacífico, enfrentaram uma viagem de 38 dias que batizara o estreito do continente da América do Sul de Estreito de Magalhães.
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernão_de_Magalhães
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u629.jhtm