Por Antonio Gasparetto Junior |
O Clube Jacobino
Durante a Revolução Francesa, no final do século XVIII, o termo jacobino era usado de forma pejorativa para qualquer um que defendesse idéias revolucionárias de caráter extremista. Ainda durante o processo revolucionário, os jacobinos combatiam a monarquia em defesa da república.
Tendo suas origens fortemente identificadas com camadas menos favorecidas na sociedade, não foi por acaso que os setores mais populares se uniram com os ideais jacobinos. Os Sans-cullotesformaram juntos com os jacobinos uma grande massa popular de contestação da monarquia e da nobreza parasita que nada produzia e explorava em excesso a população mais pobre.
O jacobinismo nesse momento seria dividido ainda em três fases, cada qual com suas atitudes características, sendo elas:Jacobinismo original (1789-1791), Jacobinismo misto (1791-1793) e Jacobinismo extremista (1793- 1794).
O primeiro e principal responsável pela difusão do jacobinismo fora do território francês foi Napoleão Bonaparte. O líder francês após a Revolução Francesa foi fundamental para que as idéias do jacobinismo político, econômico e jurídico apresentassem grande destaque especialmente nos países latinos. Assim, países como Portugal e Brasil entre outros que tiveram suas histórias influenciadas diretamente pela expansão do Império Napoleônico passaram a ter as idéias jacobinas presentes em seu cotidiano. Especialmente os países que se mantiveram ligados com fidelidade ao que era a Igreja de Roma no século XVI permitiram que o jacobinismo ocupasse lugar primordial.
Atualmente usa-se o termo jacobino para identificar os defensores do centralismo na política e na economia do Estado. Para os seguidores dessa corrente de pensamento, é o Estado que deve atuar e regular as relações que influenciam na vida da sociedade. Por este motivo os jacobinos se expressam como opositores do pensamento liberal, que julga que o Estado não deve interferir e permitir que as forças políticas e econômicas se desenvolvam por conta própria, de forma livre.
Fontes:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/jacobinos5.htm
http://www.infopedia.pt/$jacobinismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacobinismo