Por Fernando Rebouças |
No Oriente Médio abrange a península arábica e a região de Magreb (norte da África). Os árabes são descendentes dos semitas, povo que habita a região há mais de quatro mil anos, os semitas pertenciam a uma etnia diferente dos persas (atual Irã) e dos turcos. Um dos fatores que consolidou a região do mundo árabe foi o fortalecimento da religião islâmica que, por meio das quatro Califas que sucederam o profeta Maomé, conquistou todo o Oriente Médio, o norte da Índia e regiões da Europa.
No decorrer do século XX, muitos desses países passaram a ser governados por líderes políticos que representavam um estilo de governo paternalista, com mãos de ferro e , em alguns países, influenciados por uma estrutura socialista ou monárquica. Quando nos referimos à religiosidade islâmica (que deve ser respeitada como as demais religiões), devemos nos lembrar que a mesma representa uma população mundial de 1,3 bilhões de pessoas de 47 países, ou seja, não é uma religião somente presente no mundo árabe.
No aspecto socioeconômico, podemos refletir sobre a seguinte questão: por que países ricos em petróleo como a Arábia Saudita, e favoráveis ao turismo como o Egito e o Bahrein, que possuem um território e população similar a de países como a França e a Suíça possuem alto índice de desemprego, baixa renda, e índices econômicos pouco estáveis?
Fontes:
http://www.espacoacademico.com.br/044/44ccarvalho.htm
http://www.ohoje.com.br/mundo/11-02-2011-conflitos-no-mundo-arabe-e-justica-ambiental-marcam-discussoes-no-fsm/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_mundo_%C3%A1rabe_em_2010-2011