Por Tiago Ferreira da Silva |
Não se tem um registro preciso de sua construção, mas alguns especialistas indicam que Machu Picchu foi finalizada no século XV, antes da aparição dos primeiros europeus na América.
O monumento localiza-se no Peru, na Cordilheira dos Andes, e é considerada uma histórica cidade perdida, sendo totalmente erigida com pedras no topo de uma montanha a mais de 2400 metros de altitude, dando a ideia de proximidade com o divino.
Por ser uma sociedade antiga de forte inclinação religiosa, osincas construíram Machu Picchu em adoração ao deus sol, pontuando praças, cemitério e casas em lugares estratégicos para dar passagem à divindade adorada.
Toda a cidade histórica é feita de pedra, hoje em ruínas. Além das casas e praças, havia santuários para celebração religiosa, aquedutos e grandes terraços onde os incas desenvolviam a agricultura.
Quando Bingham descobriu a cidade perdida de Machu Picchu, conseguiu coletar mais de 500 vasos e 220 objetos de cobre, prata e cerâmicas para estudo. Analisando os materiais, constatou que a ocupação dos incas nesta cidade estava associada à proteção de um rei da sociedade, que era comparado a um ente próximo ao deus sol.
A cidade tem cerca de 530 metros de comprimento e 200 metros de largura, onde se contabiliza mais de 170 recintos. O local é dividido pela zona agrícola, que ficava ao leste e contava com uma complexa estrutura que permitia o desenvolvimento da agricultura; e a zona urbana, onde fica localizada a maioria dos templos e casas. As áreas são divididas por um muro de cerca de 400 metros de comprimento.
Atualmente, Machu Picchu preserva apenas 30% de sua estrutura original – o restante foi restaurado com encaixes de pedras menores mais espaçadas. É considerada patrimônio mundial pelaUNESCO e um dos principais destinos dos turistas que visitam a América Latina.
Em 2007, Machu Picchu foi eleito oficialmente como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Fontes:
http://www.suapesquisa.com/monumentos/machu_picchu.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Machu_Picchu