Por Fernando Rebouças |
Era um homem muito erudito e de escrita de grande estilo. Acredita-se que tenha participado na guerra contra Castela, conflito promovido pelo rei Afonso V, no anos de 1476. Nesse conflito, o rei Afonso pretendia anexar o reino de Castela a Portugal.
O rei Afonso foi derrotado pelas tropas castelhanas na batalha de Toro. Posteriormente, Caminha foi nomeado Mestre de Balança da Casa da Moeda, equivalente ao cargo de escrivão e tesoureiro. Essa nomeação provavelmente tenha ocorrido em caráter de herança, sendo o cargo já ocupado pelo pai por longos anos.
Em 1497, foi eleito vereador de sua cidade, redigiu os capítulos da Câmara do Porto, um documento constitucional da região apresentada à Corte portuguesa.
Casou-se e teve uma filha, Isabel de Caminha. Na fase adulta, Isabel casou-se com Jorge Osório, um sujeito violento que fora condenado , por assalto a mão armada, ao exílio na África do Sul.
Caminha usou de sua influência na Corte portuguesa para impedir o exílio do genro. Em 1499, foi nomeado escrivão da feitoria quePedro Álvares Cabral havia fundado nas Índias. No meio da viagem, segundo historiadores, tornou-se no escrivão da descoberta das terras brasileiras sem esperar por esse fato.
Do Brasil partiu para as Índias, onde morreu depois de conflitos armados com os habitantes hostis de Calecute.
Fontes:
http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/autores/index16.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u456.jhtm