30.11.11
29 de novembro de 2001: Adeus a George Harrison, o mais jovem Beatle
Após uma longa luta contra o câncer, o músico George Harrison, ex-guitarrista, compositor e cantor do grupo britânico The Beatles, faleceu, aos 58 anos. No momento de sua morte, ele estava na casa de um amigo, ao lado da mulher, Olívia, e do filho, Dhani, de 24 anos. "Ele deixou esse mundo da mesma forma que viveu, ciente de Deus, sem medo da morte e em paz, ao lado da família e dos amigos", disse num comunicado divulgado por Olívia e Dhani. George Harrison, integrante mais jovem dos Beatles, foi o segundo da formação clássica do quarteto a morrer: em 1980, John Lennon foi assassinado em frente ao edifício em que morava, em Nova York.
Harrison já tinha visto a morte de perto pelo menos uma vez, em 1999, quando sua casa na Inglaterra foi invadida por um louco que chegou a esfaqueá-lo. Em 1974, o guitarrista interrompera uma turnê por causa de problemas na garganta, mas nada indicava que aquilo fosse uma manifestação do câncer que o levou.
Em sua casa em Londres, Paul McCartney emocionou-se ao falar de Harrison: _" Ele era adorável, um homem muito valente. Tinha um maravilhoso senso de humor, era verdadeiramente meu irmãozinho".
Já o ex-baterista dos Beatles, Ringo Starr, resumiu sua emoção numa frase: _ Perdi meu melhor amigo.
Na Inglaterra, a Rainha Elizabeth disse estar "muito triste" pelo acontecido. O primeiro-ministro Tony Blair, que cresceu com a música dos Beatles, declarou: "Ele não era apenas um grande músico, um artista, realizou muitos trabalhos de caridade. O mundo sentirá sua falta". Yoko Ono, viúva de John Lennon, mandou condolências a Olivia e Dhani, e disse: "George nos deu tanto durante sua vida e continuará a nos dar depois da morte, com sua música, seu humor e sua sabedoria".
O Beatle espiritualizado
George Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943, em Liverpool. O plano de seu pai, Harold Harrison, era criar uma oficina mecânica familiar, mas, quando George ganhou uma guitarra elétrica aos 13 anos, decidiu ser músico. Nessa época, conheceu Paul McCartney e os dois começaram a se apresentar juntos. Aos 17, com John e Paul, já fazia parte da banda que iria transformar para sempre a música pop em todo o mundo. O sucesso fulminante dos Beatles atingiu Harrison na fé: sempre muito espiritualizado, foi ele quem levou os Beatles para uma temporada na Índia, experiência que teria grande influência em sua vida e música. Nos Beatles, escreveu músicas memoráveis, como While My Guitar Gently Weeps, Here Comes the Sun e Something. Na década de 70, após o fim da banda, Harrison desenvolveu uma carreira solo de grande sucesso, lançando álbuns aclamados pelo público e pela crítica.
.
Fonte: JBLOG