O ataque a Hiroxima e Nagasaki antecipou o fim da Segunda Guerra Mundial, um conflito marcado pela violência dos ataques lançados contra a população civil e pelo genocídio realizado pela Alemanha. Duas armas radicalmente novas foram usadas. Os foguetes de longo alcance e a bomba atômica.
O Japão decidiu apoderar-se do petróleo e demais recursos do Sudeste Asiático e suas ilhas, mas sabia que essas ações desencadeariam uma guerra contra os Estados Unidos. Em 1941 aeronaves japonesas lançaram um ataque em Pearl Harbor (Havaí) nos Estados Unidos. Os kamikase, (“vento divino”, em japonês) eram pilotos que sacrificavam a vida para afundar navios americanos.
No fatídico dia 06 de Agosto de 1945, movidos por um sentimento de vingança pelo ataque japonês à base militar de Pearl Harbor, o presidente Harry S. Truman permitiu que fossem lançadas duas bombas atômicas: a primeira sobre Hiroxima e a segunda sobre Nagasaki.
Proxima, na época a sétima maior cidade japonesa, com 350 mil habitantes, foi atacada por Little Boy, como era chamada a bomba de 20 mil toneladas. Hiroxima se transformou numa bola de fogo e depois, em nuvens de púrpura e chamas subindo em espiral. Uma coluna de fumaça branca ergueu-se a seis mil metros, como um cogumelo. A cidade de 343 mil habitantes estava coberta por uma poeira misturada com fogo.
Hiroxima foi despedaçada: 69% dos edifícios foram destruídos, o calor carbonizou os postes telefônicos numa distância de 3 quilômetros.
Quando uma bomba atômica explode, a bola de fogo provoca ondas de choque e de calor que destroem as construções próximas à explosão. Ao subir, a bola de fogo aspira os fragmentos e forma uma nuvem em forma de cogumelo. Os que não foram mortos na hora pelo fogo, foram despedaçados pelos estilhaços das vidraças e por um vento que soprava a 800 quilômetros por hora.
Não satisfeitos com tamanha atrocidade e apenas três dias depois do primeiro ataque, atacaram a segunda cidade-alvo no dia 09 de agosto. Nagasaki e seus 175 mil habitantes foram a vítima de Fat Man.
Mais de 300 mil pessoas morreram em Hiroxima e Nagasaki.
Fonte: JBlog