23.10.20
Batalha de Midway e a campanha das Aleutas em fotos raras, 1942-1943
Um bombardeiro de mergulho SBD-3 do Bombing Squadron Six, no convés do USS Yorktown. A aeronave foi pilotada por Ensign GH Goldsmith e ARM3c JW Patterson, Jr., durante o ataque de 4 de junho de 1942 contra o porta-aviões japonês Akagi. Observe os danos da batalha na cauda.
A Batalha de Midway foi um ponto de viragem na Guerra do Pacífico. Antes da Batalha do Mar de Coral em 7 a 8 de maio de 1942, a Marinha Imperial do Japão havia varrido todos os seus inimigos dos oceanos Pacífico e Índico. Na Batalha do Mar de Coral, os japoneses obtiveram uma vitória tática, mas sofreram uma derrota em nível operacional: não invadiram Port Moresby na Nova Guiné e montaram uma base a partir da qual seus aviões terrestres poderiam dominar os céus do norte Austrália. No entanto, a iniciativa militar geral ainda estava nas mãos dos japoneses. A força de ataque do porta-aviões ainda era a unidade aérea móvel mais forte do Pacífico, e o almirante Isoroku Yamamoto, o comandante da frota japonesa, esperava usá-la para destruir o que restava da Frota do Pacífico da Marinha dos EUA.
O plano de Yamamoto era atacar e então assaltar as duas ilhas que compõem o atol de Midway. Ele raciocinou que a Marinha dos Estados Unidos não poderia tolerar tal operação tão perto de sua base no Havaí, e ele acreditava - corretamente, como aconteceu - que o que restou da Frota do Pacífico dos Estados Unidos sairia de Pearl Harbor e se exporia ao poder de sua força de transporte e seus navios de guerra mais poderosos. Yamamoto queria que seus porta-aviões, liderados pelo vice-almirante Chuichi Nagumo, fizessem uma emboscada para qualquer porta-aviões e navios de superfície americanos que se aventurassem a contestar o ataque e assalto japoneses em Midway. Em vez disso, ele foi emboscado pelos três transportadores americanos - Yorktown, Enterprise e Hornet - que haviam navegado para o norte e o oeste do Havaí. Em apenas um dia - 4 de junho de 1942 - o Almirante Nagumo perdeu seus quatro porta-aviões para as unidades aéreas de seus oponentes americanos, enquanto os Estados Unidos
Por que Midway foi uma vitória tão crítica? Primeiro, o fato de a Marinha dos EUA perder apenas um porta-aviões em Midway significava que quatro porta-aviões (Enterprise, Hornet, Saratoga e Wasp) estavam disponíveis quando a Marinha dos EUA partiu para a ofensiva durante a campanha de Guadalcanal, que começou na primeira semana de agosto de 1942 Em segundo lugar, a marcha da Marinha Imperial Japonesa através do Pacífico foi interrompida em Midway e nunca reiniciada. Depois da Midway, os japoneses reagiriam aos americanos, e não o contrário. Na linguagem do Naval War College, a “iniciativa operacional” havia passado dos japoneses para os americanos. Terceiro, a vitória em Midway ajudou a estratégia aliada em todo o mundo.
Esse último ponto precisa de alguma explicação. Para compreendê-lo, comece colocando-se no lugar do presidente Franklin Roosevelt e do primeiro-ministro Winston Churchill no início de maio de 1942. A perspectiva militar em todo o mundo parece muito ruim para os Aliados. O exército alemão está destruindo uma ofensiva soviética para reconquistar Kharkov e em breve iniciará uma campanha para tomar o suprimento de petróleo da União Soviética no Cáucaso. Uma força alemã e italiana no norte da África está ameaçando o Canal de Suez. Os japoneses afetaram seriamente a Frota do Pacífico, expulsaram a Marinha Real britânica do Oceano Índico e ameaçam se unir aos alemães no Oriente Médio.
Se os japoneses e os alemães se unirem, eles vão cortar a linha de abastecimento britânica e americana através do Irã para a União Soviética e podem puxar as colônias britânicas e francesas no Oriente Médio para a órbita do Eixo. Se isso acontecer, a Grã-Bretanha pode perder o controle do Mediterrâneo Oriental e a União Soviética pode negociar um armistício com a Alemanha. Pior ainda, os chineses, sem ajuda dos Estados Unidos, também podem negociar um cessar-fogo com os japoneses. Para Churchill, há a perspectiva adicional e temida de que os japoneses possam desencadear uma revolta que tirará a Índia da Grã-Bretanha. Algo precisa ser feito para deter os japoneses e forçá-los a concentrar suas forças navais e aéreas no Pacífico - longe do Oceano Índico e (possivelmente) do Mar da Arábia.
Midway salva a decisão dos americanos e britânicos de concentrar seus principais esforços contra a Alemanha, e os militares americanos e britânicos estão livres para planejar sua invasão do Norte da África. A Marinha e os fuzileiros navais dos EUA também começam a planejar uma operação em Guadalcanal contra os japoneses. Como disse o contra-almirante Raymond Spruance - um dos comandantes da força-tarefa de porta-aviões da Marinha em Midway - depois da batalha: “Não tínhamos sido derrotados por essas forças japonesas superiores. A meio caminho para nós na época significava que aqui é de onde começamos, aqui é onde realmente saltamos em uma guerra dura e amarga contra os japoneses. ” Observe suas palavras: “... aqui é de onde começamos ...” Midway, então, foi um ponto de viragem, mas de forma alguma os líderes do Japão e da Alemanha estavam prontos para jogar a toalha.
Ao mesmo tempo em que a Batalha de Midway estava ocorrendo, uma força de ataque de porta-aviões japoneses milhares de milhas ao norte estava atacando as Ilhas Aleutas do Alasca. Depois de bombardear o porto holandês, as forças japonesas tomaram as pequenas ilhas de Attu e Kiska. Foi a primeira vez, desde a Guerra de 1812, que solo americano foi ocupado por um inimigo. Os japoneses cavaram e mantiveram as ilhas até meados de 1943, quando as forças americanas e canadenses as recapturaram em invasões brutais. A campanha é conhecida como “Batalha Esquecida”. Os historiadores militares acreditam que foi um ataque de distração ou finta durante a Batalha de Midway, com o objetivo de retirar a Frota do Pacífico dos EUA do Atol de Midway, já que foi lançado simultaneamente sob o mesmo comandante, Isoroku Yamamoto. Alguns historiadores argumentaram contra esta interpretação,
Porta-aviões USS Enterprise em Ford Island em Pearl Harbor, Havaí, no final de maio de 1942, sendo preparado para a Batalha de Midway.
Os torpedeiros TBD-1 do Torpedo Squadron Six abrem suas asas no convés da USS Enterprise antes de lançar um ataque contra quatro porta-aviões japoneses no primeiro dia da Batalha de Midway. Lançado na manhã de 4 de junho de 1942, contra a frota de porta-aviões japonesa durante a Batalha de Midway, o esquadrão perdeu dez das quatorze aeronaves durante o ataque.
Vista mostrando a popa do porta-aviões USS Enterprise no Pacífico em 1942.
Um caça Grumman F4F-4 “Wildcat” decola do USS Yorktown em patrulha aérea de combate, na manhã de 4 de junho de 1942. Este avião é o número 13 do Esquadrão de Combate Três, pilotado pelo Oficial Executivo do esquadrão, Tenente (jg) William N. Leonard. Observe a metralhadora calibre .50 à direita e colchões pendurados no cabo de segurança para proteção contra estilhaços.
O porta-aviões japonês Hiryu manobra para evitar as bombas lançadas pelas Forças Aéreas do Exército B-17 durante a Batalha de Midway, em 4 de junho de 1942.
LCdr Maxwell F. Leslie da Marinha dos EUA, comandante do esquadrão de bombardeio VB-3, vala no oceano próximo ao cruzador pesado USS Astoria, após atacar com sucesso o porta-aviões japonês Soryu durante a Batalha de Midway, em 4 de junho de 1942. Leslie e seu ala, o tenente (jg) PA Holmberg abandonou perto de Astoria devido ao esgotamento do combustível, depois que seu porta-aviões USS Yorktown estava sob ataque de aviões japoneses quando eles retornaram. Leslie, Holmberg e seus artilheiros foram resgatados por uma das baleeiras do cruzador. Observe um dos hidroaviões Curtiss SOC Seagull do cruzador na catapulta à direita.
Fumaça negra sobe de um tanque de petróleo americano em chamas, incendiado durante um ataque aéreo japonês à Naval Air Station Midway em Midway Atoll, em 4 de junho de 1942. As forças americanas mantinham uma pista de pouso com dezenas de aeronaves estacionadas na pequena ilha. O ataque causou muitos danos, mas a pista de pouso ainda podia ser usada.
Um SBD VB-8 pousa bem longe do centro, voando bem sobre a cabeça do Oficial de Sinalização de Aterrissagem a bordo do USS Hornet durante a Batalha de Midway, em 4 de junho de 1942.
Aeronave japonesa de ataque a bordo do tipo 97 do porta-aviões Hiryu em meio a pesado fogo antiaéreo, durante o ataque de torpedo ao USS Yorktown no meio da tarde de 4 de junho de 1942. Pelo menos três aviões são visíveis, o mais próximo já tendo lançado seu torpedo. Os outros dois estão mais baixos e mais próximos do centro, aparentemente recuando. A fumaça no horizonte no centro direito é de um avião que caiu.
A fumaça sobe do USS Yorktown depois que um bombardeiro japonês atingiu o porta-aviões na Batalha de Midway em 4 de junho de 1942. Explosões de fogo antiaéreo enchem o ar.
Cena a bordo do USS Yorktown, logo depois de ser atingida por três bombas japonesas em 4 de junho de 1942. A densa fumaça é de incêndios em suas tomadas, causados por uma bomba que os perfurou e destruiu suas caldeiras. Panorama feito a partir de duas fotos tiradas pelo fotógrafo 2ª classe William G. Roy do lado estibordo da cabine de comando, bem em frente à galeria de armas 5 ″ / 38. O homem com o martelo à direita provavelmente está cobrindo um buraco de entrada de bomba no elevador dianteiro.
Fumaça negra sai do porta-aviões Yorktown depois que ela foi atingida por aviões japoneses durante a Batalha de Midway, em 4 de junho de 1942.
Uma aeronave de ataque japonesa Tipo 97 é abatida enquanto tentava realizar um ataque de torpedo no USS Yorktown, durante a tarde de 4 de junho de 1942.
Caças da marinha durante o ataque à frota japonesa ao largo de Midway, em junho de 1942. No centro, um navio japonês em chamas é visível.
O porta-aviões japonês Soryu manobra para evitar as bombas lançadas pelas Forças Aéreas do Exército B-17 durante a Batalha de Midway, em 4 de junho de 1942.
O porta-aviões japonês Hiryu, fortemente danificado e incendiado, fotografado por um avião do porta-aviões Hosho logo após o nascer do sol em 5 de junho de 1942. O Hiryu afundou algumas horas depois. Observe o convés de vôo desmoronado sobre o hangar frontal.
Voando perigosamente perto, um fotógrafo da Marinha dos Estados Unidos teve esta espetacular vista aérea de um pesado cruzador japonês da classe Mogima, demolido por bombas da Marinha, na batalha de Midway, em junho de 1942. Placa de blindagem, convés de aço e superestrutura são uma massa desmoronada .
O USS Yorktown adere fortemente ao porto depois de ser atingido por bombardeiros japoneses e aviões torpedeiros na Batalha de Midway em 4 de junho de 1942. Um destróier está à direita para ajudar enquanto uma tripulação de resgate na cabine de comando tenta corrigir o porta-aviões atingido .
Tripulantes do USS Yorktown seguem seu caminho ao longo do convés de vôo inclinado do porta-aviões enquanto o navio tomba pesadamente, indo para seções danificadas para ver se eles podem consertar o navio danificado, em junho de 1942.
Depois que bombardeiros japoneses danificaram o USS Yorktown, tripulantes desceram cordas e escadas para pequenos barcos que os transferiram para navios de resgate, incluindo o destróier à direita, em 4 de junho de 1942 no Oceano Pacífico. Mais tarde, uma tripulação de resgate voltou ao navio abandonado e enquanto ela avançava em direção ao porto, um torpedo de um submarino japonês destruiu e afundou o Yorktown.
O destróier Hammann dos Estados Unidos, ao fundo, a caminho do fundo do Pacífico após ter sido atingido por um torpedo japonês durante a batalha de Midway, em junho de 1942. O Hammann fornecia energia auxiliar para o USS Yorktown danificado durante as operações de salvamento estavam em andamento. O mesmo ataque também atingiu o Yorktown, que afundou na manhã seguinte. Tripulantes de outro navio de guerra dos EUA, em primeiro plano, alinham-se na ferrovia enquanto seu navio está pronto para resgatar os sobreviventes.
Um marinheiro americano, ferido durante a Batalha de Midway, é transferido de um navio de guerra para outro no mar em junho de 1942.
Prisioneiros de guerra japoneses sob guarda em Midway, após seu resgate de um barco salva-vidas aberto pelo USS Ballard, em 19 de junho de 1942. Eles eram sobreviventes do porta-aviões Hiryu naufragado. Depois de ficarem presos por alguns dias em Midway, eles foram enviados a Pearl Harbor em 23 de junho, a bordo do USS Sirius.
A deserta e montanhosa Ilha Attu, no Alasca, tinha uma população de apenas 46 pessoas antes da invasão japonesa. Em 6 de junho de 1942, uma força japonesa de 1.100 soldados desembarcou, ocupando a ilha. Um residente foi morto na invasão, os 45 restantes foram enviados para um campo de prisioneiros japonês perto de Otaru, Hokkaido, onde dezesseis morreram enquanto estavam em cativeiro. Esta é uma foto da vila Attu situada no porto de Chichagof.
Em 3 de junho de 1942, uma força de ataque de porta-aviões japoneses lançou ataques aéreos durante dois dias contra a Base Naval do Porto Holandês e Fort Mears no Porto Holandês, Alasca. Nesta foto, bombas explodem na água perto do porto holandês, durante o ataque de 4 de junho de 1942.
As forças dos EUA assistem a uma enorme bola de fogo subir acima do porto holandês, no Alasca, após um ataque aéreo japonês em junho de 1942.
Defendendo o porto holandês, no Alasca, durante os ataques aéreos japoneses de 3 a 4 de junho de 1942.
Bombardeio de SS Northwestern e tanques de petróleo em Dutch Harbor, Alasca, por aeronaves japonesas baseadas em porta-aviões em 4 de junho de 1942.
Soldados norte-americanos combatem o fogo após um ataque aéreo de bombardeiros de mergulho japoneses em sua base em Dutch Harbor, Alasca, em junho de 1942.
Tanques de petróleo, o SS Northwestern, um navio de transporte encalhado e armazéns em chamas após ataques aéreos japoneses em Dutch Harbor, Alasca, em 4 de junho de 1942.
As ruínas de um navio bombardeado em Dutch Harbor, Alasca, em 5 de junho de 1942.
Aeronaves chamariz são preparadas por forças japonesas de ocupação na costa da Ilha de Kiska em 18 de junho de 1942.
Um trem de bombas é lançado de um avião das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos em território nas Aleutas, detido pelos japoneses em 1943.
Bombas lançadas de um bombardeiro americano detonado na Ilha de Kiska ocupada pelos japoneses, Alasca, em 10 de agosto de 1943.
Navio japonês encalhou no porto de Kiska, em 18 de setembro de 1943.
Dezenas de bombas caem de um bombardeiro americano em direção à Ilha Kiska ocupada pelos japoneses, no Alasca, em 10 de agosto de 1943. Observe as crateras dos bombardeios anteriores e as trincheiras em zigue-zague cavadas pelos japoneses.
Porto de Adak, nas Aleutas, com parte de uma enorme frota dos Estados Unidos fundeada, pronta para avançar contra Kiska em agosto de 1943.
O USS Pruitt lidera a nave de desembarque do USS Heywood em direção às praias de desembarque em Massacre Bay, Attu, no primeiro dia da invasão de 11 de maio de 1943 a Attu. Pruitt usou seu radar e holofote para guiar os barcos nove milhas através da névoa. O feixe do holofote é vagamente visível apontando para a popa do topo da casa do piloto. Cerca de 15.000 soldados americanos e canadenses desembarcaram com sucesso na ilha.
Barcos de desembarque despejando soldados e seus equipamentos na praia de Massacre Bay, Attu Island, Alaska. Esta é a força de desembarque sul em 11 de maio de 1943. As tropas americanas e canadenses assumiram o controle de Attu dentro de duas semanas, após ferozes combates com as forças de ocupação japonesas. Das tropas aliadas, 549 foram mortas e 1.148 feridas - das tropas japonesas, apenas 29 homens sobreviveram. As equipes funerárias dos EUA contaram 2.351 japoneses mortos e presumiu-se que outras centenas não foram encontradas.
Um membro canadense da força de desembarque conjunta americano-canadense aperta os olhos para ver uma metralhadora japonesa encontrada em uma trincheira na Ilha de Kiska, no Alasca, em 16 de agosto de 1943. Após a luta brutal na batalha para retomar a Ilha Attu, EUA e As forças canadenses estavam preparadas para lutar ainda mais em Kiska. No entanto, sem o conhecimento dos Aliados, os japoneses haviam evacuado todas as suas tropas duas semanas antes. Embora a invasão não tenha tido oposição, 32 soldados foram mortos em incidentes de fogo amigo, mais quatro por armadilhas explosivas e outros 191 foram listados como Desaparecidos em Ação.
Aviões japoneses destruídos, tambores de petróleo e gás são uma massa de escombros em Kiska, nas Ilhas Aleutas, em 19 de agosto de 1943, como resultado dos bombardeios dos Aliados.
Uma base de submarino anão fortemente danificada construída pelas forças japonesas de ocupação na Ilha de Kiska, foto tirada em 1943, depois que as forças aliadas retomaram a ilha.
Na Ilha de Kiska, depois que as tropas aliadas desembarcaram, esta lápide foi descoberta em um pequeno cemitério em meio às ruínas bombardeadas em agosto de 1943. A lápide foi feita e colocada por membros do exército japonês de ocupação, depois que eles enterraram um americano piloto que caiu na ilha. O marcador diz: “Dormindo aqui, um bravo herói aéreo que perdeu a juventude e a felicidade para sua terra-mãe. 25 de julho - Exército Nipônico ”
(Crédito da foto: US Navy / Library of Oongress).
Disponível em: https://rarehistoricalphotos.com/battle-of-midway-aleutian-campaign-pictures-1942-1943/