16.12.13

As Vanguardas Européias



Rafael Queiroz

Vanguarda Européia
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.

Durante o fim do século XIX e início do século XX foram adotados uma série de movimentos artísticos e políticos guiando o futuro, contudo a cultura desse tempo. Tornando uma nova realidade de pensar e de agir, sendo um alvo de critica em contraposição a formalidade da época.



Ode ao Burguês
Eu insulto o burguês! O burguês-niquel,
O burguês-burgues!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! O homem-nádegas!
O homem que sendo Frances, brasileiro, italiano,
È sempre um cauteloso pouco-a-pouco!

Eu insulto as aristocracias cautelosas!
Os Barões lampeões! Os condes Joões! Os duques zurros!
Que vivem dentro de murros em pulos;
E gemem sangues de alguns milréis fracos
Para dizerem que as filhas da senhora falam o francês
E tocam o Printemps com as unhas!

Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá! Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais
O êxtase fará sempre sol!
[...]

Comentário
Critica radicalmente a burguesia que pra ele é perigoso como níquel (gás altamente tóxico), contradiz aos nobres que por sua vez se esconde atrás de seus personagens!



Pré-Modernismo
O Pré-Modernismo foi a marca de transição entre o parnasianismo e simbolismo e mais tarde o movimento modernista.

Os pre-modernistas denunciavam a realidade do povo brasileiro, apresentando um brasil de sertões, de sofrimento de suburbios. Montando-se um vasto painel brasileiro: o Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha; o vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto.

Principais Obras
Os Sertões (1902)
Constrastes e Confrontos (1906)
Peru Versus Bolívia (1907)
Castro Alves e seu Tempo (1908)
À Margem da História (1909)
Canudos: Diáro de uma Expedição (1939)



Futurismo
O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência.

O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.



Cubismo
Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado um dos mais influentes deste período.

Pablo Picasso implantou formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza.



Dadaísmo
Zurique fundou um movimento literário para expressar suas decepções em relação a incapacidade da ciências, religião, filosofia que se revelaram pouco eficazes em evitar a destruição da Europa.

Sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.



Surrealismo
Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primariamente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo.

As características deste estilo foram uma combinação do representativo, do abstrato, e do psicológico.

Os surrealistas rejeitam a chamada ditadura da razão e os valores burgueses como pátria, família, religião, trabalho e honra.

Comentário
As transformações tecnológicas que o mundo passou na virada do nosso século modificaram as maneiras de o homem perceber a realidade. O automóvel, o avião, o cinema deslocaram e aceleraram o olhar do homem moderno. Em meio a essas transformações surgem várias manifestações artísticas – Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, entre outros, que ficariam conhecidas como “correntes de vanguarda” que dariam origem ao Modernismo.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futurismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cubismo/
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/as-vanguardas-europeias.htmlMi