16.3.12
A história do logo da Ferrari
A história do logo de uma das marcas mais admiradas do mercado automotivo.
Você sabe porque o cavalo empinado é o símbolo da Ferrari? Veja o vídeo que conta a história desta marca italiana que se tornou famosa e reconhecida mundialmente.
Além disso, separamos algumas informações importantes sobre a evolução da marca logo abaixo.
A história da Ferrari começa em meados dos 1920, nas mãos de Enzo Ferrari, o fundador da marca.
O logotipo da companhia tem início em 1923, com o “Cavallino Rampante”. O cavalo preto era um símbolo usado no avião de Francesco Barraca, o piloto de caça que foi morto na Primeira Guerra Mundial. Enzo, após vencer uma corrida teve a oportunidade de se encontrar com os pais do heroi de guerra, e ouviu um pedido da senhora Baracca: que ele adotasse o símbolo usado pelo filho como emblema em seus carros, e o mesmo lhe traria sorte.
Além do cavalo preto, a cor de fundo escolhida para o escudo foi o amarelo canário, que remetia à província de Modena e mais 3 listras que correspondiam à bandeira italiana.
Em 1932, o símbolo aparecia pela primeira vez, na escuderia da Alfa Romeo no Gran Premio di Spa.
Em 1947, a Ferrari já solidificada como empresa, após o fim da Segunda Guerra e a queda do governo de Mussolini, lança seu primeiro modelo em 1947, o Ferrari 125 S, com o logo já estampado no carro, mas sem o Scuderia no nome, somente Ferrari.
A partir daí todos os carros produzidos passaram a levar o cavalo preto sobre o fundo amarelo na carroceria, tornando a indentidade visual altamente reconhecida pelo mundo afora.
Fonte: Cutedrop