A milenar luta do homem para deixar de andar a pé
por Leandro Narloch
As rodas são a mais importante invenção humana. Surgiram em várias civilizações isoladas, por isso não se sabe quem as criou primeiro, quando ou onde. O que se conhece são seus efeitos em guerras e aproximando povos há mais de 5 mil anos, como fundamentos dos mais diversos meios de transporte.
3500 A.C. - Carroça
A Mesopotâmia, berço da civilização, foi também o nascedouro dos veículos sobre rodas. As primeiras carroças eram de madeira e couro, tinham um tronco como roda e eram puxadas por onagros (espécie de cavalo)
2000 A.C. - Bigas
Outra invenção mesopotâmia, as bigas espalharam-se pelo Egito e pela Ásia Menor, onde foram usadas pelo exército de Alexandre, o Grande. Em Roma, as corridas de bigas eram a principal atração do Circo Máximo, o maior hipódromo do império
1500 - Coche
Nenhum novo veículo de rodas foi criado durante a Idade Média, mas as antigas carroças ganharam sistemas de suspensão e arreios mais sofisticados naquela época. Essas melhorias possibilitaram a criação do coche, uma carroça puxada por três pares de cavalos e com rodas de vários tamanhos, que permitia o transporte rápido e agradável da realeza
1760 - Patins
O belga Joseph Merlin, o homem que primeiro imaginou os patins, não conseguia manter-se em pé nas demonstrações do seu invento. Por isso, os patins só foram levados a sério em 1863, com a criação de um protótipo americano, e popularizaram-se no século 20, quando o plástico como matéria-prima foi usado largamente
1804 - Locomotiva a vapor
Primeiro dos múltiplos meios inventados no século 19, a primeira locomotiva, criada pelo inglês Richard Trevithick, tinha 25 toneladas e rodava a 8 km/h. Ferrovias e locomotivas passariam a difundir-se 20 anos depois
1817 - Bicicleta
Movida pelas próprias pernas do ciclista, a primeira bicicleta, criada pelo engenheiro alemão Karl von Drais, espalhou-se rapidamente pela Europa. O sucesso não ocorreu à toa. A bicicleta foi o primeiro meio eficiente ao transportar o homem por meio de sua própria força, sem tração animal nem mecânica, um sonho desde Leonardo da Vinci, no século 15
1881 - Bonde elétrico
Em substituição às composições puxadas por cavalos comuns nos Estados Unidos e na Europa, o primeiro bonde elétrico tinha cabos de energia na altura do corpo, o que provocou dezenas de mortes. O modelo só popularizou-se quando os cabos foram para o alto. A partir de 1890, os bondes ganharam o mundo, tornando-se o meio mais comum do começo do século 20
1885 - Automóvel a gasolina
O sucesso de carruagens sem cavalos só apareceu quando o engenheiro alemão Karl Benz usou gasolina, e não carvão, como combustível. Seu veículo de três rodas chegava a 15 km/h
1885 - Motocicleta
Meses após a invenção do carro, o alemão Gottlieb Daimler cria a moto. Com rodinhas laterais para dar equilíbrio, chegava a 19 km/h. Em 1889, Daimler fundaria a Mercedes-Benz em sociedade com o criador do automóvel
1890 - Metrô elétrico
A Londres vitoriana, maior cidade do século 19, foi a primeira a criar meios subterrâneos. O primeiro metrô, de 1863, transportou 9,5 milhões de passageiros em seu primeiro ano de funcionamento, apesar da fumaça que produzia nos túneis (ainda funcionava a vapor!). O sistema elétrico foi implantado em Londres, em 1890.
Fonte: