17.7.21

Operação impensável - Por dentro do plano abortivo de Churchill para expulsar o Exército Vermelho da Europa Oriental


Tanques soviéticos entram na Alemanha. Em 1945, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill via cada vez mais Moscou como uma ameaça crescente à segurança europeia. Documentos secretos elaborados após o Dia do VE revelam planos para uma guerra preventiva contra a URSS (fonte da imagem: WikiMedia Commons)
“Se os aliados ocidentais pudessem infligir uma derrota rápida e esmagadora ao Exército Vermelho, então Stalin seria forçado a repensar sua dominação planejada da Europa Oriental.

Enquanto o Exército Vermelho de STALIN lutava para chegar ao Reichstag de Berlim no final de abril de 1945, um boato bizarro começou a se espalhar pelos abrigos subterrâneos da cidade. A história, se verdadeira, foi sensacional.

Como disse um berlinense: “Os ianques e os tommies brigaram com Ivan [os russos] e estão pensando em se juntar a nós [os alemães]”.

Pode ser verdade? Estariam os aliados ocidentais realmente contemplando um ataque às forças soviéticas para expulsá-los da Alemanha?

“Ninguém sabia em que acreditar”, lembrou o mesmo berlinense.

Mais tarde, iria transparecer que esses rumores eram verdadeiros - isto é, eles continham um grão de verdade.

Enquanto o Exército Vermelho reforçava seu controle sobre Berlim na primeira semana de maio, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill ordenou que seu Estado - Maior de Planejamento Conjunto no Gabinete de Guerra mapeasse uma maciça ofensiva terrestre, aérea e naval contra as forças soviéticas.Churchill, Roosevelt e Stalin em Yalta, 1945. (Fonte da imagem: WikiMedia Commons)

Churchill há muito sustentava que Stalin representava a maior ameaça à segurança da Europa do pós-guerra, apesar de tê-lo brindado como “um amigo em quem podemos confiar” na Conferência de Yalta, menos de três meses antes.

O fato de o líder soviético estar renegando muitos dos acordos firmados na cúpula, principalmente a promessa de realizar eleições livres e justas na Polônia, era uma prova da crença de Churchill.

Se os aliados ocidentais pudessem infligir uma derrota rápida e esmagadora ao Exército Vermelho, Stalin seria forçado a repensar seu planejado domínio da Europa Oriental.

A Operação Impensável foi concebida como um golpe militar bem no coração da Europa ocupada pelos soviéticos, com o objetivo de impor à Rússia "a vontade dos Estados Unidos e do Império Britânico", conforme afirma um relatório dos líderes militares britânicos ao primeiro-ministro .

O apelo de Churchill por um plano marcou uma escalada dramática de seu ódio de longa data ao governo comunista de Moscou. Desde a Revolução Russa de 1917, ele procurava desferir um golpe esmagador ao regime soviético. Em 1919, ele enviou forças britânicas à Rússia para ajudar os exércitos brancos na batalha contra os bolcheviques de Lenin. Ele descreveu os comunistas como "uma liga de fracassados, os criminosos, os mórbidos, os perturbados e os perturbados", enquanto aqueles que os apoiavam eram "vermes portadores de tifo".

A guerra contra Hitler, entretanto, levou Churchill a uma aliança indesejável, mas pragmática, com Stalin. Agora que a vitória sobre o Terceiro Reich estava próxima, o primeiro-ministro voltou a acreditar que a União Soviética era o principal inimigo.Tanques do Exército dos EUA na Alemanha Ocidental, 1945. (Fonte da imagem: WikiMedia Commons)

O arquiteto estratégico de sua proposta de ofensiva terrestre foi o Brigadeiro Geoffrey Thompson, um ex-comandante da Artilharia Real com experiência profissional em terrenos da Europa Oriental. Seu plano de batalha previa uma viagem massiva para o leste, do oeste da Alemanha em direção a Berlim e além. Ao todo, 47 divisões britânicas e americanas empurrariam o Exército Vermelho de volta aos rios Oder e Neisse, cerca de 55 milhas a leste de Berlim. Isso seria seguido por uma batalha climática no campo ao redor de Schneidemühl (agora Pila, no noroeste da Polônia).

Um confronto blindado em grande escala era esperado, muito maior do que a batalha de Kursk, onde 6.000 tanques lutaram no verão de 1943. A Operação Impensável envolveria mais de 8.000 tanques e usaria forças americanas, britânicas, canadenses e polonesas. Nas palavras do brigadeiro: “Devemos apostar tudo em uma grande batalha na qual devemos enfrentar adversidades muito pesadas”.

As probabilidades eram realmente pesadas. Os soviéticos tinham 170 divisões disponíveis naquela primavera, enquanto os aliados ocidentais tinham apenas 47 divisões. Thompson calculou que a derrota do Exército Vermelho exigiria o uso de forças adicionais e ele sabia exatamente onde encontrá-las. Ele propôs rearmar a Wehrmacht e SS e usá-los para lutar ao lado dos Aliados. Isso acrescentaria outras 10 divisões ao exército ocidental, com todas elas endurecidas por seis anos de guerra.O plano secreto para expulsar os soviéticos da Europa Oriental teria levado milhões de prisioneiros de guerra alemães mobilizados para a campanha contra o Exército Vermelho. (Fonte da imagem: WikiMedia Commons)

É aqui que seu plano fracassou. O principal conselheiro militar de Churchill, general Hastings Ismay, ficou horrorizado com a ideia de se aliar aos remanescentes dos exércitos de Hitler e disse que tal política seria "absolutamente impossível para os líderes de países democráticos sequer contemplarem". Ele lembrou a Thompson que o governo passou os últimos cinco anos dizendo ao público britânico que os russos "fizeram a maior parte da luta e suportaram sofrimentos incalculáveis". Atacar esses antigos aliados logo após o fim da guerra seria “catastrófico” para o moral público.

O distinto marechal de campo, Sir Alan Brooke, ficou igualmente chocado e considerou a ofensiva do brigadeiro um ato de loucura suprema.

“Nossa opinião é que, uma vez que as hostilidades começaram, estaria além de nosso poder obter um sucesso rápido, mas limitado, e devemos nos comprometer com uma guerra prolongada contra grandes adversidades”, escreveu ele em nome dos Chefes de Estado-Maior. “Além do mais, essas probabilidades se tornariam fantasiosas se os americanos ficassem cansados ​​e indiferentes e começassem a ser atraídos pelo ímã da guerra do Pacífico.” Brooke concluiu que “a chance de sucesso [é] totalmente impossível”.

Se os americanos foram consultados ou não, não há registro em parte alguma, embora o general Patton tenha declarado que os Aliados tinham a obrigação moral de apoiar os países que estavam sendo engolidos por Stalin.

“Dia após dia, alguns pobres tchecos, austríacos ou húngaros, até mesmo oficiais alemães, vêm ao meu quartel-general com lágrimas nos olhos e dizem: 'Em nome de Deus, general, venha com seu exército pelo resto do caminho para nosso país . Dê-nos a chance de estabelecer nossos próprios governos. Dê-nos esta última chance de viver antes que seja tarde demais - antes que os russos nos tornem escravos para sempre.Os marechais soviéticos Zhukov e Rokossovsky visitam Berlim com o marechal de campo britânico Montgomery. (Fonte da imagem: WikiMedia Commons)

Se o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, tivesse vivido além de abril de 1945, ele também teria ficado horrorizado com a própria ideia da Operação Impensável. Determinado a manter uma boa relação de trabalho com Stalin, ele passou os meses da morte vendendo sua ideia de um novo organismo global, as Nações Unidas.

A hostilidade dos Chefes de Estado-Maior da Grã-Bretanha acabaria por exterminar a Operação Impensável, com eles rejeitando oficialmente o plano em 8 de junho de 1945.

Churchill lamentou a decisão deles, dizendo a seu secretário do Exterior, Anthony Eden, que se as ambições territoriais de Stalin não dessem um golpe definitivo "antes que os exércitos dos EUA se retirassem da Europa e o mundo ocidental dobrasse suas máquinas de guerra, há muito pouca perspectiva de impedir um Terceira Guerra Mundial. ” Ele também alertou que o Exército Vermelho em breve seria uma força invencível.

“A qualquer momento que desejassem, eles poderiam marchar pelo resto da Europa e nos levar de volta à nossa ilha”, alertou.

Mas os generais seniores de Churchill não queriam mais saber da Operação Inconcebível. Eles incluíram o plano estratégico em uma pasta cinza do governo marcada como Rússia: Ameaça à Civilização Ocidental , junto com seus gráficos, tabelas e estatísticas. Ele permanece nessa pasta até hoje, armazenado nos Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha sob a marca de prateleira CAB 120/691. Cada página é carimbada em tinta vermelha com as palavras “Top Secret”.

Fonte:https://militaryhistorynow.com/2021/07/12/operation-unthinkable-inside-churchills-abortive-plan-to-drive-the-red-army-from-eastern-europe/

Novidades do Blog 

Grupo destinado a Força Expedicionária no Facebook

A Força Expedicionária Brasileira conta agora com mais um grupo no Facebook. É um grupo com postagens exclusivamente sobre a História da FEB. Para acessar clique na imagem abaixo ou neste link: https://www.facebook.com/groups/forcaexpedicionaria

Junte-se ao grupo. Conte sua história, publique, curta, compartilhe e comente. 


Links das postagens mais interessantes sobre a Força Expedicionária Brasileira do Blog

Segue abaixo os titulos e os links correspondentes a algumas das postagens mais interessantes sobre a Força Expedicionária Brasileira e os Pracinhas.


Clique no titulo escolhido para visualizar a postagem.

--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem:24.6.21
Titulo da postagem:Eu acredito - Imagens de 103 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira. #pracinhas, #ex combatente, #feb, #força expedicionária, #brasil, #guerra na Itália.


Link da Postagem:http://hid0141.blogspot.com/2021/06/eu-acredito-imagens-de-103-pracinhas-da.html


Data da postagem: 19.6.21
Titulo da postagem: 221 imagens da Força Expedicionária Brasileira na Itália.

Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/06/221-imagens-da-forca-expedicionaria.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 17.6.21
Titulo da postagem: PRACINHAS DA FEB TOMBADOS EM SOLO ITALIANO


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/06/pracinhas-da-feb-tombados-em-solo.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 17.6.21
Titulo da postagem: LISTA DETALHADA DOS MORTOS DA F.E.B NA CAMPANHA DA ITÁLIA


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/06/lista-detalhada-dos-mortos-da-feb-na.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 28.5.21
Titulo da postagem: Honrar na paz os que lutaram pela liberdade acima de tudo. Fotos de 100 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/05/honrar-na-paz-os-que-lutaram-pela.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 6.4.21
Titulo da postagem: A história dos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira. Fotos de 100 pracinhas da FEB.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/04/a-historia-dos-pracinhas-da-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 2.3.21
Titulo da postagem: Relembrar, Heróis da Força Expedicionária, Expedicionários, Ex combatentes.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/03/relembrar-herois-da-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 16.2.21
Titulo da postagem: M8 Greyhound - 6x6, Carro Blindado Leve da Força Expedicionária Brasileira na Itália.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/02/m8-greyhound-6x6-carro-blindado-leve-da.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 4.2.21
Titulo da postagem: MORTOS E EXTRAVIADOS DA FEB NA CAMPANHA DA ITÁLIA POR UNIDADES


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/02/mortos-e-extraviados-da-feb-na-campanha.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 3.2.21
Titulo da postagem: Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras, os Jeep da Força Expedicionária e seus nomes.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/02/esses-homens-maravilhosos-e-suas.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 29.1.21
Titulo da postagem: Missão dada, missão cumprida. Força Expedicionária Brasileira - Pracinhas - Ex combatentes - soldados da FEB


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/missao-dada-missao-cumprida.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 19.1.21
Titulo da postagem: O que é ser um Herói? Força Expedicionária Brasileira - F.E.B - Alguns Expedicionários.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/o-que-e-ser-um-heroi-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 11.1.21
Titulo da postagem: Eles vieram de todas as partes do Brasil. Soldados do Brasil, Ex Combatentes, Libertadores, Expedicionários do Exercito Brasileiros, Pracinhas, mais algumas imagens.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/eles-vieram-de-todas-as-partes-do.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 7.1.21
Titulo da postagem: A Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial - Senta Pua


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/a-forca-aerea-brasileira-na-segunda.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 6.1.21
Titulo da postagem: Expedicionários da Força Expedicionária fazendo tiro ao alvo na Itália - Segunda Guerra - Força Expedicionária Brasileira.


Link Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/expedicionarios-da-forca-expedicionaria.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 5.1.21
Titulo da postagem: 441 Imagens da F.E.B - Força Expedicionária Brasileira - Algumas inéditas


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/441-imagens-da-feb-forca-expedicionaria.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 5.1.21
Titulo da postagem: Brasileiros da Força Expedicionária. F.E.B


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/brasileiros-da-forca-expedicionaria-feb.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 30.12.20
Titulo da postagem: Força Expedicionária Brasileira - Expedicionários - Pracinhas - Soldados da F.E.B


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/forca-expedicionaria-brasileira.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 13.12.20
Titulo da postagem: Os mortos da FEB na Segunda Guerra Mundial


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/os-mortos-da-feb-na-segunda-guerra.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 8.12.20
Titulo da postagem: CONFIRA 10 EXPRESSÕES QUE OS PRACINHAS FALAVAM NA II GUERRA


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/confira-10-expressoes-que-os-pracinhas.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 8.12.20
Titulo da postagem: 14 de Abril - Dia da Tomada de Montese


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/14-de-abril-dia-da-tomada-de-montese.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 9.11.20
Titulo da postagem: Laminas com uniformes da Feb (Força Expedicionária Brasileiria) usados durante o período da segunda guerra mundial.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/11/laminas-com-uniformes-da-feb-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 24.10.20
Titulo da postagem: A Companhia de Fuzileiros na campanha da Itália


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/a-companhia-de-fuzileiros-na-campanha.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 23.10.20
Titulo da postagem: Herói da Fab. Senta Pua. Força Aérea Brasileira na segunda guerra. Ponte dell'Olio, Piacenza, Itália. P-47 Thunderbolt, pilotado pelo piloto Tenente Josino Maia de Assis.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/ponte-dellolio-piacenza-italia-p-47.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 23.10.20
Titulo da postagem: Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Linha Gótica


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/forca-expedicionaria-brasileira-feb-na.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 9.10.20
Titulo da postagem: Cronologia do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/cronologia-do-brasil-durante-segunda.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 3.10.20
Titulo da postagem: Força Expedicionária Brasileira (F.E.B) Eis aqui alguns expedicionários.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/forca-expedicionaria-brasileira-feb-eis.html
--------------------------------------------------------------------------------------

Para compartilhar as postagens escolhidas basta copiar os links