"Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes."
A definição acima está no site do Instituto Brasileiro de Museus. Mas, além da definição lírica, os museus são espaços que guardam a história de um povo, de um país.
Para estimular a criação e a manutenção de museus e centros culturais e ajudar a preservar o patrimônio cultural brasileiro, foi criado em 2009 o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). A entidade desenvolve ações educativas e de inclusão social nesses espaços, utilizando o patrimônio cultural como ferramenta de interação.
Há cursos e workshops de capacitação para estudantes, museólogos e profissionais da área. Para saber mais, acesse o site do Ibram. Nele existe uma lista completa de todos os museus brasileiros.
Por um sistema de mapas, você consegue saber onde estão esses espaços de resguardo e divulgação da história nacional do Estado brasileiro. Clique aqui para acessar o mapa dos museus.
Entre os principais museus históricos do país está o Museu da República, no Rio de Janeiro, localizado no Palácio do Catete, sede do governo federal até 1960. Um dos mais novos museus de história é o Museu Nacional, em Brasília. Ele faz parte do complexo cultural projetado pelo Oscar Niemeyer. O projeto dividiu o programa em quatro edifícios principais, dois de cada lado. No denominado Setor Cultural Sul ficam o museu e a biblioteca; no outro, chamado de Setor Cultural Norte, o centro musical e os cinemas. As duas glebas, separadas pelo Eixo Monumental, seriam unidas por uma passagem subterrânea com lojas, a ser construída junto ao estacionamento (também em subsolo).
No site do Sistema Brasileiro de Museus, é possível fazer uma busca e conhecer esses e todos os outros museus do país divididos por estado.
Fontes:
Ibram