Arqueologia: descoberta marca um antes e um depois no estudo dos prédios fortificados na antiga civilização chinesa, diz especialista
Pequim - Um grupo de arqueólogos descobriu no centro da China duas torres fortificadas que defendiam o maior povoado neolítico conhecido até o momento no país, com 4.300 anos de antiguidade, informou nesta sexta-feira a imprensa oficial.
As construções, uma delas de três metros de altura e outra de quatro, foram descobertas em escavações realizadas nos dias 27 e 28 de novembro nas ruínas de Shimao, povoado neolítico descoberto por arqueólogos em 1976.
O subdiretor do Instituto de Arqueologia de Shaanxi, Su Zhouyong, um dos responsáveis pelas escavações, assinalou que a descoberta marca um antes e um depois no estudo dos prédios fortificados na antiga civilização chinesa.
As primeiras ruínas descobertas em Shimao há 37 anos mostravam que a região tinha sido no Neolítico um pequeno povoado, mas novas descobertas em décadas posteriores mostraram que se tratava de uma grande cidade.
Em 2012, os especialistas avaliaram a extensão total da antiga população em 4,25 quilômetros quadrados.
A cidade foi abandonada 300 anos após sua construção, ainda durante a dinastia Xia, primeira da China da qual se têm registros escritos.
Fonte: http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/arqueologos-encontram-torres-em-povoado-neolitico-na-china