5.5.12

Surgimento do Homo Sapiens


Sergio Boeta



De acordo com as teorias mais comumente aceites entre os antropólogosatuais, o Homo sapiens teve origem nas savanas de África entre 130.000 a 200.000 anos atrás[1], descendendo do Homo erectus, e terá colonizado a Eurásia e a Oceania há 40.000, colonizando as Américas apenas há 10.000 anos .

Tendo em conta que existe vida na Terra há mais de 3,5 bilhões (109) de anos, pode dizer-se que esta espécie é muito recente. Para uma avaliação mais clara, poderia fazer-se o seguinte paralelo: Se existisse vida há 10 dias, o homem teria aparecido no último minuto em África, há um segundo na Eurásia e Oceania, e apenas há 1/4 de segundo nas Américas.

O Homo sapiens ocupou o lugar do Homo neanderthalensis, do Homo floresiensis e de outras espécies descendentes do Homo erectus (que colonizou a Eurasia há já 2 milhões de anos) devido à sua superior capacidade de reprodução e maior competitividade pelos recursos naturais.

A origem do Homo sapiens , como todas as espécies animais, encontra-se hoje em dia explicada pela teoria da evolução das espécies, baseada nos trabalhos de Charles Darwin e amplamente suportada por fatos científicos.

Num contexto religioso, a origem do Homem é explicada com frequência com alguma forma de intervenção divina, baseada unicamente na fé dos crentes. De entre estas correntes, destacam-se, no Mundo Ocidental, o Criacionismo, em sua forma mais tradicional, e o Desenho Inteligente.

Fonte:
http://historiamaucontada.blogspot.com/2008/01/surgimento-do-homo-sapiens.html