16.2.21

M8 Greyhound - 6x6, Carro Blindado Leve da Força Expedicionária Brasileira na Itália.




O M8 Light Armored Car (apelidado de "Greyhound" pelos britânicos) é um carro blindado leve 6x6 produzido amplamente pela Ford Motor Company durante a Segunda Guerra Mundial. Foi utilizado por diversos países, e continua até os dias atuais em operação com algumas forças armadas de países em desenvolvimento.

O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar tropas para combater no Teatro de Operações Europeu durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). E a Cavalaria do Exército Brasileiro se fez presente. Uma das viaturas utilizadas foi o "Greyhound".

O Greyhound foi utilizado pelas Forças Expedicionárias Brasileiras na campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial como blindado de reconhecimento, continuando em serviço no Brasil até a década de 1970.

Por meio do Lend-Lease, programa de venda, empréstimo e arrendamento de material bélico e outros suprimentos, os Estados Unidos apoiaram as nações aliadas – entre elas o Brasil – durante a guerra. Nesse contexto, o então 1° Esquadrão de Reconhecimento da FEB foi equipado com viaturas, entre elas 15 unidades do blindado M-8 Greyhound.

Com 7,8 toneladas e cinco metros de comprimento, o M-8 era equipado com um canhão de 37 mm e duas metralhadoras de calibre .30. A blindagem variava de 0,8 a 1,5 centímetros de espessura. O veículo transportava até quatro militares, tinha autonomia de 565 quilômetros e podia alcançar a velocidade de 90 km/h. O M-8 foi empregado em missões de reconhecimento na Itália.

A tripulação de quatro pessoas era composta por um comandante (que atuava como carregador), artilheiro, motorista e assistente de motorista (ou operador de rádio, que também poderia atuar como motorista). O motorista e o operador de rádio estavam sentados na seção dianteira do casco, enquanto o comandante e o artilheiro ficavam na torre, com o comandante à direita.



O veículo carregava 80 cartuchos de 37 mm. A munição de metralhadora consistia em 1.500 .30 "tiros e 400 .50" tiros. Além disso, carregava 16 granadas de mão , quatro potes de fumaça (M1 ou M2), seis minas terrestres ( tipos anti-tanque e HE ) e carabinas para a tripulação.

 A blindagem variava de 0,12 pol. (3 mm) no piso do casco a 0,75 pol. (19 mm) no casco dianteiro e na torre. O M8 era movido por um motor Hercules Modelo JXD de seis cilindros em linha de 320 in³ a gasolina, o que lhe conferia uma velocidade máxima de 56 mph (90 km / h) em estrada e 30 mph (48 km / h) fora de estrada. Com um tanque de 59 galões (220 litros) e um consumo médio de combustível de 7,5 mpg (3,2km/l), ele conseguia atingir um alcance médio de 400 mi (640 km).


Numa das mais fantásticas operações do Esquadrão com o blindado M-8, na Ofensiva da Primavera, os cavalarianos perseguiram o inimigo logo após a vitória em Montese (entre os dias 14 e 17 de abril de 1945), forçando a rendição de 14.779 alemães e italianos ao 6° Regimento de Infantaria em Fornovo di Taro, no dia 28 do mesmo mês.


No final da década de 1960, o M8 já mostrava clara obsolência, e a partir disso, a Engesa e a PqRMM/2 desenvolveram um protótipo de um carro blindado ligeiro 4x4, equipado com o mesmo canhão de 37 mm do M8. Este blindado foi designado como VBB I. O VBB I serviu como base para o desenvolvimento do EE-9 Cascavel. continuando em serviço no Brasil até a década de 1970.


Atualmente, próximo ao pátio de formatura do 1° Esqd C L, uma unidade do M-8, recentemente recuperado pelo Arsenal de Guerra de São Paulo. O veículo carrega, por baixo de sua blindagem, muita história. Nas datas comemorativas do Esquadrão, a  viatura desfila com a tropa, trazendo uma fascinante ligação entre o passado e o presente.



















































Fontes do texto:

http://panzerserra.blogspot.com/2015/07/m8-greyhound-6x6-ac-brazilian.html

http://www.2de.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias/331-m-8-greyhound-o-blindado-brasileiro-na-segunda-guerra-mundial

https://pt.wikipedia.org/wiki/M8_Greyhound


Imagens editadas por Edson Day


Fonte das Imagens: 

https://www.facebook.com/vdevitoriabr/

https://www.facebook.com/groups/804550179587776/